Buscar

Ética orientação profissional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) O Sistema CFN/CRN tem como órgão central o Conselho Federal de Nutricionistas. O CFN é a unidade principal do Sistema que composto por dez Conselhos Regionais de Nutricionistas (CRN). Os Conselhos representam os diversos Estados e regiões brasileiras. Cada Regional tem autonomia, mas o Sistema tem como meta principal a unidade de ação, por entender e buscar sempre o melhor para suas categorias.
Os Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas foram criados por Lei Federal, devidamente regulamentada pelo Decreto Federal nº 8.4444/80, constituindo-se em Autarquia Federal, com autonomia administrativa e financeira. Os Conselhos têm por obrigação a prestação de contas junto ao tribunal de Contas da União – TCU.
A lei que criou os Conselhos Federais e Regionais de Nutricionista é a
a) 6.583, de 20/10/1978 – R: O Conselho Federal de Nutricionistas foi criado pela Lei nº. 6.583, de 20 de outubro de 1978, e regulamentado pelo Decreto nº. 84.444, de 30 de janeiro de 1980, a lei nº. 8.234, de 17 de setembro de 1991, substituiu a de número 5.276. 
b) 6.994, de 26/10/1982
c) 6.839, de 30/10/1980
d) 6.205, de 29/04/1974
e) 5.276, de 24/04/1967
2) A criação do Sistema CFN/CRN foi resultado da mobilização de profissionais, estudantes e entidades de nutrição, que passaram a contar com um órgão regulamentador próprio. Isso representou uma conquista dos nutricionistas que, até então, eram fiscalizados por “órgãos regionais de fiscalização da Medicina” (Lei nº 5.276, de 24 de abril de 1967). Com a Lei nº 6.583, de 20 de outubro de 1978, os nutricionistas passaram a ser acompanhados, inclusive nas questões éticas, por profissionais eleitos - um marco na história da profissão no Brasil -, revelando maturidade e engajamento da categoria. O Conselho Federal de Nutricionistas, que foi criado em 20 de outubro de 1978 e regulamentado em 30 de janeiro de 1980, com a finalidade de :
a) Normatizar o exercício e as atividades de profissão de nutricionista somente em seu estado de atuação.
b) Fiscalizar o exercício e as atividades da profissão de nutricionista somente em seu estado de atuação
c) Orientar os profissionais da área da saúde
d) Normatizar o exercício e as atividades de profissão de nutricionista em todo território nacional – R: É uma autarquia federal sem fins lucrativos, de interesse público, com poder delegado pela União para normatizar, orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício e as atividades da profissão de nutricionista em todo o território nacional, em defesa da sociedade.
e) Orientar, ajudar fiscalizar todos os funcionários de uma unidade de alimentação e nutrição
3) Aos Conselhos Regionais cabe cumprir e fazer cumprir as normas que regem a profissão e realizar as atividades de fiscalização e orientação ético-profissional em suas respectivas jurisdições. As jurisdições englobam todos os estados do território nacional (DF, GO, MT, TO,RS,,MS, SP,ES, RJ,BA, SE,AL, CE, FN, MA, PB, PE, PI, RN, AC, AM, AP, PA, RO, RR,PR,MG, SC). Atualmente temos quantos CRNs em atuação no território:
a) 4
b) 5
c) 8
d) 9 
e) 10 – R: Atualmente temos 10 CRNS em atuação no território nacional
4) A profissão de Nutricionista assumiu posição de destaque na área da saúde e se expandiu para os campos de interface da Alimentação e Nutrição com as demais ciências. No campo de atuação específica novos espaços se abriram e a participação conjunta em outras áreas é cada vez mais, surpreendentemente, diversificada. O novo Código de Ética, que ora se entrega aos Nutricionistas do Brasil, revisto e ampliado, traduz, por um lado o crescimento e a diversificação do campo profissional e, por outro, os anseios de uma categoria que, cada vez mais, busca se firmar com competência e lucidez. A Ética profissional hoje, se pressupõe, trilha os caminhos da Bioética, visto que, como ciência envolve o conhecimento biológico associado aos conhecimentos dos sistemas de valores humanos. Este pressuposto exige que a prática do exercício profissional seja conduzida sob a égide dos valores humanos vigentes na sociedade. Não se trata de uma receita, tampouco de um padrão de referência que obrigatoriamente deva ser seguido. Isto porque cada situação detém características próprias, inerentes ao fato em si mas, também, pelo contexto social em que está inserida e pelas pessoas envolvidas. Este Código de Ética que contou com a participação ativa dos Nutricionistas que atenderam ao chamado dos seus Conselhos Regionais de Nutricionistas, os quais ajuntaram ao processo de discussão a experiência de todos os campos da atuação, é um apoio para a tomada de decisões sábias, coerentes e humanamente justas. Mais do que adquiri-lo é necessário conhecê-lo. Um código de ética profissional tem como princípios fundamentar:
a) Direitos e deveres dos profissionais – R: Pois o novo Código de Ética aos Nutricionistas do Brasil, revisto e ampliado, traduz, por um lado o crescimento e a diversificação do campo profissional e, por outro, os anseios de uma categoria que, cada vez mais, busca se firmar com competência. A Ética profissional hoje, se pressupõe, trilha os caminhos da Bioética, visto que, como ciência envolve o conhecimento biológico associado aos conhecimentos dos sistemas de valores humanos. A prática do exercício profissional seja conduzida sob a égide dos valores humanos vigentes na sociedade. Não se trata de uma receita ou de um padrão de referência que obrigatoriamente deva ser seguido. Isto porque cada situação detém características próprias, inerentes ao fato em si mas, também, pelo contexto social em que está inserida e pelas pessoas envolvidas.
