Buscar

Avaliação Libras II Gabarito Uniasselvi

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Língua Brasileira de Sinais - Libras II (LBR07)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:461619) ( peso.:1,50)
	Prova:
	13458924
	Nota da Prova:
	
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Segundo Trevor e Schembri (2010), há duas vias que corroboram para a evolução e transformação de uma língua: as variáveis sociais "externas à língua" (sociolinguística) e as forças de mudanças "internas da língua" (lexicalização e gramaticalização). Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) A Sociolinguística não estuda a relação entre língua e sociedade. 
(    ) A Sociologia e língua estuda a relação entre língua e sociedade, pois compreende a heterogeneidade linguística como um comportamento tipicamente social, concentrando-se em temas sobre o contato entre as línguas, as variedades linguísticas, sua relação e influência umas sobre as outras, sua descrição e quais os fatores que levam à variação linguística.
(    ) A Sociolinguística estuda descrição e quais os fatores que levam à variação linguística.
(    ) A Sociolinguística estuda a relação entre língua e sociedade, pois compreende a heterogeneidade linguística como um comportamento tipicamente social, concentrando-se em temas sobre o contato entre as línguas, as variedades linguísticas, sua relação e influência umas sobre as outras, sua descrição e quais os fatores que levam à variação linguística.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: TREVOR, J.; SCHEMBRI, A. Variation, lexicalization and grammaticalization in signed languages. Langage et société 131. 2010, 19-35.
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	2.
	O surdo tem direito à igualdade de condições, isso não significa que será utilizada a mesma metodologia, mas, sim, que precisamos eliminar de sua aprendizagem as situações em que ele poderia estar em desvantagem. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) É preciso respeitar seu modo de percepção e organização cognitiva.
(    ) É preciso respeitar sua especificidade e seu modo de percepção e organização cognitiva.
(    ) É preciso respeitar a oportunidade de desenvolver-se conforme o seu modo de percepção e organização cognitiva.
(    ) É preciso respeitar sua especificidade, oferecendo-lhe a oportunidade de desenvolver-se conforme o seu modo de percepção e organização cognitiva.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	3.
	A fim de que os surdos pudessem interagir com outras pessoas, foram criadas estratégias de promoção para esses encontros adotados a partir da criação de associações, das práticas desportivas e, mais recentemente, da abertura de cursos de graduação em Libras. Essas iniciativas importantes ocasionam um efeito local e, certamente, não abrangem todos os surdos que se encontram ainda nas áreas rurais. Assim, surgiram várias problemáticas no ensino da Libras. Sobre o ensino de Libras, analise as sentenças a seguir:
I- A falta de capacitação de professores surdos para o ensino de L1. 
II- A falta de um currículo específico para a Libras. 
III- A falta de material pedagógico; basta ser fluente para ensinar uma língua.
IV- A falta de metodologias próprias para o ensino de Libras, entre outras.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	4.
	Para ocorrer a evolução de uma língua de sinais primária para uma língua de sinais gramaticalmente estabilizada, deve ocorrer o contato entre mais interlocutores e novas gerações. Há um local onde existem registros de encontros surdos mais importantes e marcantes para a evolução histórica das línguas de sinais. Sobre esse local, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ambiente escolar.
	 b)
	Seminário de Libras.
	 c)
	Competições esportivas.
	 d)
	Encontros familiares.
	5.
	A Língua de Sinais da Nicarágua é hoje o idioma principal de aproximadamente 800 pessoas, com idades entre 4 e 44 anos. Ao comparar as características entre a língua de sinais beduína de Al-Sayid, que é uma linguagem de sinais usada por pessoas que ouvem e não ouvem em uma aldeia beduína isolada em Israel com a língua de sinais nicaraguense e com as línguas de sinais primárias, assinale a alternativa CORRETA quanto ao processo de transmissão da língua de sinais nicaraguense:
	  a)
	É transmitida em caso de nascimento de criança surda (caso raro) ou ouvinte na família.
	 b)
	É transmitida para novos alunos, entre 15 a 20 aprendizes por ano.
	 c)
	É transmitida para novas crianças na mesma proporção (+- 20 pessoas), ao longo de 20 anos.
	 d)
	É transmitida para novas crianças anualmente.
	6.
	O que torna um espaço educacional bilíngue não é apenas a utilização da Língua de Sinais, mas sim o fato de compreender a realidade do aluno surdo e de suas necessidades educacionais. Toda a comunidade ganha no sentido de reverter a representação social de deficiente e incapaz, de criar orgulho na comunidade, no fato de serem vistos enquanto coletividade. Sobre o bilinguismo em Libras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O bilinguismo intermodal de surdos e ouvintes. 
(    ) O bilinguismo intermodal não é de surdos e ouvintes. 
(    ) O bilinguismo de surdos e ouvintes. 
(    ) O bilinguismo intermodal de ouvintes. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	7.
