Buscar

5e9f494d c03a 4e4d 85ca 47c34dcec765

Prévia do material em texto

3
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO – ADMINISTRAÇÃO
ANDRINE NEITZKE
DJULIA DA SILVA VON HAUSEN
ELIEZER SCHRODER RUTZ
GIÃ RUTZ OTTO
JANINE TIMM LEMKE
LIANDRA BARTZ NEUENFELD
Ong +saber
atuando junto aos imigrantes
Canguçu
2018
ANDRINE NEITZKE
DJULIA DA SILVA VON HAUSEN
ELIEZER SCHRODER RUTZ
GIÃ RUTZ OTTO
JANINE TIMM LEMKE
LIANDRA BARTZ NEUENFELD
ong +Saber
Atuando junto aos imigrantes
Trabalho apresentado ao Curso Adminstração de Empresas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Gestão de Projetos; Empreendedorismo; Negócios Internacionais; Administração da Produção e Logística - Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais
Orientador: Profs. Aleksander Roncon; Alessandra Petrechi De Oliveira; Elizete Alice Zanpronio De Oliveira; Indiara Beltrame Brancher; Leuter Duarte Cardoso Junior; Marilza Aparecida Pavesi; Suzi Bueno de Almeida;
Canguçu
2018
sumário
sumário	2
1	INTRODUÇÃO	3
2	DESENVOLVIMENTO	4
2.1	Atuando junto aos imigrantes	6
2.2	Planejamento do serviço da ong + Saber	8
2.3	Curso Motivacional	10
3	Conclusão	12
referências	13
INTRODUÇÃO
Neste presente trabalho planejamos a fundação da OGN +Saber, sem fins lucrativos cujo objetivo é atuar juntos aos imigrantes, sendo que no primeiro passo consideramos os aspectos do empreendedorismo social, iniciamos o planejamento do empreendimento desenvolvendo o modelo do Negócio conforme o modelo Canvas.
Procuramos citar os aspectos culturais oriundos dos país de origem dos imigrantes, pesquisar e apresentar iniciativas de outros países para ajudar a resolver os gargalos que esses movimentos migratórios estão causando nos países, considerar os serviços prestados pela ONG, revisão da demanda ou previsão de vendas, planejamento de capacidade da produção, planejamento de materiais planejamento e controle da capacidade, por fim faremos a descrição do curso a ser elaborado e a criação de uma EAP (Estrutura Analítica do Projeto).
DESENVOLVIMENTO
Para começarmos o planejamento da nossa ONG utilizamos o modelo de negócio Canvas que é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios, na figura em anexo a seguir está o modelo de projeto da ONG +Saber.
Figura 1 – Modelo de negocio Canvas
No segmento de mercado vamos atuar com o intuito de promover integração e união entre os refugiados dos diversos Países criando assim uma rede de comunicação universal entre os povos e as Nações, sem exclusão de raça, sexo ou faixa etária.	
O Projeto + Saber, é uma Organização não Governamental sem fins lucrativos que tem como objetivo principal a integração, e o apoio aos imigrantes que por algum motivo saem dos seus países de origem à procura de melhores condições de vida, refúgio e amparo, procurando contribuir para a inserção econômica e social dos refugiados/imigrantes na sociedade brasileira, promovendo a visibilidade, confiança e um sentimento de pertencimento dos refugiados/imigrantes com a cidade e com as pessoas, proporcionando a inclusão econômica dos refugiados/imigrantes, a partir da geração de renda através da venda de produtos e serviços e assim desenvolver uma plataforma que seja capaz de unir brasileiros e refugiados/imigrantes no Brasil, sendo essa nossa proposta de valor.
