Buscar

apol Semântica, Pragmática e Análise do Discurso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Semântica, Pragmática e Análise do Discurso
Leia o trecho de texto a seguir:
“A sinonímia não se dá apenas no plano lexical. É fenômeno encontradiço também no plano sintático [...], embora aí entrem em jogo aspectos peculiares, que singularizam a sinonímia sintática da léxica. No entanto, existem pontos comuns entre os dois tipos de sinonímia, entre os quais a excepcionalidade de uma sinonímia perfeita e a dependência de fatores extralinguísticos para se caracterizarem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DUARTE, Paulo Mosânio Teixeira. Elementos para o estudo da paráfrase. <http://www.letras.ufpr.br/documentos/pdf_revistas/duarte59.pdf>. Acesso em 16 mar. 2016.
Tendo em vista o discutido em aula e os conteúdos do livro-base Língua portuguesa: Introdução aos estudos semânticos sobre a relação de sentidos, duas sentenças que possuem o mesmo sentido e que incluem expressões sinônimas entre si são...
Nota: 20.0
	
	A
	paráfrases uma da outra.
Você acertou!
“Agora, fazendo uma extensão das relações de sentido entre expressões para as relações entre sentenças, temos que paráfrase é para sentenças como sinonímia é para expressões” (livro-base, p. 42).
	
	B
	hipônimas uma da outra.
	
	C
	metáforas uma da outra.
	
	D
	desvinculadas uma da outra.
	
	E
	antônimas uma da outra.
Questão 2/5 - Semântica, Pragmática e Análise do Discurso
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Quando me refiro a uma linguística crítica, quero, antes de mais nada, me referir a uma linguística voltada para questões práticas. Não é a simples aplicação da teoria para fins práticos, mas pensar a própria teoria de forma diferente, nunca perdendo de vista o fato de que o nosso trabalho tem que ter alguma relevância. Relevância para as nossas vidas, para a sociedade de modo geral".
Após a avaliação, caso queira ler integralmente o texto base, o mesmo está disponível em: SIGNORINI Inês. Resenha do livro: RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma linguística crítica: Linguagem, identidade e questão ética. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502003000200011>. Acesso em 25 nov. 2016.
 
De acordo com os conteúdos do livro-base Análise de discurso crítica: para leitura de textos da contemporaneidade em relação à Linguística Crítica, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	O objetivo da linguística crítica era investigar a forma como os seres humanos aprendem a linguagem quando são pequenos.
	
	B
	A Linguística Crítica se propunha a investigar a inter-relação entre as questões sociais, linguísticas e ideológicas.
Você acertou!
A Linguística Crítica se propunha a investigar a inter-relação entre as questões sociais, linguísticas e ideológicas, defendo a ideia de que a análise linguística deverá ser um instrumento valioso para o estudo dos processos ideológicos que medeiam as relações de poder e controle (livro-base, p. 30). A LC surgiu como uma linguística instrumental cujo objetivo era revelar a ideologia implícita no discurso público e tinha como principal eixo o entendimento da linguagem como prática social (livro-base, p. 31).
	
	C
	O objetivo principal da Linguística Crítica era o de investigar as relações entre a fala e a ortografia dos seres humanos com problemas de fala e de escrita.
	
	D
	A Linguística Crítica se propunha a investigar apenas a língua escrita publicada em meios oficiais.
	
	E
	A Linguística Crítica tinha por principal objetivo elaborar os discursos dos reis e soberanos.
Questão 3/5 - Semântica, Pragmática e Análise do Discurso
Leia o fragmento de texto a seguir:
“É importante notar que as convenções discursivas naturalizadas são um mecanismo muito eficaz de perpetuar e reproduzir dimensões ideológicas e culturais da hegemonia. O autor afirma que ‘quem possui a capacidade de moldar ordens do discurso e práticas discursivas pode deter a hegemonia cultural’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Gisele M. M. Discurso, linguagem e mídias: Contribuições para a educação musical. Modus, ano 8, n. 12, p.41-55, maio 2003. p. 43.
Levando em consideração os conteúdos do livro-base Análise de discurso crítica: Para leitura de textos da contemporaneidade em relação ao conceito de ideologia, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Ideologia é o estudo das maneiras como o sentido serve para estabelecer e sustentar as relações de dominação social.
Você acertou!
“A ideologia está presente em todos os níveis da vida social, atuando como uma espécie de cimento que assegura que o ajuste e a coesão dos homens em seus papéis, suas funções e suas relações sociais. [...] Fairclough reconhece que as ideologias implícitas nas práticas discursivas são mais eficientes quando se tornam naturalizadas e atingem o status de senso comum. [...] ideologia são significações/construções da realidade construídas nas várias dimensões das formas/significados das práticas discursivas que contribuem para a reprodução ou transformação das relações de dominação” (livro-base, p. 121-123).
	
