APOL 5 fundamentos da gestao
4 pág.

APOL 5 fundamentos da gestao


DisciplinaEmpreendedorismo32.591 materiais385.018 seguidores
Pré-visualização1 página
Apol 5 \u2013 fundamentos
Questão 1/5 - Fundamentos da Administração
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO/GESTÃO
A teoria comportamentalista ou behaviorista defende que o reforço é o fator desencadeante das respostas ou comportamentos e um dos pilares da aprendizagem. Bock, Furtado e Teixeira (1999) afirmam que reforço é toda consequência que, seguindo uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência dessa resposta. Pode ser dividido em reforço positivo e reforço negativo. 
Qual a definição de reforço positivo?
Nota: 20.0
	
	A
	Todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz.
Você acertou!
Resposta se encontra no material escrito da aula 6, página 16, 2º parágrafo. Os reforços positivos são eventos que aumentam a probabilidade futura da resposta que o produz e podem ser, por exemplo, um beijo, um abraço, palavras gentis, um presente ou um telefonema de agradecimento. Nos ambientes organizacionais, pode-se considerar que reforços positivos são os esforços para uma promoção, mudança de turno ou horário de trabalho, folga em um feriado, aumento salarial, entre outros exemplos.
	
	B
	É uma atitude da liderança que reforça comportamentos aceitos pela cultura organizacional.
	
	C
	Eventos comemorativos da organização, que reforçam de forma positiva o apreço desta por seus colaboradores.
	
	D
	É uma ferramenta do líder educador que para ensinar os colaboradores reforça de forma positiva as atividades, ou seja, não humilhando o colaborador.
Questão 2/5 - Fundamentos da Administração
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO/GESTÃO
Carvalho, Passos e Saraiva (2008) afirmam que um dos grandes conceitos de competências difundidos é embasado em um conjunto de conhecimentos (C), habilidades (H) e atitudes (A), chamado então de CHA, em que os indivíduos tomam essas características para desenvolver suas atribuições e responsabilidades.
Dentro deste contexto, qual a definição de habilidade?
Nota: 20.0
	
	A
	Habilidade é como um dom, que já nasce com o indivíduo e tem ligação com seu modo de agir.
	
	B
	A habilidade é a capacidade de treinamento e liderança com que os colaboradores de uma organização gerem suas ações.
	
	C
	A habilidade é entendida como a capacidade de transformar o conhecimento em ação, produzindo resultados que atendam ou superem uma expectativa.
Você acertou!
Resposta se encontra no material escrito da aula 6, página 8, 6º parágrafo. O conhecimento é um conjunto de informações articuladas e que podem ser utilizadas quando necessário. A habilidade é entendida como a capacidade de transformar o conhecimento em ação, produzindo resultados que atendam ou superem uma expectativa. As atitudes são determinadas por crenças, valores e princípios e estão relacionadas com o \u201cquerer ser\u201d e o \u201cquerer agir\u201d. (Carvalho; Passos; Saraiva, 2008, p. 37)
	
	D
	Habilidade é determinada por crenças e valores, de modo a definir as ações e como elas são executadas.
Questão 3/5 - Fundamentos da Administração
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO/GESTÃO
Aplicar a inteligência competitiva (IC) constitui uma melhor maneira de tirar proveito das próprias experiências, de ampliar a capacidade de empreender e de elevar o nível de conhecimento sobre os concorrentes. Por fim, a inteligência competitiva destina-se a aumentar a vantagem competitiva.
Para utilizar a inteligência competitiva é necessário superar alguns desafios, entre eles:
Nota: 20.0
	
	A
	Avaliar riscos, evitar surpresas, proteger a empresa e gestores de \u201cpontos cegos\u201d.
Você acertou!
Resposta se encontra no material escrito da aula 5, página 31, 3º item. A área de inteligência da empresa tem de superar inúmeros desafios para que o objetivo final da inteligência competitiva se torne possível, dentre eles avaliar riscos, evitar surpresas, proteger a empresa e gestores de \u201cpontos cegos\u201d.
	
	B
	Ter treinamentos mais eficientes, contratar líderes mais preparados.
	
	C
	Ter melhor gerenciamento financeiro, evitar desperdícios.
	
	D
	Treinar líderes melhores, evitar imprevistos, gerenciar melhor os custos fixos.
Questão 4/5 - Fundamentos da Administração
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO/GESTÃO
As cinco forças de Porter possibilitam a análise do nível de mobilidade e uma organização entre os competidores, com isso os concorrentes são levados a reagirem uns aos outros e, também, às forças do mercado em que estão inseridos.
Dentro deste contexto, quais são as cinco forças de Porter?
Nota: 20.0
	
	A
	O poder da liderança, poder dos treinamentos, ameaça da rebeldia, ameaça de autoritarismo e a rivalidade entre os trabalhadores.
	
	B
	O poder aquisitivo, poder financeiro, ameaça dos imprevistos, ameaça de prejuízos e a rivalidade entre setores.
	
	C
	O poder dos consumidores, poderes dos fornecedores, a ameaça de novos entrantes, a ameaça de produtos substitutos e a rivalidade entre concorrentes.
Você acertou!
Resposta se encontra no material escrito da aula 5, página 20, 4º parágrafo. As cinco forças de Porter são: o poder dos consumidores (compradores), o poder dos fornecedores, a ameaça de novos entrantes no mercado e a ameaça de produtos substitutos e a rivalidade interna entre concorrentes.
	
	D
	Ameaça da liderança, poder da chefia, poder organizacional, rivalidade setorial e ameaça da concorrência.
Questão 5/5 - Fundamentos da Administração
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO/GESTÃO
Moscovici (1997) afirma que é preciso estabelecer no espaço físico organizacional o processo vivencial de aprendizagem. Isso deve passar a integrar a cultura organizacional, observando que o conhecimento depende de sensação, percepção, memória, linguagem e raciocínio, exatamente nessa sequência.
Diante disto Moscovici propõe que o ciclo vivencial de aprendizagem seja realizado em quatro fases sequenciais e interdependentes. Quais são estas fases?
Nota: 20.0
	
	A
	Treinamento, seleção, participação e busca.
	
	B
	Gerência, observação, liderança e deslumbre.
	
	C
	Atividade, análise, conceituação e conexão.
Você acertou!
Resposta se encontra no material escrito da aula 6, página 29, 3º parágrafo, itens de \u201cA\u201d a \u201cD\u201d. Moscovici (1997) propõe que o ciclo vivencial de aprendizagem seja realizado em quatro fases sequenciais e interdependentes: atividade, análise, conceituação e conexão.
	
	D
	Pesquisa, busca, interpretação e deslumbre.