Buscar

TESTE DE CONHECIMENTO

Prévia do material em texto

TESTE DE CONHECIMENTO AULA 1
1 - Mais de 100 Países renovaram seus compromissos com o desenvolvimento sustentável na Conferência Rio+20 , prometendo promover um futuro econômico, social e ambientalmente sustentável para o nosso planeta e para as gerações do presente e do futuro (ONU, 2012).
Diante das propostas acordadas na Rio +20, ainda existem alguns desafios. Especificamente no que se refere à indústria da construção civil, assinale a opção que não se relaciona aos desafios mencionados:
a)dois terços dos serviços que a natureza oferece para a humanidade estão em declínio, assim como a maioria dos habitats, e o ritmo de espécies em extinção parece estar 
b)acelerando.fortalecimento de tecnologias sustentáveis, por meio de pesquisas internacionais.
c) 20% da população mundial ainda carece de acesso a eletricidade e 2,7 bilhões de pessoas ainda dependem de biomassa para cozinhar.
d) a criação de uma certificação específica para redução de impactos ambientais em canteiro de obras.
e) as emissões globais anuais de dióxido de carbono de combustíveis cresceram 38% entre 1990 e 2009, com aumento maior após o ano 2000
2 – O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) se estabeleceu em 1978, como resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos (Habitat I), que aconteceu em Vancouver, Canadá, em 1976. Assinale a opção correta a respeito do desenvolvimento de projetos urbanos de assentamentos humanos sustentáveis, de acordo com a Agenda Habitat II, em 1996.
De acordo com o referido documento, deve-se garantir e viabilizar a participação feminina nas discussões sobre políticas urbanas voltadas ao planejamento e ao desenvolvimento de assentamentos humanos sustentáveis.
Em cidades consolidadas, a preservação de patrimônios históricos, sobretudo aqueles sob a proteção da convenção da UNESCO, impede o desenvolvimento de assentamentos humanos sustentáveis.
A diversificação espacial, por meio do uso misto de atividades, como serviços e moradias, compromete a gestão de assentamentos humanos sustentáveis em razão da multiplicidade de demandas relacionadas à infraestrutura urbana.
Os assentamentos humanos equitativos comprometem as classes sociais de baixa renda, devido ao fato de não oferecer igualdade de oportunidades para o desenvolvimento social dos membros dessa camada da sociedade.
A atuação conjunta de países e atores de organizações públicas, privadas, voluntárias e comunitárias compromete o gerenciamento e o desenvolvimento dos assentamentos humanos sustentáveis, devido à interferência de diferentes agentes nos processos decisórios.
3 - Ao longo da história alguns eventos internacionais discutiram os impactos ambientais em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Os eventos resultaram em algumas ações, exceto:
a Lei federal brasileira nº 6.938, de 31 de agosto, que estabeleceu a Política Nacional do Meio Ambiente.
A Agenda 21, que estabeleceu um planejamento, para ser adotado por governos, para a formação de sociedades sustentáveis através de métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
a redução das emissões globais anuais de dióxido de carbono de combustíveis nos países em países em desenvolvimento.
o relatório Nosso futuro comum (relatório Brundtland) que aborda a relação entre o conceito de desenvolvimento sustentável, os padrões de produção e consumo vigentes.
o Relatório The limits of growth (os limites do crescimento) que tratou de problemas para o futuro desenvolvimento da humanidade.
4 – A Agenda 21 "for Sustainable Construction in Developing Countries" apontou os objetivos abaixo, exceto:
Orientar investimentos internacionais em países em desenvolvimento;
Diminuir os impactos que os países em desenvolvimento exercem sobre os países desenvolvidos;
Estabelecer diretrizes para proporcionar infraestrutura base para alcançar o desenvolvimento sustentável.
Estimular a discussão sobre construção sustentável nos países em desenvolvimento;
Identificar os desafios-chave em países em desenvolvimento;
5 – A Agenda 21 Brasileira é um processo e instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável e que tem como eixo central a sustentabilidade, compatibilizando a conservação ambiental, a justiça social e o crescimento econômico. Em síntese a Agenda 21 Brasileira é
compõe-se de dois documentos: Agenda 21 Brasileira - Ações Prioritárias, na qual são estabelecidos parâmetros para o sistema urbano no Brasil; e Agenda 21 Brasileira - Resultado da Consulta Internacional, na qual é discutido o papel do Brasil no mundo.
compõe-se de dois documentos elaborados exclusivamente por instituições de pesquisa sobre o sistema urbano brasileiro e suas perspectivas de crescimento.
compõe-se de dois documentos: Agenda 21 Brasileira - Ações Prioritárias, na qual são sugeridos parâmetros para a construção da sustentabilidade brasileira; e Agenda 21 Brasileira - Resultado da Consulta Nacional, que consiste no produto das discussões realizadas em todo território nacional.
compõe-se de três documentos em que são estabelecidas metas de curto, médio e longo prazo para a ampliação do papel do Brasil na divulgação de ações e práticas de sustentabilidade.
compõe-se de um único documento universal.
TESTE DE CONHECIMENTO AULA 2
O projeto de um edifício inteligente pode ser considerado como:
um projeto com redução de consumo de energia e, consequentemente, sustentável
um projeto que envolve energia solar, energia eólica e redução do consumo de recursos naturais.
um projeto de arquitetura sustentável. 
um projeto que utiliza sistemas de automação predial e que nem sempre pode ser considerado como sustentável.
um projeto que utiliza tecnologia para se tornar sustentável.
2 – O professor Oscar Corbella no seu livro Em busca para uma arquitetura sustentável para os trópicos faz a seguinte assertiva: Olhando o panorama atual do Brasil, poucos edifícios contemporâneos no Rio de Janeiro são capazes de prover conforto térmico e visual para seus usuários, sem uma forte dependência dos sistemas convencionais de energia. O desenvolvimento de uma arquitetura voltada ao meio ambiente que possa liberar-se dessa dependência é um dos desafios que enfrenta a presente geração de arquitetos brasileiros. (CORBELLA, Oscar; YANNAS, Simos, 2010, p.19)
