Buscar

didática 7

Prévia do material em texto

Disciplina: CEL0304 - DIDÁTICA 
	201801065152
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A professora Ana fez o seu planejamento anual, juntamente com a coordenação, para a sua nova turma do 1º ano do ensino fundamental. Porém, na primeira semana de aula, Ana ainda não sabia qual era o estágio de desenvolvimento de cada um dos alunos integrantes dessa turma. De acordo com essa realidade, qual seria a decisão correta que essa professora deveria tomar?
		
	 
	Aplicar uma avaliação diagnóstica para verificar o nível de conhecimento dos novos alunos e fazer o seu plano de aula de acordo com os resultados obtidos.
	
	Verificar no planejamento anual o que foi programado para ser trabalhado no início do ano e montar o seu plano de aula de acordo com as orientações do coordenador que tem mais competência.
	
	Pedir a colega de trabalho que leciona na mesma série algumas dicas de atividades para serem trabalhadas nessa primeira semana de aula.
	
	Usar a sua vasta experiência para organizar o seu plano de aula para esse início de ano.
	
	Escolher algumas atividades que foram trabalhadas neste mesmo período do ano anterior para serem usadas no seu plano de aula.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Quanto as atitudes e práticas dos professores construtivistas, progressistas e críticos frente ao Planejamento, consideramos relevante apenas que:
		
	
	o planejamento deva ser individual pois cada professor tem uma realidade em sala de aula o que impede que o planejamento seja participativo, feito em grupo
	
	o planejamento seja para cumprir uma função burocrática que todo bom professor deve ter em sua organização do ano letivo.
	 
	o planejamento seja um meio auxiliar que possibilita ações mais compromissadas com a transformação da prática.
	
	o planejamento tem a função de garantir que o mesmo conteúdo seja trabalhado todos os semestres no mesmo ano escolar.
	
	o planejamento deve ser atender a realidade do professor , da sua formação e da sua seleção de conteúdos
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	(IF-TO/2017) - É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vista agir, posteriormente, para atingir determinados objetivos¿ (Luckesi, 2011, p.130). A definição descrita anteriormente refere-se.
		
	 
	Planejamento
	
	Avaliação.
	
	Currículo.
	
	Didática
	
	Ensino.
	
Explicação:
Resposta óbvia: planejamento.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O plano de aula é o planejamento diário das atividades pedagógico-didáticas, em conformidade com o projeto de ensino-aprendizagem e com o projeto político-pedagógico da escola. Nesta perspectiva pedagógica progressista e crítica de planejamento educacional, considera-se fundamental: MARQUE A INCORRETA:
		
	
	o aprendizado significativo.
	
	o diálogo problematizador sobre o objeto de estudos em questão.
	
	o exercício da práxis.
	 
	o preencher formulários para cumprir formalidades.
	
	o por quê, pra quê e pra quem.
	
Explicação:
Planejamento na perspectiva progressista leva em consideração o contexto, torna o aprendizado significativo estabelecendo relação entre a escola e a sociedade,pois se reconhece que nada é definitivo; que não se trata de um roteiro a ser seguido rigidamente; logo, como incorreta é compreender o planejamento como documentos a ser preenchidos apenas para cumprir formalidades.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O Plano de Ensino e o Plano de Aula devem apresentar como um de seus principais tópicos o "desenvolvimento metodológico". Marque a afirmativa que define esse termo:
		
	
	São os critérios a serem utilizados para verificar se os objetivos foram alcançados e ocorrem durante o processo de aprendizagem .
	 
	São ações, processos, ou comportamentos planejados pelo professor para levar o aluno a alcançar o conhecimento. São os procedimentos ou estratégias utilizadas para se chegar aos objetivos.
	
	São instrumentos, materiais que podem ser utilizados para facilitar o aprendizado, como livro didático, equipamentos de um laboratório experimental.
	
	Representam o conjunto, rico e variado, de conhecimento que possibilita ao aluno desenvolver suas capacidades, ao mesmo tempo em que lhe esclareça suas relações com os outros e com o meio onde vive.
	
	São os resultados mais amplos, esperados dos alunos quanto aos conhecimentos/ habilidades/ atitudes ao longo da Disciplina.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	De acordo com Menengola e Sant¿Anna (2002), o planejamento na escola vem sofrendo certo descrédito e insatisfação por parte dos professores. Com relação a esta afirmação é correto dizer que:
		
	 
	Essa situação pode estar relacionada, por um lado, ao fato de existir carência de objetivos claros e bem definidos em relação à importância do ato de planejar, fato esse que acaba dando margem para que os professores percebam o planejamento apenas como algo burocrático ou como certos modismos pedagógicos e, por outro lado, pelo fato de as escolas solicitarem aos professores planejamentos muito complexos e com pouca flexibilidade na sala de aula.
	
	Esta afirmação não procede visto que os cursos de formação de professores no Brasil são todos muito eficientes o que garante na formação inicial pleno domínio sobre com o elaborar um planejamento escolar.
	
	Há insatisfação e descrédito por parte dos professores é por que ele (planejamento) é irrelevante para a escola
	
	Se há insatisfação e descrédito por parte dos professores é por que ele não pode ser trabalhado nos cursos de formação de professores no Brasil.
	
	Essa situação está relacionada pela falta de um planejamento global para a educação.
	
Explicação:
Há insatisfação e descrédito, pois se exige muita formalidade, tal como preencher documentos elaborados para cumprir burocracia e na prática ocorre de forma diferente; então, os professores têm a sensação de que é desnecessário fazer planejamento, sobretudo, quando é apenas para cumprir burocracia.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	"[...]a Didática não é, social e politicamente, neutra. Não o é quando ensina ou não determinados conteúdos, e não o é quando incentiva, ou se recusa a incentivar, o processo de construção do conhecimento (e das aptidões intelectuais) das crianças, adolescentes e adultos, tornando-os capaz de pensar, julgar e atuar socialmente" (CASTRO; CARVALHO, 2002, p. 25). O ensino tem um duplo compromisso: com o desenvolvimento e com o conhecimento. Dessa forma:
		
	 
	Os processos de ensino definem qual o cidadão que se quer formar e para que tipo de sociedade.
	
	Os conteúdos escolhidos para ensinar têm um duplo sentido quanto ao desenvolvimento do aluno.
	
	A formação do profissional está relacionada com a padronização do ensino.
	
	Os conteúdos escolhidos para ensinar não precisam ter relação com a formação.
	
	Os processos de aprendizagem estão relacionados com a neutralidade do ensino.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	"Quando estamos todos envolvidos encontramos significado para nossas ações"; "Cultivar o projeto como fonte de inspiração criativa e crítica, não como fórmula de ideias" (DEMO, 1988). Em outras palavras, cada escola deve criar seu próprio projeto pedagógico, com autonomia. Como diz Freitas (1991, p. 23) "tem que nascer no próprio chão da escola". Isso significa dizer que:
		
	 
	vozes são ouvidas na comunidade escolar
	
	decisões são hierarquizadas e delimitadas
	
	existe um modelo de projeto pronto e elaborado
	
	escalões superiores definem as metas
	
	o projeto da escola não precisa ser revisto

Continue navegando