	Pidgin e língua crioula são termos não sinônimos discutidos no âmbito da Sociolinguística. Pidgin é um código provisório que se estabelece entre povos ou comunidades que não usam a mesma língua e não possuem uma língua franca (uma língua conhecida por ambos) para mediar a comunicação. Um pidgin nasce de um contato regular e prolongado entre os grupos e pode ou não dar lugar a uma língua crioula. Quanto à diferença entre estes termos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A língua crioula origina-se de um processo de nativização de um pidgin no momento em que uma nova geração passa a adquiri-la como língua estrangeira.
	 b)
	O pidgin origina-se de um processo de nativização da língua crioula no momento em que uma nova geração passa a adquiri-la como língua materna.
	 c)
	Ao contrário do pidgin, a língua crioula tem um vocabulário e uma gramática plenamente desenvolvidos.
	 d)
	Ao contrário da língua crioula, o pidgin tem um vocabulário e uma gramática plenamente desenvolvidos.
	8.
	A epistemologia, ou teoria do conhecimento, é o ramo da filosofia interessado na investigação da natureza, fontes e validade do conhecimento, sempre buscando responder a questões sobre a natureza de maneira sistemática. Nesse sentido, associado a uma base epistemológica consistente, o projeto de ensino e aprendizagem serve para delimitar o trabalho em sala de aula, de forma planejada e com objetivos claros. Sobre o projeto de ensino e aprendizagem, analise as sentenças a seguir:
I- A prática pedagógica precisa de um bom planejamento ou corre-se o risco de se perder na improvisação, mas também não deve ser muito estrita, uma vez que o contexto de sala de aula lança outros desafios que necessitarão de uma ação não prevista.
II- A prática pedagógica precisa de um bom planejamento ou de uma boa improvisação, uma vez que o contexto de sala de aula lança outros desafios que necessitarão de uma ação não prevista.
III- A prática pedagógica não precisa de um bom planejamento, mas de uma boa improvisação, a
qual não deve ser muito estrita, uma vez que o contexto de sala de aula lança outros desafios que necessitarão de uma ação não prevista.
IV- A prática pedagógica deve ser estrita, uma vez que o contexto de sala de aula não lança outros desafios que necessitarão de uma ação não prevista.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	9.
	A escrita de uma língua não é uma capacidade inata, a escrita é uma invenção, uma tecnologia que só faz sentido na interação social. Como todo aparato tecnológico, a escrita não é uma aquisição natural, mas sistematizada e que, obrigatoriamente, precisa estar relacionada à experiência primeira de uma criança: a língua materna que é adquirida naturalmente na interação com a família e no círculo de convivência da criança. Sobre a língua brasileira de sinais, analise as afirmativas a seguir:
I- A sociedade ouvinte não deve impor o tipo de comunicação que o surdo irá adotar, mas deve oferecer-lhe possibilidades de escolha.
II- A língua portuguesa pode ser introduzida por meio de literatura escrita e imagética, e a família e a sociedade são responsáveis por fornecer esse acesso. 
III- É por meio de inputs visuais que os surdos acessam o mundo e criam suas representações mentais.
IV- A escola deve proporcionar ao surdo a interação com professores não bilíngues e com pares em sua condição cultural e linguística.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	10.
	Para Santana (2007, p. 146), o "medo" de que o surdo não venha a falar ou de que ele substitua a fala pelo gesto, faz os pais agirem artificialmente com os filhos. Nossa fala é também composta por gestos manuais e faciais, mas mesmo um gesto comum aos ouvintes "não deve" ser realizado na interação com o surdo, já que eles poderiam achar mais fácil gesticular do que falar. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Embora algumas línguas de sinais, como a LSFA, tenham servido de base para outras línguas de sinais, como a Libras e a própria ASL, com o passar do tempo, as diferenças lexicais se tornam marcantes, uma vez que toda língua natural sofre as forças coercitivas da vida local e dos atores que a usam. 
II- Embora algumas línguas de sinais, como a LSF, tenham servido de base para outras línguas de sinais, como a Libras e a própria ASLB, com o passar do tempo, as diferenças lexicais se tornam marcantes, uma vez que toda língua natural sofre as forças coercitivas da vida local e dos atores que a usam. 
III- Embora algumas línguas de sinais, como a LSF, tenham servido de base para outras línguas de sinais, como a Libras e a própria ASLB, com o passar do tempo, as diferenças lexicais se tornam marcantes, uma vez que toda língua natural sofre as forças coercitivas da vida local e dos atores que a usam. 
IV- Embora algumas línguas de sinais, como a LSF, tenham servido de base para outras línguas de sinais, como a Libras e a própria ASL, com o passar do tempo, as diferenças lexicais se tornam marcantes, uma vez que toda língua natural sofre as forças coercitivas da vida local e dos atores que a usam. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SANTANA, A. P. Surdez e linguagem: Aspectos e Implicações Neurolinguísticas. São Paulo: Plexus Editora, 2007.
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando