Buscar

Arquitetura em Destaque: Barcelona, Miami, New York e Sydney

Prévia do material em texto

Aula 10 – Catedral da Sagrada Família, Parque Guell, Distrito de Art Decó de Miami e Sydney (Opera House)
Contextualizando os três momentos da arquitetura
LER TEXTO COMPLEMENTAR
Barcelona
Conheça agora algumas obras representativas de art noveau (Gaudi) localizadas em Barcelona: 
Os edifícios representam dois períodos distintos da Arte Déco. O primeiro período (1926-1938), inspirado na arquitetura antiga, é caracterizada por acentuada, angular formas geométricas e desenhos estilizados natural. O segundo período aconteceu durante a Grande Depressão, no final dos 30 e 40 anos é caracterizado por edifícios com mais de ornamentação modesto, cantos arredondados e uma aparência simples. 
New York foi fundada como um posto de troca comercial pelos holandeses em 1624. O local foi chamado inicialmente de Nova Amsterdam até 1664, quando a colônia ficou sob controle inglês, que renomearam a cidade de New York em homenagem a James, Duque de York. New York foi a capital dos Estados Unidos de 1785 ate 1790 e é a maior cidade do país desde 1790.
Muitos distritos e pontos turísticos da cidade tornaram-se conhecidos mundialmente. A estátua da liberdade recebeu milhões de imigrantes que chegavam aos estados unidos no final do século XIX e inicio do século XX. Wall Street é um dominante centro financeiro global desde a segunda guerra mundial.
LER TEXTO COMPLEMENTAR
O desconstrutivismo em Sydney
Além de ser um ícone da arquitetura moderna, é um lugar ideal para assistir a uma ópera, a um concerto ao ar livre ou simplesmente para observar a movimentação do porto enquanto toma um coquetel em algum de seus animados terraços. Se quiser desfrutar de uma "noite de ópera", também poderá aproveitar um pacote promocional especial que inclui visita guiada, espetáculo e jantar no restaurante Guillaume at Bennelong.
Essa edificação, declarada Patrimônio Mundial da Humanidade, foi construída entre 1959 e 1973 pelo arquiteto dinamarquês Jørn Utzon. Atualmente, no teatro da ópera de Sydney é possível assistir todos os anos a mais de 1.500 espetáculos teatrais, de música clássica, de balé ou de rock. Além de cantores e grupos mundialmente famosos, também se apresentam freqüentemente nesse local a companhia Opera Australia, a companhia Australian Ballet e a companhia Sydney Theatre.

Continue navegando