Buscar

Prova Final_Direito Constitucional_Prime Cursos e Cursos Online SP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DIREITO CONSTITUCIONAL - PROVA FINAL
PRIME CURSOS e CURSOS ONLINE SP
Ambos os cursos caem as questões abaixo, somente muda a ordem e quantidade. No Prime são 20 questões e no Online SP são 10 questões.
1) “É o estudo teórico das normas jurídico-constitucionais positivas (não necessariamente vigentes) de vários Estados, preocupando-se em destacar as singularidades e os contrastes entre eles ou entre grupo deles.” Do que está sendo falado?
*Direito Constitucional Positivo ou Particular;
2) Com relação à classificação das constituições, qual das alternativas se refere às outorgadas?
*São as elaboradas e estabelecidas sem a participação do povo, aquelas que o governante por si ou por interposta pessoa ou instituição, outorga, impõe, concede ao povo. (Cfs 1824,1937, 1967 e 1969);
3) “É o processo formal de mudanças das constituições rígidas, por meio de atuação de certos órgãos, mediante determinadas formalidades, estabelecidas nas próprias constituições para o exercício do poder reformador; é a modificação de certos pontos, cuja estabilidade o legislador constituinte não considerou tão grande como outros mais valiosos, se bem que submetida a obstáculos e formalidades mais difíceis que os exigidos para a alteração das leis ordinárias; é o único sistema de mudança formal da Constituição.” Do que está sendo falado?
*Emenda;
4) Com relação aos princípios constitucionais, assinale a alternativa INCORRETA:
*As normas são ordenações que se irradiam e imantam os sistemas de princípios; são como núcleos de condenações nos quais confluem valores e bens constitucionais;
5) Com relação aos princípios constitucionais do Estado Brasileiro, assinale a alternativa INCORRETA:
*Território é uma ordenação que tem por fim específico e essencial a regulamentação global das relações sociais entre os membros de uma dada população sobre um dado território; constitui-se de um poder soberano de um povo situado num território com certas finalidades; a constituição organiza esses elementos.
6) No que diz respeito às distinções das funções do poder, qual das alternativas abaixo descreve corretamente a função executiva?
*Resolve os problemas concretos e individualizados, de acordo com as leis;
7) “Pressupõe um conjunto de instituições que disciplinam a participação popular no processo político, que vem a formar os direitos políticos que qualificam a cidadania, tais como as eleições, o sistema eleitoral, etc., como constam nos arts. 14a 17 da CF; a participação popular é indireta, periódica e formal, por via das instituições eleitorais que visam a disciplinar as técnicas de escolhas do representantes do povo.” Do que está sendo falado?
*Democracia representativa;
8) Com relação ao direito de igualdade, assinale a alternativa INCORRETA:
*Isonomia formal são as regras que proíbem distinções fundadas em certos fatores;
9) “É a possibilidade jurídica que se reconhece a todas as pessoas de serem senhoras de sua própria vontade e de locomoverem-se desembaraçadamente dentro do território nacional.” Do que está sendo falado?
*Liberdade da pessoa física.
10) “Consiste no poder que a Constituição conferiu aos sindicatos de ingressar em juízo na defesa de direitos e interesses coletivos e individuais da categoria.” Do que está sendo falado?
*Direito de substituição processual;
11) No que diz respeito ao direito de nacionalidade, qual das alternativas está INCORRETA?
Os fundamentos sobre a aquisição da nacionalidade é matéria constitucional, mesmo naqueles casos em que ela é considerada em textos de lei ordinária;
Heimatlos é quem tem mais de uma nacionalidade, o que acontece quando sua situação de nascimento se vincula aos 2 critérios de determinação de nacionalidade primária;
Nacionalidade primária e nacionalidade secundária: a primária resulta de fato natural – o nascimento -; a secundária é a que se adquire por fato voluntário, depois do nascimento.
OBS: a questão 11 acredito que não tenha incorreta.
12) No que diz respeito à perda da nacionalidade brasileira, qual alternativa está INCORRETA?
*Perde a nacionalidade o brasileiro que tiver cancelada sua naturalização, por sentença judicial, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional;
13) Com relação ao direito de sufrágio, assinale a alternativa INCORRETA:
*Diz-se ativo (direito de ser votado) e passivo (direito de votar); aquele caracteriza o eleitor, o outro, o elegível; o primeiro é pressuposto do segundo, pois, ninguém tem o direito de ser votado, se não for titular do direito de votar.
14) “Por esse sistema, a representação, em dado território, cabe ao candidato ou candidatos que obtiverem a maioria dos votos; primeiramente ele se conjuga com o sistema de eleições distritais, nos quais o eleitor há de escolher entre candidatos individuais em cada partido, isto é, haverá apenas um candidato por partido; em segundo lugar pode ser simples, com maioria simples, como pode ser por maioria absoluta.” Do que Sistema majoritário está sendo falado?
*Sistema majoritário
15) Com relação a inelegibilidade, assinale a alternativa INCORRETA:
*As inelegibilidades relativas implicam em impedimento eleitoral para qualquer cargo
eletivo; as absolutas constituem restrições à elegibilidade para determinados mandatos
em razão de situações especiais em que, no momento da eleição se encontre o cidadão;
podem ser por motivos funcionais, de parentesco ou de domicílio;
16) Qual das alternativas se refere ao “ato jurídico perfeito”?
*Nos termos do art. 153, § 3º (art. 5º, XXXVI) é aquele que sob regime da lei antiga se tornou apto para produzir os seus efeitos pela verificação de todos os requisitos a isso indispensável; é perfeito ainda que possa estar sujeito a termo ou condição; é aquela situação consumada ou direito consumado, direito definitivamente exercido;
17) “Remédio que tem por objeto proteger a esfera íntima dos indivíduos contra usos abusivos de registros de dados pessoais coletados por meios fraudulentos, desleais e ilícitos, introdução nesses registros de dados sensíveis (srcem racial, opinião política. etc) e conservação de dados falsos ou com fins diversos dos autorizados em lei.” Do que está sendo falado?
*Habeas data.
18) Qual das alternativas descreve corretamente a “ação popular”?
*Consta no art. 5º, LXXIII, trata-se de um remédio constitucional pelo qual qualquer cidadão foca investido de legitimidade para o exercício de um poder de natureza essencialmente política, e constitui manifestação direta da soberania popular consubstanciada no art.1º, da CF; podemos a definir como instituto processual civil, outorgado a qualquer cidadão como garantia político- constitucional, para a defesa do interesse da coletividade, mediante a provocação do controle jurisdicional corretivo de atos lesivos do patrimônio público, da moralidade administrativa, do meio ambiente e do patrimônio histórico e cultural;
19) “Sindicalização e .............. são os dois instrumentos mais eficazes para a efetividade dos direitos sociais dos trabalhadores, visto que possibilitam a instituição de sindicatos autônomos e livres e reconhece constitucionalmente o direito de greve (arts. 8º e 9º).”
*Direito de greve;
20) “A intervenção neles é da competência dos Estados, o que mostra serem vinculados a estes, tanto que sua criação, incorporação, fusão e desmembramento, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por lei complementar federal (EC-15/96), e dependerão de plebiscito.” Do que está sendo falado?
*Municípios.
OBS: Pontuei 9.00 pontos no Prime. Não sei onde está o erro pois o site não disponibiliza a correção. Fica a dica!