Buscar

EXERCICIO DE DIREITO CIVIL VI AULA 1

Prévia do material em texto

Carlos elabora testamento em que nomeia José legatário de duzentos mil reais porque, ao tempo em que seu pai esteve internado, foi o enfermeiro que melhor se dedicou à cura e ao bem-estar do ente amado. Contudo, à época do cumprimento do testamento, descobre-se não haver enfermeiro com tal nome trabalhando no hospital no período mencionado. Assim, marque a alternativa correta:
		
	 
	Apesar do vício de consentimento, é possível cumprir a vontade do testador se identificada a pessoa a quem se refere o testamento.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O foro competente para abertura do Inventário é:
	
	 
	do domicílio do cônjuge sobrevivente
	 
	do último domicílio do "de cujus"
	
Explicação: O Art. 1785 estabelece que a sucessão abre-se no lugar do último domicílio do falecido.
	
	
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Até a partilha, o direito dos coerdeiros, quanto à propriedade e posse da herança, rege-se pelas normas relativas à (ao):
		
	 
	condomínio.
	
	
	
Explicação: Art. 1.791 CC A herança defere-se como um todo unitário, ainda que vários sejam os herdeiros.
Parágrafo único. Até a partilha, o direito dos co-herdeiros, quanto à propriedade e posse da herança, será indivisível, e regular-se-á pelas normas relativas ao condomínio.
	
	
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Acerca do princípio da saisine é correto afirmar que:
		
	 
	Refere-se a uma ficção jurídica pela qual se defere, de imediato, a transmissão da posse e propriedade dos bens da herança aos herdeiros do falecido
	
Explicação: Refere-se a uma ficção jurídica pela qual se defere, de imediato, a transmissão da posse e propriedade dos bens da herança aos herdeiros do falecido.
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	(OAB/SP) A sucessão da pessoa natural ocorre com
		
	
	a abertura do inventário.
	 
	a morte do sucedido.
	
	o testamento.
	
	a finalização do inventário.
	
Explicação: Art. 1.784 CC Aberta a sucessão, a herança transmite-se, desde logo, aos herdeiros legítimos e testamentários.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Quanto às espécies de sucessão, está CORRETA a seguinte afirmação:
		
	 
	A sucessão universal ocorre quando o herdeiro é chamado a suceder na totalidade do acervo hereditário.
	
Explicação: Definição do tipo de sucessor.
	
	
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A regra do droit saisine:
		
	 
	É aplicável apenas aos herdeiros legítimos e dispõe que os herdeiros ficarão investidos na posse dos bens que compõe o espólio no momento imediato da morte do sucedido;
	 
	Dispõe que aberta a sucessão, com a morte do sucedido, a herança transmite-se, desde logo, aos herdeiros legítimos e testamentários;
	
Explicação: Art. 1.784 CC Aberta a sucessão, a herança transmite-se, desde logo, aos herdeiros legítimos e testamentários.
	
	
	2a Questão
	
	
	
	Identifique a(as) afirmativa(as) que são verdadeiras e depois assinale a opção correta:
I. A herança defere-se como um todo unitário, ainda que vários sejam os herdeiros e regula-se pelas normas atinentes ao condomínio;
II. No Direito brasileiro a liberdade de testar é limitada quando existirem herdeiros necessários;
III. Sucessão testamentária é aquela que decorre de disposição de última vontade, expressa em testamento ou codicilo;
IV. Os pactos sucessórios são vedados no Direito Brasileiro, portanto não se admite a sucessão contratual, porque não é permitido o negócio jurídico realizado sobre herança de pessoa viva;
V. A sucessão a título singular ocorre quando o testador deixa ao beneficiário bens certos e determinados, chamados de legado.
		
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras
	
	
Explicação: A herança defere-se como um todo unitário, ainda que vários sejam os herdeiros e regula-se pelas normas atinentes ao condomínio; No Direito brasileiro a liberdade de testar é limitada quando existirem herdeiros necessários; Sucessão testamentária é aquela que decorre de disposição de última vontade, expressa em testamento ou codicilo; Os pactos sucessórios são vedados no Direito Brasileiro, portanto não se admite a sucessão contratual, porque não é permitido o negócio jurídico realizado sobre herança de pessoa viva; A sucessão a título singular ocorre quando o testador deixa ao beneficiário bens certos e determinados, chamados de legado.
Todas as afirmativas encontram-se corretas, encontrando fundamento nos primeiros artigos da parte de direito sucessório do código civil, com exceção da afirmativa sobre pacto sucessório, que é matéria tanto de direito civil III quanto direito civil VI.
	
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Em direito das sucessões, constitui a legítima:
		
	 
	Na metade dos bens da herança pertencente aos herdeiros necessários.
	
Explicação: Legítima é a quota indisponível na herança caso haja herdeiros necessários, equivale a 50% do patrimônio do testador, garantido em prol de determinados sucessores legítimos. Assim sendo, toda herança onde haja herdeiros necessários haverá uma quota indisponível, ou seja, a legítima, parte da herança gravada com cláusula de indisponibilidade.
	
	
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	(TJ/MT) Assinale a alternativa CORRETA.
		
	 
	Todas as alternativas anteriores estão incorretas.
	 6a Questão
	
	
	
	Quanto aos seus efeitos a sucessão pode ser:
		
	 
	Singular ou universal
	
Explicação: A sucessão hereditária pode ocorrer a título universal e a título singular. A sucessão a título universal ocorre quando todos os bens são transferidos em sua totalidade aos herdeiros. A sucessão a título singular ocorre quando é transmitido um único bem, como um automóvel por exemplo.
		 5a Questão
	
	
	
	Bino, militar em praça sitiada, resolve fazer testamento em máquina de escrever, diante de duas testemunhas. Ao final, entrega o testamento ao auditor do agrupamento, que o recebe na presença de duas testemunhas. Todos assinam o documento. Assim, marque a alternativa correta.
	
	 
	O direito brasileiro não prevê este tipo de testamento.
	 
	O testamento caducará no prazo de 90 dias em que o testador possa fazer outro, porém ordinário.
	
	
 4a Questão
	Quanto a fonte a sucessão pode ser:
	 
	Legítima ou testamentária
	
Explicação: Art. 1786, CC A sucessão dá-se por lei ou por disposição de última vontade.

Continue navegando