Todos os projetos de arquitetura que adotam estratégias passivas de energia são considerados como sustentáveis.
Todos os projetos devem considerar diretrizes projetuais para a redução do consumo de energia e as condições climáticas locais relacionando o edifício com o seu entorno a fim de contribuir para a sustentabilidade ambiental.
Todos os edifícios que tem aproveitamento de iluminação natural são considerados como arquitetura solar.
Todos os edifícios que se relacionam diretamente com a paisagem tornam-se sustentáveis.
Todos os projetos de arquitetura e urbanismo podem ser considerados como sustentáveis.
3 - Em função da crise energética da década de 1970, surgiu o conceito de arquitetura solar. A Arquitetura solar tinha como principal objetivo:
Aumentar a absortância térmica das paredes de bordo da edificação
Maior aproveitamento solar como fonte de energia alternativa
Aumentar a transmitância térmica das edificações por meio da incidência de calor nas paredes
Substituir o uso de energia elétrica nas edificações por uma energia passiva
Maior proteção a fim de diminuir a incidência solar na envoltória da edificação
4 - A problemática urbana foi abordada no Relatório Brundtland dando destaque a alguns temas, exceto:
Legalização dos assentamentos informais nas grandes cidades melhorando a qualidade de vida das pessoas.
Especulação imobiliária ocasionando perdas e desperdícios pela substituição do espaço edificado, muitas vezes em condições de habitabilidade
Destruição do habitat e das paisagens naturais ocasionadas pela expansão urbana.
Poluição e contaminação ocasionadas pelas atividades humanas, relacionadas principalmente ao uso do automóvel e a queima decombustíveis fosseis.
Incoerência entre a limitação de recursos energéticos com as matrizes de transporte urbano adotadas.
TESTE DE CONHECIMENTO AULA 3
1 – (...) A pressão sobre os recursos aumenta quando as pessoas ficam sem alternativas. As políticas de desenvolvimento devem dar mais opções para que as pessoas disponham de um meio de vida sustentável onde existe desgaste ecológico (ONU; COMISSÃO BRUNDTLAND, 1987, p.62).
Sobre o Relatório de Brundtland é possível afirmar:
as estratégias  econômicas individualizadas  dos  países  em  desenvolvimento  são  apontadas como sendo um caminho para enfrentar os problemas urbanos e ambientais
o poder público precisa valorizar mais as  iniciativa  das  comunidades  e  o  uso  de  tecnologias  de baixo custo
as paisagens naturais das grandes cidades se desenvolvem e acompanham o seu crescimento
os governos, através de suas políticas, deverão encontrar meios de acelerar as atuais taxas de urbanização observadas nas grandes cidades para adquirir recursos para investir na infraestrutura das habitações informais.
o desenvolvimento urbano não pode se basear em esquemas padronizados, importados ou não. As possibilidades de desenvolvimento são particulares a cada cidade e devem ser avaliadas no âmbito da própria região.
2 – O Ministério do Meio Ambiente definiu uma série de premissas e estratégias, através do projeto Formulação e Implementação de políticas públicas compatíveis com os princípios do Desenvolvimento Sustentável definidos na Agenda 21, visando orientar as ações nas diversas escalas governamentais, exceto:
Flexibilizar mecanismos de gestão para favorecer a participação, propiciando aporte de recursos técnicos e financeiros, e ampliando a responsabilidade ecológica da sociedade.
Tornar a utopia das Cidades Sustentáveis concreta, isto é, ir além de estratégias mitigadoras, equilibrando a inovação com a valorização das práticas urbanas existentes que apresentem componentes de sustentabilidade.
Gerar incentivos fiscais para o uso de energia alternativa nas residências nos países desenvolvidos.
Desenvolver dinâmicas de promoção social que combinem com dinâmicas de redução dos impactos ambientais no processo urbano
Desenvolver a cidadania ativa e o de aperfeiçoar instituições e/ou criá-las com um desenho que estimule a vida democrática no país.
TESTE DE CONHECIMENTO AULA 4
1 – Em países que há a carência de leis que tratem o tema sustentabilidade, na construção civil, como compulsório, as certificações e os selos ambientais ganharam espaço, tendo como objetivo mensurar o índice de sustentabilidade dos empreendimentos, a fim de que não sejam confundidos com o conceito de greenwhashing. As certificações ambientais têm crescido no mundo e a cerca delas podemos afirmar:
As certificações ambientais contribuem para orientar o processo de projeto sustentável, entretanto, é possível projetar edificações e bairros sustentáveis sem a adoção de uma certificação ambiental;
As certificações ambientais BREEAM, CASBEE, HQE e LEED são as mais aplicadas nas edificações brasileiras e americanas;
As edificações e bairros considerados como sustentáveis receberam certificações ou selos ambientais.
As certificações ambientais são voluntárias em todos os países e sua adoção está diretamente relacionada com os benefícios que ela gera na orientação do processo de produção das edificações, entretanto não podem ser utilizadas para bairros.
As certificações e selos ambientais podem ser aplicados nos diversos países, independente do seu local de origem;
TESTE DE CONHECIMENTO AULA 5
A Certificação internacional LEED é referente ao projeto, obra e operação de edificações e traz inúmeros benefícios, não só ambientais e econômicos, mas também sociais.
Analise as afirmativas a seguir a respeito dos benefícios que a Certificação LEED pode propiciar.
I. Como benefícios sociais tem-se a conscientização dos trabalhadores e usuários, assim como a melhora na segurança e priorização da saúde dos trabalhadores e ocupantes do edifício.
II. Isenção de parte do IPTU para edificações certificadas LEED, como forma de incentivo à produção de edificações consideradas como sustentáveis.
III. A Redução do consumo de água e energia, assim como o uso de materiais de baixo impacto ambiental são benefícios ambientais de suma importância.
IV. A diminuição dos custos operacionais do edifício e a valorização do imóvel por conta do marketing de ter uma certificação LEED podem ser considerados um dos principais benefícios econômicos.
	Estão corretas as afirmativas:
		