	B
	Ideologia é uma área do conhecimento linguístico que se relaciona exclusivamente com a produção de textos escolares.
	
	C
	Ideologia é parte do estudo biológico que foca no caráter inato das relações humanas e gramaticais.
	
	D
	Ideologia é o estudo exclusivo das maneiras como o antropomorfismo serve para estabelecer e sustentar as relações de dominação social.
	
	E
	Ideologia é a área do conhecimento linguístico que tem como enfoque o estudo das relações entre estrutura da língua e desenvolvimento cognitivo.
Questão 4/5 - Semântica, Pragmática e Análise do Discurso
Atente para o fragmento de texto a seguir:
“Um enunciado pode apresentar mais de um sentido acarretando, dessa forma, várias interpretações. A múltipla possibilidade de leitura pode ser usada intencionalmente pelo enunciador, porém uma leitura atenta, normalmente, elimina a maioria dos problemas de ambiguidade no texto”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMEIRA, Eudenise de Albuquerque. <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/recursos-expressivos/ambiguidade-e-polissemia.html>. Acesso em 16 mar. 2016.
Tendo em vista os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Língua portuguesa: Introdução aos estudos semânticos, quando falamos de palavras ou expressões que possuem mais de um significado, estamos tratando de...
Nota: 20.0
	
	A
	polissemia.
Você acertou!
“Como você pode perceber, portanto, falar de polissemia significa falar de palavras ou expressões que possuem mais de um significado” (livro-base, p. 26).
	
	B
	significação.
	
	C
	significado.
	
	D
	cognição.
	
	E
	sistematização.
Questão 5/5 - Semântica, Pragmática e Análise do Discurso
Leia o seguinte fragmento de texto:
“A [Análise do Discurso Crítica] ADC estuda as interações sociais a partir da análise de textos. Não se trata de um estudo puramente sociológico, no entanto, nem de uma abordagem exaustivamente linguística dos textos. A [Análise do Discurso] AD como um todo se insere no limiar entre esses dois pontos, buscando a relação do elemento linguístico com o elemento social”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Lucas Piter Alves. A ADC Faircloughiana: Concepções e reflexões. http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao20/ensaios/003.pdf>. Acesso em 29 nov. 2016.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Análise de discurso crítica: Para leitura de textos da contemporaneidade, assinale a alternativa que está de acordo com os princípios que norteiam as pesquisas na Análise do Discurso Crítica — ADC.
Nota: 0.0
	
	A
	Os princípios que norteiam as pesquisas na ADC são a investigação de problemas de cunho sociodiscursivos, a interdisciplinaridade e o interesse em desnaturalizar o funcionamento ideológico de textos.
Os princípiosque norteiam as pesquisas na ADC são a investigação de problemas de cunho sociodiscursivos, a interdisciplinaridade e o interesse em desnaturalizar o funcionamento ideológico de textos e clareza da posição que os analistas adotam em suas pesquisas (livro-base, p. 44,45).
	
	B
	Os princípios que norteiam as pesquisas na ADC são a relação entre os gêneros textuais e a gramática de base normativa.
	
	C
	Os princípios que norteiam as pesquisas na ADC são os trabalhos voltados para a elaboração de regras gramaticais.
	
	D
	Os princípios que norteiam as pesquisas na ADC são os métodos de correção de erros da fala e os trabalhos relacionadas à aquisição da fala.
	
	E
	Os princípios que norteiam as pesquisas na ADC são a interferência dos meios sociais e culturais na boa escrita e os problemas de escrita em contextos informais.

Outros materiais