+ Saber segue com os seguintes canais de divulgação, disponibiliza uma pagina de rede social com informações sobre a ong, além de outras mídias sociais, como rádio, revistas, para que possa alcançar um maior maior número de refugiados e imigrantes que vieram para o Brasil em busca de melhores oportunidades.											Buscamos com o Programa uma relação mais próxima com os refugiados, que muitas vezes, vindos por questões políticas, guerras, desastres naturais e outros atritos que forçam estas pessoas a deixarem tudo para trás e buscarem novas oportunidades em outros países, pessoas que já estão mais estruturadas e com seus serviços e produtos mais consolidados até pessoas em situação muito vulnerável e que realmente precisam se inserir no mercado de trabalho e veem, no programa, uma oportunidade de estar visível e levar um pouco da sua cultura e idioma para os Brasileiros. Sendo assim, reforçamos a intenção e a proposta desta plataforma ao solicitar empatia, compreensão e paciência ao se conectar com os refugiados e imigrantes, pois alguns falam pouco português ou o serviço/produto oferecido ainda está em fase de lapidação e aprendizado mútuo. Esperamos que muitas trocas sejam realizadas e que a plataforma contribua para estreitar laços e fazer do nosso país uma casa ainda mais acolhedora para àqueles que estão chegando agora, por isso oferecemos a elas palestras motivacionais e cursos de idioma, culturais e culinários.				 				Como fontes de renda temos além das rendas geradas através das principais atividades realizadas na ong, como também contamos com auxilio de recursos próprios e de doações de voluntários. 					Como recursos chave dispomos de uma sede localizada na cidade , com equipamentos e atendimento de boa qualidade o que possibilita um ótimo desenvolvimento dos objetivos propostos.							Nossas atividades buscam desenvolver a integração e ao mesmo tempo gerar renda para a manutenção do programa, entre as atividades desenvolvidas temos: a) Aulas- voltadas a cultura do pais migrado, sua politica, geografia, historia entre outros. Aulas também do pais de origem de cada imigrante, conhecer mais sobre suas culturas, historias também faz parte. b)dança c) Culinária d) Esporte e) Visuais f) Musica g) Moda h) Palestra.
Nossos parceiros são pessoas associadas a ong, que prestam serviços temporários atuando como professores no programa, os próprios imigrantes que trazem consigo as culturas, costumes , culinária etc. + Saber funciona como uma via de mão dupla, tanto os imigrantes aprendem do nosso Pais quanto nós conhecemos mais sobre o deles.	
Como estrutura de custos temos as aulas que são ofertadas aos imigrantes ao ingressarem na + Saber, aulas de dança onde os imigrantes aprenderão as danças e ritmos desenvolvidos no Brasil em contra partida haverá professores(a) de dança pra que seja ensinado a brasileiros (alunos pagantes) as danças dos países de origem dos imigrantes. Todas as atividades realizadas na ong voltada aos imigrantes serão revertidas em serviços, para a manutenção fonte de renda para o sustento dos imigrantes e da ong.
Atuando junto aos imigrantes
Propomos algumas acões que facilitam a empregabilidade e adequação ao país, cujo os imigrantes poderão trazer suas iniciativas de culinária, que é muito aceita no mundo inteiro, e também dentro de seus conhecimentos, que será assim, uma possibilidade de sobrevivência.
Serão propostas as mais diferentes atividades ao qual cada um se adapte, onde irá possibilitar uma melhor vida financeira, econômica e social, onde as conseqüências serão os frutos do país que as acolheu.
Acreditamos que os imigrantes tragam com eles diversidades de conhecimentos, em todas as atividades, como, educacionais, sociais, industriais, rurais, agrícolas, e com isso, a possibilidade de uma vida melhor, onde existiria a troca de experiência dos povos que terá como conseqüência o progresso.Os países que recebem um alto fluxo de migrantes estão adotando políticas públicas com o objetivo de evitar quaisquer tipos de desigualdades, dentre elas, as sociais. 
Neste cenário, milhares de migrantes ganham oportunidades de emprego e educação (escola para a família). Como exemplo, podemos citar a Alemanha, que foi a primeira potência da Europa a abrir as portas, oficialmente, para os migrantes e refugiados.
	Outra inciativa é a da EU (União Européia) que está empenhada em facultar vias legais e seguras de entrada na Europa às pessoas que necessitem deproteção internacional. 