b) Normatizar e resolver decretos das profissões 
c) Normatizar ações e leis de uma profissão 
d) Impor rotinas de trabalho aos profissionais 
e) Garantir somente os direitos dos profissionais 
5) O homem vive em sociedade, convive com outros homens e, portanto, cabe-lhe pensar e responder a seguinte pergunta: "Como devo agir perante os outros"? Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada, mas difícil de ser respondida. Ora, esta é a questão central da Moral e da Ética. Enfim, a ética é julgamento do caráter moral de uma determinada pessoa.
a) A narrativa acima afirma que moral e ética são sinônimos – R: É o conjunto de princípios ou padrões de conduta. Ética pode também significar Filosofia da Moral, portanto, um pensamento reflexivo sobre os valores e as normas que regem as condutas humanas. Em outro sentido, ética pode referir-se a um conjunto de princípios e normas que um grupo estabelece para seu exercício profissional. A palavra “moral” ter, para muitos, adquirido sentido pejorativo, associado a “moralismo”, assim, muitos preferem associar à palavra ética os valores e regras que prezam, querendo assim marcar diferenças com os “moralistas”. 
b) A narrativa acima conceitua a ética
c) A narrativa acima conceitua somente a moral
d) Não precisamos agir sempre com ética e sim conforme julgamento de outras pessoas.
e) Devemos agir sempre, em nossa profissão, conforme a ética ditada em nossos serviços de alimentação.
6) O Conselho Regional de Nutricionistas – 3ª Região, cumprindo com o papel de orientar os profissionais no exercício de suas atribuições e, visando a prestação de serviço qualificada, em defesa da saúde da população, emite parecer sobre a utilização de alimentos para controle de peso. São alimentos para controle de peso “os especialmente formulados e elaborados de forma a apresentar composição definida, adequada a suprir parcialmente as necessidades nutricionais do indivíduo e que sejam destinados a propiciar redução, manutenção ou ganho de peso corporal”. Classificam-se em:
a) Alimentos para Redução ou Manutenção de Peso por Substituição Parcial das Refeições ou para Ganho de Peso por Acréscimo às Refeições (alimentos que se destinam à redução de peso podem substituir até duas refeições da dieta diária; quando destinados à manutenção do peso corporal, podem substituir uma refeição diária. Estes alimentos não devem se constituir em fonte exclusiva de dieta diária total);b) Alimentos para Redução de Peso por Substituição Total das Refeições (alimentos especialmente formulados e elaborados de forma a apresentarem composição definida, cujo consumo se destina a substituição total das refeições, com a finalidade de redução de peso corporal) (Anvisa Portaria nº 30/98).
