Buscar

DISCURSIVAS FINAIS DE ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Prévia do material em texto

DISCURSIVA FINAL 1:
QUESTÃO: 
Em um sistema empresa, todos os departamentos devem estar sincronizados, de forma que todas as atividades estejam em bom funcionamento e, assim, gerar os melhores resultados a partir do sistema de informações para os gestores. Desta forma, há a necessidade de que também os modelos de administração estejam bem definidos para que isso aconteça. Portanto, em um sistema empresa, disserte sobre a característica de uma das responsabilidades do subsistema de gestão, como ferramenta de apoio aos gestores. 
RESPOSTA ESPERADA: 
O subsistema de gestão atua em todas as áreas de controle interno, bem como as áreas de planejamento do negócio e as atividades para operacionalização, permitindo, dessa forma, analisar todas as etapas das atividades da empresa e contribuir na projeção dos resultados da empresa, ou seja, o subsistema de gestão é responsável pelo processo de tomada de decisões, possibilitando a elaboração de ferramenta de apoio à tomada de decisões para os gestores. 
DISCURSIVA FINAL 2:
QUESTÃO: 
Devemos acompanhar o fluxo do dinheiro dentro da instituição. É importante saber o quanto de recursos estão disponíveis para saber se serão suficientes para cumprir com nossas obrigações. Qual a importância de um bom planejamento de caixa? 
RESPOSTA ESPERADA: 
A importância de um bom planejamento de caixa reside na capacidade de antecipação de situações futuras, necessidades ou sobras de recursos. Deve buscar a obtenção de fundos suficientes para os pagamentos, porém nunca deve disponibilizar mais fundos que o necessário, pois estes fundos poderiam estar disponíveis para investimentos que sejam mais rentáveis, gerando valor para a empresa.
DISCURSIVA FINAL 3:
QUESTÃO:
As pessoas envolvidas na elaboração do processo orçamentário estão sujeitas a frustrações, geram expectativas e procuram realização profissional. Esses fatores influenciam diretamente na qualidade do orçamento. Assim, descreva o que deve ser considerado para alcançar o sucesso na execução do sistema orçamentário.
DISCURSIVA FINAL 4:
QUESTÃO:
Para os gestores de um negócio, é muito importante planejar seus atos para momentos futuros. E para isso, utilizam-se do orçamento. O processo orçamentário torna-se indispensável na administração de qualquer negócio. Nesse sentido, explique o que é orçamento.
RESPOSTA ESPERADA:
O orçamento é o planejamento para o futuro. É definir as metas e objetivos para um período futuro. É o detalhamento, planejamento e registro da previsão de todas as receitas e despesas para um determinado período, possibilitando análises de cenários futuros e comparação com os valores efetivamente realizados.
DISCURSIVA FINAL 5:
QUESTÃO:
Apenas elaborar um orçamento não é suficiente. Para que ele tenha um propósito, é necessário elaborar algumas etapas. O processo orçamentário é composto por três etapas, que são o Planejamento, Direção e Controle. O que vem a ser o Controle Orçamentário?
RESPOSTA ESPERADA:
O controle orçamentário é o acompanhamento das execuções já planejadas, comparando os valores orçados e realizados. O responsável pelo controle deve avaliar as diferenças de cada uma das metas e objetivos, explicá-las e sintetizar esses resultados para cada subárea, área e para a organização como um todo. A verificação das distorções e suas causas é uma informação de extrema importância para a tomada de decisão. A realização de um feedback é primordial.
DISCURSIVA FINAL 6:
QUESTÃO:
Identificar os profissionais envolvidos na elaboração dos orçamentos é importante, pois nesse processo ocorre o envolvimento de todas as áreas da empresa. Descreva como é composta a coordenação do processo orçamentário.
RESPOSTA ESPERADA:
A coordenação do processo orçamentário normalmente fica a cargo do controller ou do tesoureiro. Pode-se também criar a função de coordenador orçamentário. Ou pode-se criar uma comissão de orçamentos, composta pelo coordenador de orçamentos, o presidente da empresa e mais alguns executivos.
DISCURSIVA FINAL 7:
QUESTÃO:
Apesar de não existir uma data predeterminada, é normal que as empresas iniciem suas projeções orçamentárias no mês de setembro, por já possuir um histórico do ano corrente e por estar próximo do período seguinte. Qual o objetivo dessas projeções orçamentárias em uma empresa?
RESPOSTA ESPERADA:
O objetivo das projeções orçamentárias em uma empresa é obter a visualização dos comportamentos futuros dessa empresa com relação aos seus aspectos financeiros. Com elas, a empresa pode avaliar sua capacidade financeira para o período orçado.
DISCURSIVA FINAL 8:
QUESTÃO:
A definição do preço de venda é ponto primordial na elaboração do orçamento. É necessário definir os preços que serão aplicados nos produtos para poder estimar os resultados das operações. Contudo, a definição do preço de venda é bastante complexa e, para auxiliar nessa definição, algumas técnicas de precificação podem ser utilizadas. Dentre as técnicas existente para determinação do preço de venda, podemos citar o mark up. Explique o que é o mark up e por quais itens ele é composto.
RESPOSTA ESPERADA:
É um percentual aplicado sobre o custo de produção, para obtenção do preço de venda. É composto por tributos sobre vendas, todas as despesas incorridas, comissões e margem de lucro.
DISCURSIVA FINAL 9:
QUESTÃO:
A empresa fará a opção pelo tipo de orçamento que melhor se adequar ao seu ramo de atividade e aos objetivos pretendidos. Dentre os quatro tipos de orçamentos estão os orçamentos Flexível e Estático. Explique esses dois tipos de orçamento.