 As medidas de recolocação e reinstalação adotadas em resposta à crise de refugiados e migrantes realçaram a necessidade de prestar apoio aos Estados-Membros que têm menos experiência em matéria de integração. Com efeito, os nacionais de países terceiros na UE veem-se frequentemente confrontados com obstáculos no que se refere ao emprego, à educação e à inclusão social.
Existe uma pressão agora para que a União Europeia estabeleça uma lista de "países de origem que são seguros", o que daria uma base legal para deportar mais imigrantes. 
No Brasil os imigrantes possuem algumas dificuldades ao chegar no país, podemos citar as possíveis dificuldades que são: falta de preparo nos atendentes de órgãos públicos; o idioma; a falta de comunicação junto com uma padronização de processos; moradia inadequadas com a falta de saneamento básico e locais trabalhistas insalubres com cargas horárias excedentes; repúdio e a discriminação da população por não verem esses trabalhadores como uma forma de melhoria da economia, mas sim, como uma ocupação de cargos destinados a brasileiros; diferenças Culturais; obter autorização para fazer algo que presentemente não lhe é permitido fazer, por exemplo ter permissão para trabalhar; trazer familiares para o país, por exemplo o(a) seu(sua) esposo(a), noivo(a), filhos; adaptação ao clima do país; cuidados com a crença e costumes religiosos.
Planejamento do serviço da ong + Saber
O ONG contara com o apoio dos imigrantes para realizar uma ação que ira ensinar alguns costumes dos países de origem dos mesmos, haverá aulas de dança, musica, culinária, maneiras de trabalho, atividades culturais, com isso novos associados a ONG terão uma grande oportunidade de ter acesso a esses novos conhecimentos, o que fara com que mais associados tenham interesse de se associar a ONG, com isso sera cobrado um valor mínimo mensal que fara com que a ONG permaneça em atividade, para com isso fazer com que se de suporte, e alimentaçao aos imigrantes.
A expectativa de que varias pessoas ao redor da ONG tenham interesse em compartilhar e aos mesmo tempo incentivar a familiarização com os mesmos para que assim possa se dar continuidade com os projetos da instituição.
Dentro desse espaço a ONG utilizou mesas, cadeiras, panfletos, som com microfone, um quadro lousa, projetor, algumas apostilas doadas pela prefeitura com uma grande quantia de informaçoes sobre a cultura do pais de origem dos imigrantes.
A ONG teve acesso gratuito a um antigo prédio da prefeitura, onde a mesma não fazia utilidade do local, local esse perfeito para que a ONG tivesse como dar os primeiros passos em uma ampla área coberta.
A + Saber prestara seus serviços a pessoas físicas, a comunidade em geral, para que estes tenham todo o conhecimento possível fornecido pela ONG. A ONG ira contar com carro som empresa essa que concedeu um bom desconto para que assim pudessem divulgar os seus serviços, e tbm para que assim consiga atingir pessoas de comunidades visinhas e que possam ter interesse em contribuir. A +Saber também se organizou em virtude a estrutura de lotação, para que os colaboradores pudessem comercializar os produtos alimentícios feitos pelos imigrantes e com isso aumentar seu ganho financeiro. Mesmo com um pequeno canto para a comercialização de seus produtos, o local ficou bem estruturado para receber varias pessoas e assim incentivar os envolvidos e as pessoas que os visitam.
A ONG + Saber dentro de uma estrutura geral haverá necessidade de aquisição de matérias para divilgaçao, necessitara de no mínimo 10 mil panfletos onde buscara apoio a comercio local para a realização de material necessário, sera recolhido também produtos alimentícios em mercados locais, terá sorteios de rifas com brindes apurados nos comércios pelas pessoas envolvidas no projeto, precisara também de incentivo da prefeitura local para que a mesma possa intermediar com palestrantes para fins da ONG. A estrutura como citado acima, esta sendo cedida também pela prefeitura.
