Buscar

RespostasCap1 livro orçamento empresarial

Prévia do material em texto

Ana Carolina Oliveira Gomes – 20152101721
01 – O orçamento é um instrumento que permite colocar um plano em ação, para a empresa o orçamento é a ferramenta que possibilita o ganho do lucro.
02 – As etapas do processo de gestão da empresa são planejamento estratégico, planejamento operacional e planejamento de programação. As subdivisões do planejamento são planejamento estratégico, planejamento operacional, planejamento de programação, execução e controle.
03 – Planejamento estratégico: é a fase do planejamento que busca formas de garantir o sucesso da empresa ao longo dos anos. Planejamento operacional: busca por em prática a médio ou longo prazo, as medidas definidas pelo planejamento estratégico. Planejamento de programação: estabelece as medidas que devem ser tomadas e os resultados que devem ser atingidos em um período curto, geralmente o próximo ano.
04 – As principais etapas do processo orçamentário são: definir a missão e os objetivos da empresa, montar alguns cenários (projeções para o futuro), elaborar o orçamento pelo fator limitante, elaborar os outros orçamentos, sintetizar todos os orçamentos para produzir o orçamento mestre, rever o orçamento mestre levando em conta os objetivos da empresa, monitorar os resultados reais e realizar ajustes para eliminar as variações ou revisar o orçamento mestre.
05 – Os fundamentos do sistema orçamentário são: envolvimento dos gerentes, orientação para os objetivos, comunicação integral, expectativas realistas, aplicação flexível e reconhecimento dos esforços individuais e de grupos.
06 – A função da controladoria é a responsabilidade pela condução do processo orçamentário, pois o orçamento deve ser em estruturado com base no sistema de contabilidade geral ou de contabilidade societária da empresa.
07 – A importância do comitê orçamentário é orientar a introdução das metas e dos objetivos estratégicos no plano orçamentário. Devem fazer parte do comitê o controller, principais membros da diretoria executiva da empresa. O comitê orçamentário deve participar do início e do fim do orçamento anual.
08 – Existem dois modelos básicos de processo orçamentário. Cada empresa vai escolher qual prefere utilizar de acordo com sua cultura e seu modelo de gestão. O que diferencia os dois modelos, basicamente é seu início. No primeiro modelo a controladoria prepara as peças orçamentárias e em seguida as envia para o comitê orçamentário. Após a aprovação do comitê, as peças orçamentárias são encaminhadas para os gestores, que então fazem os reparos que acharem necessário. Já no segundo modelo, a preparação das peças orçamentárias é feita diretamente pelos gestores. Depois, eles as enviam para a aprovação da controladoria, e por fim, para o comitê orçamentário. O segundo tipo é considerado mais participativo do que o primeiro, e o primeiro modelo é mais rápido.
09 – Os sistemas de informação para o processo orçamentário podem ser classificados em: sistemas de apoio, sistemas de cálculo e elaboração e sistemas de controle e acompanhamento.
10 – É no sistema de informação contábil que estão os resultados alcançados, os quais serão confrontados com os previstos pelo orçamento. É importante, assim, a ligação entre o sistema de cálculo e elaboração e o de controle acompanhamento.

Continue navegando