Buscar

Incidente de desconsideração inversa da personalidade jurídica XXV exame unificado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA DA COMARCA DE CAMPO MAIOR, ESTADO DO PIAUÍ.
Processo Nº ...
GERVÁSIO OLIVEIRA, já qualificado nos autos do processo em epígrafe, por seu(ua) advogado(a) e bastante procurador(a) que esta subscreve, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, requerer a instauração do INCIDENTE PROCESSUAL DE DESCONSIDERAÇÃO INVERSA DA PERSONALIDADE JURÍDICA em face de SORVERTES UNIÃO EIRELI ME, pessoa jurídica de direito privado (art. 44, VI do Código Civil), CNPJ nº ..., com sede na Rua ..., nº..., bairro..., na Cidade e Comarca ..., CEP nº..., por seu representante legal/réu Demerval Lobo, já qualificado, o que faz com espeque nos artigos 133, §2º c/c art. 134, ambos do Código de Processo Civil, pelas razões de fato e de direito a seguir expostas:
I – DO CABIMENTO
	O incidente de desconsideração inversa da personalidade jurídica encontra previsão legal no atual ordenamento processual civil, aplicando-se os mesmos requisitos da desconsideração direta, nos termos do art. 133, §2º do CPC. 
	Assim, trata-se de ferramenta processual cabível em qualquer das fases do processo de conhecimento (Art. 134, caput, do CPC). 
II – BREVE SÍNTESE
	O requerido Demerval Lobo, teve deferida a transformação de seu registro de Empresário Individual para em Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), na qual não há confusão patrimonial. 
	Alguns meses após o início das atividades, agora como EIRELI, (Sorvetes União EIRELI ME), o patrimônio de Demerval Lobo foi substancialmente diminuído, com sucessivas transferências de valores de suas contas particulares para as contas da pessoa jurídica. Por outro lado, as dívidas particulares de Demerval Lobo cresceram em proporção inversa, acarretando inúmeros inadimplementos com os credores, prejudicando os seus credores. 
	O requerente é credor do requerido Gervásio em virtude de obrigação contratual inadimplida, contraída após a transformação da Pessoa Jurídica. 
	Assim, diante do inadimplemento mencionado, o autor se viu obrigado a propor a presente ação de cobrança 
	Logo após a citação, o autor descobriu que as contas correntes do devedor/requerido tinham sido encerradas e que inclusive o imóvel em que residia tinha sido alienado para a pessoa jurídica EIRELI, conforme certidão do Registro de Imóveis da Comarca de Cocal, Estado do Piauí, a qual segue anexa. 
	Assim, diante do evidente esvaziamento doloso de patrimônio da pessoa física do sócio/requerido, somado ao abuso da personalidade jurídica sob a forma de transformação do Empresário Individual para EIRELI, para garantir ulterior satisfação do seu crédito, não resta outra alternativa ao requerente se não requerer a instauração do presente incidente processual de desconsideração inversa da personalidade jurídica a fim de atingir o patrimônio da pessoa jurídica EIRELI. 
III – DOS FUNDAMENTOS JURÍDICOS
	Pois bem Excelência, conforme consta do COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO E DE SITUAÇÃO CADASTRAL bem como da certidão de inteiro teor, obtida na junta comercial competente, a pessoa jurídica SORVETES UNIÃO EIRELI ME foi constituída por transformação de registro de empresário individual. 
	Dado este comportamento e ainda há tudo que foi acima exposto, nota-se que o requerido Demerval Lobo tinha intenção clara de limitar sua responsabilidade, pois como empresário individual tinha responsabilidade ilimitada e, como titular da EIRELI, passou a ter responsabilidade limitada.
	Portanto, Demerval Lobo, pouco tempo depois da transformação da pessoa jurídica, aproveitou-se da personalidade jurídica da EIRELI, a qual é distinta da pessoa natural, para realizar sucessivas transferências de valores de suas contas particulares para as contas da pessoa jurídica, levando ao encerramento de sua contas correntes como pessoa física, bem como para alienar para a EIRELI o seu imóvel, (conforme certidão do Registro de Imóveis da Comarca de Cocal, Estado do Piauí, a qual segue anexa), ao mesmo tempo que suas dívidas, como pessoa física, cresceram em proporção inversa, acarretando inúmeros inadimplementos com os credores, diante da insuficiência de patrimônio da pessoa física para honrar as obrigações, dentre elas para com o requerente. 
	Evidente assim que ocorreu o abuso da personalidade jurídica, por parte de Demerval Lobo, de que trata o art. 50 do Código Civil, ficando caracterizado pelo desvio de bens do patrimônio pessoal do devedor para o da pessoa jurídica.
	Portanto, demonstrado o abuso da personalidade jurídica, verifica-se no presente caso que estão presentes os pressupostos para a desconsideração da personalidade jurídica (Art. 133, § 1º, e art. 134, § 4º, ambos do CPC), o que, nos termos do art. 133, §2º do Código de Processo Civil, aplica-se em caso da desconsideração inversa da personalidade jurídica.
 
V - Pedidos:
Assim, diante do exposto, requer:
a) instauração do incidente de desconsideração da personalidade jurídica, com fundamento no Art. 133, caput, e §2º do CPC;
  
b) extensão à pessoa jurídica Sorvetes União EIRELI ME dos efeitos da obrigação assumida pelo titular Demerval Lobão perante o requerente, ou a desconsideração inversa da personalidade jurídica da EIRELI, com levantamento da autonomia patrimonial da pessoa jurídica para que seus bens possam responder pela solução do débito assumido pelo titular perante o requerente;
 
c) citação da pessoa jurídica Sorvetes União Eireli ME, na pessoa do seu representante, para manifestar-se e requerer as provas cabíveis no prazo de 15 (quinze) dias, nos termos do Art. 135 do CPC;
 
d)  suspensão do processo, nos termos do Art. 134 § 3º, do CPC;
 
e)  comunicação da instauração do incidente ao distribuidor para as anotações devidas (Art. 134, § 1º, do CPC).
f) Para fazer prova do alegado, o requerente valer-se-á de todos os meios de provas em direito admitidos, sem a exclusão de nenhum deles, em especial da prova documental consistente da certidão do Registro de Imóveis da Comarca de Cocal, Estado do Piauí. 
Termos em que,
Pede deferimento.
Local e data.
Advogado(a)...
OAB...
* Cf. Menna

Outros materiais