Buscar

AVALIANDO DE SAUDE DA FAMILIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201604144646)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A partir da década de 20 surge a Previdência Social no Brasil e cria-se a primeira Caixa de Aposentadoria e Pensão (CAP) dos ferroviários, a qual se seguiu outras CAPs. Com relação à Previdência Social, assinale a alternativa correta.
	
	
	No ano de 1940 com a Lei Café Filho, surge a Previdência Social.
	
	No ano de 1932 com a Lei Getúlio Vargas, surge a Previdência Social;
	
	No ano de 1920 com a Lei 8.080, surge a Previdência Social;
	 
	No ano de 1923 com a Lei Eloy Chaves, surge a Previdência Social;
	
	No ano de 1920 com a Lei 8.142, surge a Previdência Social;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604144824)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre o histórico da causa de doenças, foram criadas algumas teorias de acordo com a época que explicasse melhor o aparecimento de doenças. Dentre as 4 fases descritas, assinale a afirmativa incorreta.
	
	
	Na fase dos miasmas a origem das doenças situava-se na má qualidade do ar, proveniente das emanações oriundas da decomposição de animais e plantas.
	
	Na fase da magia, os fatores etiológicos eram atribuídos à ação de deuses, demônios ou de forças do mal.
	
	Até os dias de hoje a fase de causalidade múltipla explica a etiologia das doenças.
	
	Na fase da causalidade múltipla, houve a incorporação do social ou do psicossocial para explicar o aparecimento e manutenção das doenças na coletividade, em interação com os fatores físicos e biológicos.
	 
	A fase microbiológica, dos germes ou do contágio, enfatizou a ação de agentes microbiológicos como fator multicausal para explicar a ocorrência da doença.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604144626)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Carta de Ottawa (1986) foi um documento que se tornou-se referência para as demais Conferências Internacionais de Promoção da Saúde realizadas pela OMS. Ali, a promoção da saúde se define como:
	
	
	diferentes graus nas condições de saúde, que podem variar, dependendo de uma grande quantidade de fatores que a determinam em dado momento.
	 
	um processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo.
	
	mecanismo funcional isolado, patológico com relação na totalidade indivisível de um comportamento individual.
	
	estudo dos mecanismos da doença, cuja origem deve ser buscada na experiência que os homens têm de suas relações de conjunto com o meio.
	
	a busca das causas biológicas que estariam na origem dos processos patológicos.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604144650)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A frase a seguir: ¿Conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.¿ É definição de:
	
	 
	Vigilância sanitária;
	
	Vigilância medicamentosa.
	
	Vigilância ambiental;
	
	Vigilância assistencial;
	 
	Vigilância epidemiológica;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201604145009)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Na História Natural da Doença é possível estabelecer os níveis de prevenção (primária, secundária e terciária). Nessa perspectiva, fazem parte da prevenção secundária apenas:
	
	
	Diagnóstico precoce, tratamento imediato e reabilitação.
	 
	Proteção específica e diagnóstico precoce.
	
	Promoção à saúde e limitação da incapacidade.
	 
	Diagnóstico precoce, tratamento imediato e limitação da incapacidade.
	
	Proteção específica, diagnóstico precoce e tratamento imediato.
	
	1a Questão (Ref.:201604145079)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O capítulo da saúde da constituição afirma que a assistência à saúde de vê abranger as ações curativas e, prioritariamente, as preventivas. Qual das diretrizes do SUS configura esta afirmação?
	
	
	Hierarquização das ações de saúde
	 
	Igualdade da assistência
	
	Regionalização da assistência
	
	Universalidade de acesso aos serviços
	 
	Integralidade da assistência
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604145124)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considerando a Lei nº 8142/1990, analise os itens abaixo e a seguir assinale a alternativa correta: I. A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada 2 (dois) anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde. II. O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo. III. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) terão representação no Conselho Nacional de Saúde. A representação dos usuários nestes conselhos será definida pelos próprios conselhos. IV. A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos. V. As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, provados pelas respectivas secretarias municipais, estaduais ou Ministério da Saúde.
	
	
	Apenas I, II, IV e V estão corretas.
	 
	Apenas II e IV estão corretas
	
	Apenas II, IV e V estão corretas.
	
	Todas as alternativas estão incorretas.
	
	I, II, III, IV e V estão corretas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604145108)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A Lei Nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências, exceto:
	
	 
	Um dos objetivos do Sistema Único de Saúde SUS é a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
	 
	A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
	 
	Está incluída, ainda, no campo de atuação do Sistema Único de Saúde, o princípio organizativo da equidade, que significa ¿tratar desigual os desiguais¿.
	 
	A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.
	 
	Referência e Pré-referência são estratégias de encaminhamento do paciente do PSF, para um centro especializado, a fim de confirmar ou não a hipótese de diagnóstico de uma doença.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604145109)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A reforma sanitária foi o principal movimento na construção do SUS vigente no Brasil. O marco referencial definitivo na institucionalização das propostas desse movimento foi:
	
	
	A política das ações integradas de saúde.
	
	A Criação da Lei Orgânica da Saúde.
	
	Criação dos Conselhos de Saúde.
	 
	A VIII Conferência Nacional de Saúde.
	
	A IX Conferência Nacional de Saúde.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201604145038)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(ENADE-2007) De acordo com a Declaração de Alma-Ata, promulgada em 1978, no encerramento da Conferência de Alma-Ata (OMS), as ações primárias de saúde pressupõema participação da população em seu planejamento, organização, execução e controle. Uma das Diretrizes do Sistema Único de Saúde em concordância com este princípio da Declaração de Alma-Ata é a participação da comunidade, ou seja, o exercício do controle social sobre as atividades e os serviços públicos de saúde. Com base no texto acima, nas Diretrizes do SUS e no funcionamento do Sistema de Saúde brasileiro, pode-se afirmar que:
	
	 
	A participação da comunidade no Sistema de Saúde ocorre de fato, e é feita através das estratégias do Programa Saúde da Família.
	
	Embora seja uma diretriz constitucional, a participação da comunidade no Sistema de Saúde ainda não foi implantada no Brasil, devido às dificuldades de financiamento.
	 
	A participação da comunidade ocorre de fato, e é feita por meio das Conferências e Conselhos de Saúde, nos níveis nacional, estaduais, municipais e distritais.
	
	A participação da comunidade no Sistema de Saúde ocorre de fato, e suas atividades de organização, execução e controle são direcionadas apenas para as ações de promoção da saúde.
	
	Embora seja uma diretriz constitucional, a participação da comunidade no Sistema de Saúde ainda não foi implantada no Brasil devido à dificuldade de acesso à saúde.

Outros materiais