Diante deste documento, o CRN 3 orienta o profissional nutricionista a:
a) Estimular a adoção de hábitos nutricionais saudáveis, priorizando o resgate da alimentação natural, variada, rica em nutrientes essenciais a promoção e manutenção do equilíbrio orgânico
b) No caso de indicação de alimentos para controle de peso, esta deverá ocorrer por curto espaço de tempo, devidamente monitorada, respeitando as condições socioeconômicas do cliente/paciente envolvido.
c) As questões acima são pertinentes ao parecer do CRN3 – R: O CRN-3 ORIENTA a) Estimular a adoção de hábitos nutricionais saudáveis, priorizando o resgate da alimentação natural, variada, rica em nutrientes essenciais à promoção e manutenção do equilíbrio orgânico. b) No caso de indicação de Alimentos para Controle de Peso, esta deverá ocorrer por curto espaço de tempo, devidamente monitorada, respeitando as condições socioeconômicas do cliente/paciente envolvido, desde que tal conduta faça parte de uma estratégia nutricional que inclua alguns critérios técnicos como avaliação nutricional individual durante todo o tratamento, avaliação da eficiência da intervenção proposta.
d) Prescrever uma dieta muito restrita, que atinja toda população para que a mesma perca peso mais rápido
e) Indicar prática de atividade física e uso de remédios inibidores de apetite
7) É direito do Nutricionista, exercer a profissão com ampla autonomia, não sendo obrigado a prestar serviços profissionais incompatíveis com suas atribuições, cargo ou função técnica. As áreas onde podemos atuar são:
a) Áreas clínicas e de saúde pública
b) Áreas de saúde coletiva e clínica 
c) Áreas de saúde pública, unidade de alimentação e nutrição e clínica – R: Na resolução CFN Nº 380, de 28/12/2005 que dispõe sobre a definição das áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições, estabelece parâmetros numéricos de referência, por área de atuação e dá outras providências.
d) Qualquer área relacionada a área da saúde
e) Somente na área de alimentação em unidades coletivas.
8) As Entidades desenvolvem um importante papel de conscientização e fiscalização da sociedade, porque através de suas ações é que se criam espaços de partilha, pontos de encontro, dinâmicas desportivas, recreativas e culturais, e principalmente promove-se a cidadania, defendendo o meio ambiente, valorizando o profissional, zelando pela ética e a defesa dos profissionais.
São entidades de classe relativas a Profissão do Nutricionista
a) Associação Brasileira de nutrição
b) Sindicatos dos nutricionistas
c) Associação Paulista de Alimentação e nutrição 
d) As alternativas A, B, C estão corretas – R: Pois elas têm papel importante de fiscalização e conscientização da sociedade, prestação de serviços voltada ao profissional nutricionistas, informação, orientação, promovendo cidadania, valorizando o profissional, zelando pela ética.
e) OMS
9) O editorial da revista brasileira de nutrição clínica, volume 19/2004, trata da ética em pesquisa clínica, citando o código de Nuremberg como uma das iniciativas do pós guerra que estabelece regras para desenvolvimento de pesquisa envolvendo seres humanos. Sendo que faz parte deste código:
a) O consentimento voluntário é essencial a pesquisa
b) O participante do experimento deve realizar o estudo até o fim, não podendo suspende-lo
c) Deve ser evitado qualquer tipo de dano físico, material ou moral aos voluntários de um estudo
d) Somente a A e C são corretas – R: Precisa ser adequada aos princípios científicos e obedecer metodologia pertinente, possibilitar a produção de respostas aos problemas estudados, contar com recursos adequados e comprovar a adequação da competência do pesquisador para a realização do projeto, assegurar a confidencialidade e a privacidade, a proteção da imagem, garantir que não haja utilização de informações que possam implicar em prejuízos, de qualquer natureza, para as pessoas e/ou comunidades.
e) Os sujeitos da pesquisa devem participar da mesma, mesmo que esta seja invasiva e dolorosa.
10) Com o intuito de prestar maiores esclarecimentos aos profissionais nutricionistas, o CRN-1 informa que o nutricionista que utiliza sites de ofertas e compras coletivas para vender serviços utilizando valor dos honorários infringe o Código de Ética do Nutricionista (Resolução CFN nº 334/2004, art. 18, incisos II, IV e VI)
Essa prática constitui infração ético-disciplinar, ensejando penalidades.
Para denunciar esse tipo de infração poderá ser enviado e-mail , bem como entrar em contato com o CRN-1 pelo telefone (61) 3328-3078 (falar com a coordenadora técnica ou com as fiscais).
Resolução CFN nº 334/2004 – Código De Ética Profissional
Das penalidades que podem sofrer um profissional nutricionista no exercício de sua profissão temos:
a) Advertência e repreensão 
b) multa e suspensão 
c) cancelamento da inscrição 
d) proibição do exercício da profissão 
e) todas as alternativas anteriores estão corretas – R: Essa prática constitui infração ético-disciplinar, ensejando penalidades que vão desde advertência, repreensão, multa, suspensão do exercício profissional e até mesmo cancelamento da inscrição e proibição do exercício profissional.

Continue navegando