Prova gestão financeira uniasselvi I
4 pág.

Prova gestão financeira uniasselvi I

Pré-visualização2 páginas
Acadêmico:
	Vera Lúcia Amaral Monteiro (1088348)
	Disciplina:
	Gestão Financeira (EMD05)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:423676) ( peso.:1,50)
	Prova:
	8334068
	Nota da Prova:
	10,00
Gabarito da Prova:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
Parte superior do formulário
	1.
	A concepção de uma empresa, seja ela nacional ou multinacional, com ou sem fins lucrativos, não se torna possível sem a adoção de uma série de princípios administrativos que nortearão a organização e o consequente desenvolvimento da empresa. Uma empresa pode se apresentar como uma atividade particular, pública ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços com o objetivo de atender a alguma necessidade humana. O proprietário da empresa pode ser apenas uma pessoa, como pode ser mais de uma. Sobre as modalidades pelas quais as empresas podem se organizar juridicamente, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Firmas coletivas com ações preferenciais ou hereditárias.
	 b)
	Empresas de micro, pequeno, médio ou grande porte.
	 c)
	Sociedades limitadas individuais.
	 d)
	Firmas individuais, sociedades por cotas ou ações.
	2.
	A influência dos fatores de externalidade, na maioria das vezes, provoca um grande conflito entre a expectativa de retorno do investidor e a lucratividade real de um investimento. Com o intuito de minimizar tal evento e convencer o detentor do capital que seus recursos serão bem investidos, o agente financeiro utiliza-se de algumas ferramentas, que vão ao encontro da rentabilidade positiva, ou seja, que demonstrarão a agregação de valor à riqueza do acionista. Considerando essa prerrogativa, assinale a alternativa CORRETA que, matematicamente, determinará o retorno do capital do acionista:
	 a)
	Lucro Líquido / Receitas de Vendas.
	 b)
	Lucro Líquido / Capital Social.
	 c)
	Receitas de Vendas / Lucro Líquido.
	 d)
	Capital Social / Lucro Líquido.
	3.
	O segmento do papel e celulose é peculiar e não é apreciado por todas as regiões do Brasil. Sabe-se que é necessário uma expertise técnica para galgar sucesso neste ramo de atuação. Para tal, a empresa PAPEL S/A, com dificuldades nesse sentido, solicitou uma consultoria de 200 horas para identificar alguns possíveis desvios de gestão do negócio. Ao realizar as 200 horas de consultoria, a empresa fornecedora dos serviços, em sua conclusão, apontou três importantes indicadores no relatório que não estavam sendo apreciados pelos gestores: o ponto de equilíbrio; a margem de contribuição; e o fluxo de caixa. Sobre esses indicadores, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Ponto de equilíbrio.
II- Margem de contribuição.
III- Fluxo de caixa.
(    ) Sabe-se que é diferença entre o lucro bruto menos as despesas variáveis, bem como deverá ser superior às despesas fixas e financeiras para gerar o lucro.
(    ) Tem como objetivo registrar as entradas e as saídas previstas de recursos financeiros e apurar o saldo disponível previsto.
(    ) Ferramenta utilizada para analisar a liquidez de uma empresa de maneira periodicamente.
(    ) Momento em que as vendas igualam-se aos custos e despesas totais, ou seja, a empresa não tem lucro, nem prejuízo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II - I.
	 b)
	II - III - III - I.
	 c)
	II - II - III - I.
	 d)
	I - III - III - II.
	4.
	A partir das demonstrações de resultados, encontramos elementos que nos permitem analisar melhor o contexto organizacional, definindo alguns termômetros para a empresa, medindo o seu desempenho operacional e auxiliando na tomada de decisão. Como é denominado o índice que mede a velocidade com que várias contas se transformam em vendas ou caixa?
	 a)
	Índices de retorno.
	 b)
	Índices de atividade.
	 c)
	Índices de endividamento.
	 d)
	Índices de liquidez.
	5.
	A contabilidade é normativa e, como tal, exige que todos os eventos ocorridos dentro de uma organização deverão ser registrados de modo tempestivo. Baseado nessa premissa, sobre a apropriação de lucro ou prejuízo, no final do exercício, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Lucro ou prejuízo serão registrados no patrimônio líquido.
	 b)
	Lucro ou prejuízo serão registrados no ativo permanente.
	 c)
	Lucro ou prejuízo serão registrados no ativo circulante.
	 d)
	Lucro ou prejuízo serão registrados no passivo circulante.
	6.
	Para Gitmann (2004), finanças é considerada a arte e a ciência de gerir o dinheiro. A gestão financeira, seja ela pessoal ou profissional, tem como um de seus principais objetivos fazer o dinheiro render, ou seja, se multiplicar. E dentro de uma empresa não é diferente, independente de ser pública ou privada. Sobre a organização jurídica das empresas entre firmas individuais, sociedade por cotas, e sociedade por ações, analise as sentenças a seguir:
I- Umas das principais características da firma individual é o patrimônio, pois é de responsabilidade do proprietário da empresa, onde seus poderes são ilimitados.
II- A sociedade por cotas expressa a divisão da empresa entre dois ou mais sócios com limites de responsabilidades. Sabe-se que esta modalidade é permitida somente na atividade industrial.
III- Ações preferenciais e ordinárias são ações que limitam a responsabilidade do acionista em uma sociedade por ações. No entanto, o acionista de uma sociedade por ações pode ser acionista de outra sociedade.
IV- A forma de tributação entre as firmas individuais e as sociedades por cotas são igual.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GITMAN, Lawrence J. Princípios da administração financeira. 10. ed. São Paulo: Pearson/Addison Wesley, 2004.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	7.
	As demonstrações contábeis são relatórios de grande importância no mundo das corporações, pois relatam todos os eventos acontecidos, dentro de uma empresa em algum momento no passado. Os gestores poderão planejar o futuro da organização. Dentre essas demonstrações, temos o demonstrativo de resultado do exercício (DRE), o qual vai relatar o resultado do negócio. Acerca da estrutura da DRE, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Receita Operacional Bruta (ROB).
II- Impostos.
III- Receita Operacional Líquida (ROL).
IV- Custo das Mercadorias Vendidas (CMV).
V- Lucro Bruto.
(    ) Incide sobre a ROB.
(    ) Obtido(a) pela diferença entre ROL e CMV.
(    ) Apurado(a) pelos valores pagos aos fornecedores.
(    ) Faturamento.
(    ) Obtido(a) pela diferença entre ROB e impostos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II - V - IV.
	 b)
	IV - I - III - II - V.
	 c)
	II - V - IV - I - III.
	 d)
	III - II - V - IV - I.
	8.
	O ciclo financeiro é um indicador importante para as organizações. Por meio dele, consegue-se saber o tempo médio entre pagamento e recebimento dos recursos financeiros. Esses prazos serão determinantes para a elaboração segura do fluxo de caixa. Esse índice também é conhecido como indicador de atividade. Baseado no tema apresentado, analise as sentenças a seguir:
I- Indicador elevado de rotação de estoque representa baixa rotação de vendas.
II- A alta rotação do prazo médio de recebimento condiz com entradas mais rápidas de recursos no caixa.
III- Quanto maior o prazo de pagamento, haverá maior folga financeira no caixa.
IV- O giro do ativo total indica a eficiência da empresa em pagar as contas de curto prazo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	9.
	A contabilidade é uma ferramenta de extrema