Buscar

Norma Regulamentadora NR 23 - Proteção contra Incêndios

Prévia do material em texto

NORMA REGULAMENTADORA – NR 23
Estabelece as medidas de proteção contra incêndios, que devem dispor os locais de trabalho, visando à prevenção da saúde e da integridade física dos trabalhadores. A fundamentação legal, ordináira e específica, que dá embasamento jurídico à existência desta NR, é o artigo 200 inciso IV da CLT.
Classe “D” – Metais Pirofóricos
Estes metais não são encontrados em noss fábrica. São encontrados em indústrias automobilísticas por exemplo. Raspa de zinco, Limalhas de magnésio, etc.
O ÊXITO NO EMPREGO DOS EXTINTORES DOS SEGUINTES FATORES:
→ De uma distribuição apropriada dos aparelhos pelas áreas a proteger;
→ De manutenção adequada e eficiente;
→ O pessoal que é previso para manejar os aparelhos deverá receber treinamento a fim de serem familiarizados com as técnicas de extinção.
A aplicação dos extintores em princípios de incêndio não deve justificar qualquer demora no acionamento dos dispositivos de alarme geral e na mobilização de maiores recursos, mesmo quando parecer que o fogo pode ser dominado rapidamente.
É importante que os aparelhos estejam localizados em pontoe perfeitamente visíveis e de fácil acesso, devendo ser mantido sempre prontos para utilização.
OS EXTINTORES DEVERÃO SER COLOCADOS DE MODO QUE:
→ Facilita a sua visualização;
→ Seja de fácil acesso;
→ onde haja menos probalidade do fogo bloquear o seu acesso;
→ Os locais destinados aos extitores devem ser assinalados por círculos ou por uma seta de cor vermelha com bordas amarelas;
→ Deverá ser pintada uma grande área do piso abaixo do extintor, a qual não poderá ser obstruída por forma nenhuma. Essa área deverá ser no mínimo de 01m X 01m (um metro);
→ Os extintores não deverão ser localizados nas paredes das escadas;
→ Os extintores sobre rodas deverão ter garantido sempre o livre acesso a qualquer ponto da indústria;
→ Os extintores não deverão ser encobertos por pilhas de materiais.
Os extintores devem conter uma carga mínima de agente extintor em seu interior, chamado de unidade extintora e que é especificada em norma. 
ÁGUA
O agente mais antigo e eficiente na extinção de incêndio comuns, isto e´, em materiais sólidos que deixam resíduos com calor concentrado (brasa). Age por resfriamento, abafamento e de acordo com pressaõ com que é lançado, produz choque, deslocando as chamas. É utilizado no combate a incêndios em forma de jatos sólidos, neblinados e em forma de vapores.
ESPUMA QUÍMCA
A espuma é proveniente de uma reação química, entre uma solução de sulfato de alumínio e uma outra solução de Bicarbonato de Sódio, na presença de um agente estabilizador, normalmente o Alcaçuz. O gás carbônico que se desprende nesta reação gera pressão no interior do cilindro, atuando como propelente de carga líquida.
GÁS CARBÔNICO
O agente extintor é o Dióxido de Carbono” – CO2. É um gás mais pesado que o ar, à temperatura e pressão normal é um gás inerte, sem cheiro, sem cor e deviso à sua capacidade condutora, o CO2 é muito usado em incêndio de Classe “C”. Quando contido no aparelho devido a compressão em rstado líquido, sua pressão é de 50 a 60 kg/cm².
PÓ QUÍMICO SECO
Os extintores com pó químico utilizam os agentes extintores bicarbonato de sódio (o mais comum) ou bicarbonato de potássio, ambos tratados com estearato a fim de tomá-los antihigroscópicos e de fácil saída dos aparelhos.
EXTINTORES DE INCÊNDIO
Classe A – sim
Classe B – não
Classe C – não
Classe D – não 
EXTINTOR DE ESPUMA QUÍMICA
Nesse tipo de aparelho exntintor o cilindro contém uma solução de água com bicarbonato de sódio mais o agente estabilizador, geralmente o alcaçuz. A solução de sulfato de alumínio é colocada em um outro recipiente que vai internamente no cilindro, separando a solução de bicarbonato de sódio. Indicado para princípios de incêndio de classe “A” e “B”.

Continue navegando

Outros materiais