Buscar

Estudo de caso 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.Como advogado(a) de Paulo Sergio, a medida jurídica cabível é a propositura de uma ação de prestação de contas cumulada com anulação da venda dos bens do espólio realizada pelo inventariante Machado. Essa ação é cabível porque Machado, na qualidade de inventariante, deve administrar o espólio de forma transparente e prestar contas de sua gestão ao juízo e aos herdeiros. Além disso, a venda dos bens sem autorização judicial configura ato ilegal e abusivo, passível de anulação.
2.O foro competente para propor a presente ação é o foro da Comarca de Teresina/PI, onde tramita o processo de inventário. Isso porque a ação de prestação de contas é uma ação incidental ao inventário, e deve ser processada no mesmo juízo onde se encontra o inventário em andamento.
3.As partes envolvidas são: Paulo Sergio, como autor da ação; Machado, como inventariante e réu da ação; e o espólio de João, como parte interessada na ação.
4.O fundamento legal para a propositura da ação de prestação de contas cumulada com anulação da venda dos bens do espólio é o artigo 550 do Código de Processo Civil, que dispõe que o inventariante deve prestar contas de sua gestão ao juízo e aos herdeiros, sob pena de remoção do cargo. Além disso, o artigo 664 do mesmo Código estabelece que a venda de bens do espólio sem autorização judicial é nula. A argumentação jurídica pertinente é que Machado agiu de forma ilegal e arbitrária ao alienar os bens do espólio sem autorização judicial e sem prestar contas de sua gestão, violando os deveres do inventariante e prejudicando os interesses dos herdeiros, inclusive Paulo Sergio.
5.Como advogado(a) do autor, os pedidos formulados seriam: a) que Machado seja condenado a prestar contas de sua gestão como inventariante, comprovando a arrecadação da venda dos bens do espólio e o destino dado aos valores arrecadados; b) que a venda dos bens do espólio seja anulada, com a consequente reintegração desses bens ao patrimônio do espólio; c) que Machado seja removido do cargo de inventariante; e d) que o espólio de João seja condenado ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios.
6.O valor da causa será o valor da venda dos bens do espólio realizada pelo inventariante, ou seja, R$75.000,00 (sessenta mil reais).

Outros materiais