O Planejamento que foi feito é em relação ao início da ONG + Saber, para que a mesma possa se manter será necessário um aumento das pessoas contribuintes, e com isso os imigrantes poderem ter uma estrutura melhor para poder por em pratica o que de fato eles gostariam de ensinar aos novos associados da ONG. Em geral o início esta sendo bem desenvolvido, conforme o aumentos de novos associados será necessário uma estrutura maior e bem mais moderna, hoje a ong tem capacidade para 350 pessoas, onde 25% dessas pessoas já atuam nesse projeto .
Curso Motivacional
Proporcionamos aos imigrantes um curso motivacional com o tema Imigração em Transformação com os objetivos de acolher os migrantes refugiados, entender suas histórias, respeitar suas identidades, transformando toda essa diversidade em benefício sociocultural e econômico para o Brasil, o público alvo concentra-se em jovens imigrantes e refugiados de áreas carentes ou zonas de guerra com fluência em inglês e espanhol.
O curso conta com a duração de dois meses e meio totalizando 200 horas, as inscrições serão realizadas presencialmente e o início do curso será informado após a turma possuir no mínimo 30 alunos inscritos, a modalidade do curso é presencial.
O cronograma de aulas e horários do curso são de segunda a sexta das 8 as 12 horas da manhã, sendo dividido em 3 etapas:
Etapa 1: Abertura com Palestras Motivacionais, Português Básico, História do Brasil.
Etapa 2: Português Intermediário, História do Brasil II, Espaço de valorização Multicultural.
Etapa 3: Português Avançado, Inserção no mercado de Trabalho.
O curso será disponibilizado gratuitamente com o certificado reconhecido pelo MEC, serão oferecidas o total de quarenta vagas, contatando com diversos apoiadores, entre eles a Secretaria de Assistência Social (Palestrantes com trabalhos Motivacionais e Acompanhamento Pós -Curso) , Sebrae (Apoio a Inserção no mercado de Trabalho), UFPEL ( Professores ou estagiários nas áreas ministradas no curso), Grandes Empresas interessadas em apoiar o projeto com a contratação destes jovens como estagiários no pós-curso.
Calculamos que com esse curso teremos os gastos com aluguel do espaço físico, apostilas em formato digital e impresso, mão de obra necessária será a de palestrantes e professores.
A seguir descrevemos a EAP referente ao projeto do curso de treinamento que será oferecido pela a ONG.
	FIGURA 2 - EAP- Estrutura Analítica do Projeto
Conclusão
A maior característica de uma ONG é sua finalidade não-lucrativa, as pessoas responsáveis pela gestão da entidade se encarregam de reverter todo e qualquer lucro para a própria organização, durante nossa pesquisa, coletamos informações que mostram o quanto a ONG é importante para a sociedade, cria esperança para aqueles que precisam de sua ajuda, promove a integração e união entre os refugiados dos diversos países criando assim uma rede de comunicação universal entre os povos e as Nações, sem exclusão de raça, sexo ou faixa etária.
Concluimos que com essa variedade étnica e cultural colaborou para a construção da identidade nacional. Segundo o antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro, os imigrantes contribuíram para a formação da cultura em nosso país.
referências
JULIANO, Marcio de Cassio. Empreendedorismo. Londrina: Editora e Distribuidora S/A, 2016. 248p
PAES, Evandro Silva. Gestão de Projetos. Londrina: Editora e Distribuidora S/A, 2016. 280p
CAMPOS, Ivan Ferreira de. Negócios Internacionais: Londrina: Editora e Distribuidora S/A, 2016. 200p
FERREIRA, Leonardo. Gestão da Produção. Londrina: Editora e Distribuidora S/A, 2016. 240p
FERREIRA, Leonardo. Processos Logisticos. Londrina: Editora e Distribuidora S/A, 2016. 248p.
https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-migracao-no-brasil.htm - acesso em 02/04/2018
https://www.migraflix.com.br/ - acesso em 02/04/2018

Continue navegando