Buscar

Tolerancia a Falhas, Clientes Servidores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ananda de Oliveira Soares
 
 
 
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO 
Campus Rondonópolis 
Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação 
 
 
Sistemas Distribuídos
 
Atividades
Como implementar no cliente mecanismos de tolerância a falhas relacionados as chamadas enviadas aos servidores? 
No modelo Servidor de Nomes (DNS) temos a presença de uma outra entidade para intermediar as solicitações realizadas pelos clientes. Um servidor de nomes é adicionado ao sistema para mapear a localização dos serviços disponíveis no sistema distribuído. Basicamente, o DNS utiliza uma tabela para referenciar o IP e PORTA de cada um dos serviços cadastrados. Para que a solução funcione é necessário que cada servidor, ao subir, se cadastre no DNS informando os serviços que estão disponíveis. Assim, quando um cliente deseja conhecer a localização de um serviço ele deve invocar o DNS para obter estas informações.
Que abordagem de programação poderia ser utilizada na implementação dos servidores para melhorar o throughput do sistema?
O Endereçamento Máquina. Processo (IP, PORTA) é um modelo não transparente, sendo necessário adicionar ao código do cliente a localização dos serviços (IP, PORTA). Se um serviço não estiver disponível ou migrar de máquina é necessário alterar o código da aplicação cliente e recompilar o programa. Entretanto, é um modelo simplificado de endereçamento, fácil de ser implementado e não precisa de coordenação global.
Como garantir que as solicitações dos clientes realmente cheguem até os servidores? Discuta as soluções possíveis. 
Uma solução possível seria a do Endereçamento randômico, onde o processo cliente envia, via broadcast, uma mensagem na rede perguntando qual é a máquina que está disponibilizando um determinado serviço. A máquina responsável pelo serviço responde e fica aguardando a solicitação do cliente. Este modelo gera uma quantidade de mensagens extra no sistema, o que pode prejudicar o desempenho das aplicações. Entretanto, o grau de transparência de localização dos serviços é alto.
4. Quais métricas poderiam ser utilizadas para medir o desempenho dos servidores das aplicações? 
As métricas de TI são indicadores (KPIs) utilizados pelos gestores dos departamentos de tecnologia. Elas servem para facilitar a identificação de como as políticas operacionais e de gestão impactam nos resultados. Uma métrica que é bastante utilizada é para Performance dos Servidores, já que os servidores são importantes elementos de uma operação de TI. É neles que ficam centralizados os recursos necessários para que softwares e hardwares estejam sempre em perfeito funcionamento. Ultimamente confiar a gestão de servidores a uma empresa especializada tem sido cada vez mais a escolha das empresas que entendem que segurança, alta performance e disponibilidade são vitais para o desempenho da TI.
Que tipo de algoritmo/política de balanceamento poderíamos implementar para distribuir as requisições de clientes entre os servidores disponíveis no sistema?
Os algoritmos para balanceamento são um dos fatores de maior importância neste caso um algoritmo que poderia ser implementado é o de Least Connections.
Least Connections é uma técnica redireciona as requisições para o servidor baseado no menor número de requisições/conexões. Por exemplo, se o servidor 1 está controlando atualmente 50 requisições/conexões, e o servidor 2 controla 25 requisições/conexões, a próxima requisição/conexão será automaticamente direcionado para o servidor 2, desde que atualmente o servidor tenha um número menor de requisições/conexões ativas.

Continue navegando