Buscar

DESAFIO COLABORATIVO EQUIPAMENTOS ELETRICOS

Prévia do material em texto

1 - Se tratando de um problema na rede do sistema elétrico nacional, a única forma de a empresa não sofrer com estes problemas, seria gerando a sua própria energia. Porém se formos considerar um problema local, a solução poderia vir de dois alimentadores diferentes para bastecer o mesmo ponto, o que não é um costume das concessionárias fornecedoras de energia. 
2- O aumento nas tarifas da conta de energia, faz com que as empresas busquem formas alternativas, no intuito de diminuir custos, e não repassar para os clientes todos os aumentos, continuando competitiva no mercado. A seguir irei apresentar, conforme solicitado 2 tipos de fontes alternativas de energia que podem ser implantadas na fábrica em questão:
A primeira delas seria a energia a partir de um gerador de energia a diesel é um equipamento que utiliza a combustão do diesel para gerar energia elétrica, apresentando capacidade de garantir o abastecimento elétrico em estabelecimentos que não podem sofrer com a falta de energia elétrica ou que teriam grandes prejuízos caso a mesma acontecesse. É o modelo mais seguro, pois ele é dimensionado de acordo com o projeto de demanda instalada no local onde será utilizado, seu tempo de ativação não é demorado, e pode ser mesclado com um banco de baterias para que não falte energia no sistema até que ele esteja em funcionamento.
A segunda alternativa seria o uso do biocombustível, o combustível fóssil é importante pois traz benefícios ao planeta esses, variam em benefícios ambientais, pois as tecnologias de energias alternativas são fontes de energia que possuem um impacto ambiental muito menor do que as tecnologias convencionais de energia. Desta forma a energia alternativa ajuda o meio ambiente e o outro aspecto ou benefício que deve ser levado em consideração é com relação à economia e aos empregos, a indústria de energia renovável utiliza mais mão-de-obra. Isto significa que, em média, mais empregos são criados para cada unidade de eletricidade gerada, podendo se tornar um custo a mais para a empresa em questão porém favorecendo a economia de todo o país.
3- Os custos para se implantar um sistema de geração de energia são muito altos, além de após implantado ser necessária a manutenção constante e também o gasto de geração que o mesmo terá. Segundo pesquisas, podemos supor um modelo que gera de 157 a 170 kVA, e possui um tanque de combustível de 290 litros e garante até seis horas seguidas de funcionamento, seu consumo é de aproximadamente 40 litros de diesel por hora. Sendo assim o gasto para o seu uso seria de aproximadamente de R$ 840,00 por dia, porém devemos considerar que estamos tratando de apenas um terço da potência necessária, Outras potências consomem diferentes quantidades de litros por hora de trabalho. Além disso ainda terá o custo com manutenção dos equipamentos e também de aquisição.
Referência:
https://www.tecnogera.com/blog/como-calcular-o-consumo-de-um-gerador-a-diesel acesso em 08/10/2018 ás 22:44
http://www.ngeletrica.com.br/sem-categoria/producao-propria-energia-alternativa-sustentavel-industrias
acesso em 03/10/2018 as 23:06

Continue navegando