	 
	I, III e IV, apenas.
	
	 I e IV, apenas.
	
	II e IV, apenas.
	
	 I, II e IV, apenas.
	
	 I, II, III e IV.
	
	
TESTE DE CONHECIMENTO AULA 6
	1 - Leia atentamente o texto a seguir e assinale a afirmativa indevida.
No AQUA, a avaliação acontece por meio de auditorias presenciais realizadas por profissionais da FCAV, na presença do empreendedor ou no local do edifício, avaliando o sistema de gestão adotado pelo empreendedor e o comprometimento com os 14 critérios da certificação ao longo de todo o processo. O referencial da Qualidade Ambiental do Edifício - QAE corresponde a 14 categorias para avaliar o desempenho arquitetônico e técnico da construção. No tocante a ecogestão temos as seguintes categorias: 
		
	 
	Manutenção - permanência do desempenho ambiental.
	 
	Conforto higrotérmico;
	
	Gestão da energia;
	
	Gestão dos resíduos de uso e operação do edifício.
 
	
	Gestão da água;
	Leia atentamente o texto a seguir e assinale a afirmativa indevida.
No AQUA, o Sistema de Gestão do Empreendimento - SGE atua controlando as fases programa, concepção e realização avaliando o sistema de gestão ambiental implantado pelo empreendedor por meio de auditorias presenciais realizadas por profissionais da Fundação Carlos Alberto Vanzolini - FCAV, na presença do empreendedor e no local do edifício. O SGE é mensurado pela análise de documentos que demonstram o comprometimento do empreendedor, dentre os quais podemos destacar:
		
	
	Programa de necessidades; 
	 
	Verificação do local do empreendimento; 
	
	Documentos de concepção; 
	 
	Manual de intervenções pré-entrega;
	
	Contratos de execução;

Continue navegando