RESPOSTA ESPERADA:
Orçamento Flexível: como o próprio nome diz é flexível, a administração permite que sejam feitos determinados ajustes nas peças orçamentárias, de acordo com as necessidades da empresa ou então pelas próprias oscilações do mercado.
Orçamento Estático: como o próprio nome diz é parado, não ocorre mudança no decorrer de sua aplicação; a administração não permite que seja feita nenhuma alteração nas peças orçamentárias. É baseado a partir de um determinado volume de produção e vendas que a empresa deseja atingir.
DISCURSIVA FINAL 10:
QUESTÃO:
Análise do fluxo de caixa pelo método indireto está dividida em diversas partes como o Caixa Bruta de Caixa, Acréscimo de Fontes Operacionais, Acréscimo de Aplicações Operacionais e também o Caixa Gerado e Utilizado nas Operações. O que se entende quando o Caixa Gerado e Utilizado nas Operações apresenta resultado positivo ou negativo, e o quê fazer desses resultados apurados?
RESPOSTA ESPERADA:
No Caixa Gerado e Utilizado nas Operações, caso o valor esteja positivo, significa que a empresa conseguiu gerar caixa conforme as suas atividades de cobranças dos clientes, ou consequentemente a redução do pagamento dos fornecedores, salários dos funcionários, em decorrência da redução dos gastos que a empresa planejou. E esses saldos positivos podem ser aplicados no mercado financeiro ou na ampliação da própria empresa. Caso o saldo esteja negativo, significa que a empresa não foi suficientemente eficaz na área de cobrança dos seus clientes, ou o resultado das vendas ficou aquém do desejado, ou a empresa necessitou realizar muitos desembolsos com fornecedores ou salários (rescisões contratuais, novas contratações). Nesse caso, a empresa necessitará recompor o seu caixa com novos empréstimos ou aumento do capital social (medidas de curto prazo) e a longo prazo o gestor deverá planejar redução de custos ou investimentos.
DISCURSIVA FINAL 11:
QUESTÃO:
Em uma empresa, há diversas fontes de recursos e etapas da produção que influenciam no seu resultado econômico e financeiro. Há também outras influências que determinam aspectos favoráveis e desfavoráveis nesses resultados. Quanto a esses aspectos, disserte sobre a influência dos aspectos internos e externos nas atividades da empresa.
RESPOSTA ESPERADA:
O profissional contratado para o gerenciamento das informações para a empresa precisa estar atento, pois diversos fatores externos podem influenciaras atividades operacionais da empresa (como o governo, a logística, o câmbio etc.). Ao mesmo tempo que isso ocorre, a empresa também sofre influências internas, como o absenteísmo, o estoque, a falta de caixa, e o gestor deverá sempre estar atento para evitar que esses fatores prejudiquem o resultado da empresa.
DISCURSIVA FINAL 12:
QUESTÃO:
Para elaborar o orçamento de produção, devemos primeiramente definir nosso orçamento de vendas. A partir da quantidade estimada de vendas, podemos orçar a necessidade para nossa produção. Como podemos resumir o esquema do Orçamento de Produção?
RESPOSTA ESPERADA:
A empresa parte da previsão de vendas, adiciona a esse valor o estoque de produtos acabados pretendido para o final do período e subtrai o estoque inicial. Podemos resumir da seguinte forma: Vendas Previstas + Estoque de Produtos Acabados Pretendido para o Fim do Período - Estoque previsto para Início do Período = Projeção do Volume de Produção.
DISCURSIVA FINAL 13:
QUESTÃO:
As empresas que estão inseridas no mercado necessitam interagir com todas as esferas do mercado, desde as atividades internas até as atividades externas, como setor financeiro (bancos públicos e privados), as entidades governamentais, sindicatos, fornecedores etc. Assim, é possível dizer que a empresa é definida com a união de esforços financeiros, físicos e intelectuais, e que tem por finalidade criar e transacionar produtos e serviços no mercado interno e/ou externo, e isso resulta na formação e circulação do capital que pode gerar benefícios econômicos e utilidade social. Quanto a esses aspectos, disserte sobre como é definida a empresa.
RESPOSTA ESPERADA:
A empresa, sendo ela industrial, adquire materiais e insumos no mercado, tem por finalidade processá-los, e fornecer produtos ao mercado consumidor. Com esse tipo de atividade, a empresa gera riqueza para os investidores e agrega valor aos fornecedores também.
DISCURSIVA FINAL 14:
QUESTÃO:
Assim como há a necessidade em se realizar o orçamento das vendas, o orçamento da produção, o orçamento das despesas e o orçamento do caixa da empresa, também há a necessidade em se realizar o orçamento das despesas financeiras no caso das necessidades de captações de recursos, ou no caso em que se constata o valor do saldo bancário negativo (juros do cheque especial). Para se realizar a previsão da falta do saldo em conta bancária, basta projetar todas as entradas das cobranças e as saídas por pagamentos, e ao se identificar possível falta de caixa, projetar as necessidades para captação de recursos. Nesse sentido, disserte sobre o orçamento de despesas financeiras.
RESPOSTA ESPERADA:
O orçamento das despesas financeiras engloba os juros por cheque especial, os juros referentes aos títulos descontados, ou eventuais perdas cambiais por uma projeção na elevação da taxa de câmbio para fornecedores exteriores. As despesas financeiras também podem ser oriundas por necessidades de captação de recursos financeiros para projetos de expansão.

Continue navegando