Buscar

Hermenêutica - Resenha do Livro A Essência da Constituição, de Ferdinand Lassalle

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Hermenêutica
Acadêmico: Lauriano Luz
Trabalho: Resenha do Livro “A Essência da Constituição”, de Ferdinand Lassalle
Em seu livro “A Essência da Constituição”, Ferdinand Lassale procura identificar os fatores reais de formação de uma Constituição. Para tanto, utiliza-se de uma didática admirável, tornando facilmente compreensível um assunto que não costuma ser tão acessível na doutrina em geral, criando, desta forma, este clássico do Direito Constitucional.
Lassale postula que as constituições reais, duradouras e sustentáveis na linha do tempo, são aquelas em que o conteúdo positivado expressa os fatores reais de poder e das relações sociais. Para ele, as constituições escritas que possuem um conteúdo diverso dos reais fatores de poder que imperam na sociedade não passam de uma “folha de papel” e são fadadas ao insucesso, ao desuso e, consequentemente, à extinção.
Os fatores de poder compreendidos por Lassale são divididos, não proporcionalmente, mas segundo o poder material de cada uma das classes envolvidas, entre a Monarquia (Poder Executivo), a Aristocracia, a Grande Burguesia, os Banqueiros e a Pequena Burguesia e a Classe Operária. Segundo ele, uma Constituição duradoura somente é possível quando são atendidos os principais anseios de cada um dos fatores de poder social.
Conforme defende Lassale, apesar de a Pequena Burguesia e a Classe Operária formarem a grande maioria da população nacional, seu poder político na influência de criação de uma Constituição é ínfimo se comparado ao poder exercido pela Monarquia, pela Aristocracia, pela Grande Burguesia e pelos Banqueiros. A grande justificativa desta conclusão, além da detenção do poder capital por estes, é que o poder exercido por estas classes é um poder organizado, pronto para defender seus interesses a qualquer tempo, enquanto que o poder da Pequena Burguesia e da Classe Operária é um poder inorgânico, desorganizado, não regular, não focado.
Lassale constrói, para ilustrar suas premissas, a ficção de uma sociedade em que são completamente perdidos todos os textos que formam o seu ordenamento jurídico e convida os leitores a caminhar, passo a passo, na consolidação de uma Constituição. Demonstra, desta forma, como esta Constituição é moldada aos diferentes Fatores de Poder descritos, já que cada um dos reais detentores do poder atua combativamente na defesa de seus interesses e na manutenção da ordem fática estabelecida.

Outros materiais