Buscar

Av 1 Planejamento Tributário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av 1 Planejamento Tributário
1)No contexto de classificação dos tributos há o aspecto referente à possibilidade de repercussão do encargo econômico-financeiro, representado na figura dos tributos diretos e indiretos.
Neste contexto, sobre uma organização produtora de alimentos que possua cinco imóveis distribuídos em cada uma das regiões do território nacional, podemos considerar que:
I – Haverá cobrança de tributo direto.
II – Haverá cobrança de tributo indireto.
III- Haverá cobrança de IPTU e ISS.
a)Somente a afirmação I está correta.
2)“A regra da igualdade não consiste senão em aquinhoar desigualmente aos desiguais, na medida em que se desigualam. Nesta desigualdade social, proporcionada à desigualdade natural, é que se acha a verdadeira lei da igualdade. O mais são desvarios da inveja, do orgulho, ou da loucura. Tratar com desigualdade a iguais, ou a desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante, e não igualdade real”. (Rui Barbosa, 1997, p.25.)
No contexto dos tributos, o trecho acima descrito se relaciona ao princípio da:
e)Isonomia.
3)(Adaptado - Alexandre, 2014) O governo Federal necessita aprovar uma lei que institua uma contribuição social sobre o patrimônio do contribuinte. Dados os prazos constitucionais a serem percorridos, a lei será publicada no dia 02 de outubro deste ano (2014).
No contexto do princípio da anterioridade, podemos considerar que:
b)O princípio da anterioridade não se aplica à esta contribuição.
4)A não retenção do imposto pela fonte pagadora antes do período de apuração ficará a fonte pagadora sujeita a pagamento do:
b)principal multa e juros
5)A secretaria de receita federal diz que não poderão ser objeto de compensação mediante entrega da declaração de compensação:
c)os créditos que seja de terceiro
Av 2 Planejamento Tributário
1)
Trata-se de um regime que se baseia em uma presunção do lucro para apurar o imposto devido pelas empresas. Ainda, este regime tributário representa uma forma adequada para redução de impostos para as empresas que não se enquadram no regime do Simples Nacional. Neste sentido, trata-se do regime de tributação do:
Assinale a alternativa correta:
c)Lucro Presumido
2)Tal tributo é de competência exclusiva da União, o qual foi instituído pela Lei n. 7.689/88 com o objetivo de financiar a seguridade social por meio dos lucros auferidos pelas pessoas jurídicas e das entidades que lhes são equiparadas pela legislação do imposto de renda. Trata-se do(a):
Assinale a alternativa correta.
b)Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)
3)O Lucro Real compreende um regime tributário em que é apurado realmente o resultado que ocorreu, isto é, à partir do lucro contábil é apurado o lucro real de uma empresa e esta apuração é transcrita em livro próprio, no LALUR (Livro de Apuração do Lucro Real). Com base no conceito apresentado, assinale a alternativa que expresse o conceito correto de LALUR.
a)Corresponde a guia de pagamento do IRPJ das empresas enquadradas no Lucro Real.
4)Fato gerador é uma expressão jurídico-contábil, que representa ________________. Com base no contexto apresentado, assinale a alternativa que expresse corretamente o conteúdo para a lacuna em destaque.
e)a base de cálculo do imposto de renda
5)
As ___________________ são ajustes obrigatórios que têm por finalidade aumentar o imposto, isto é, compreendem os custos, despesas, encargos, perdas, provisões, participações e quaisquer outros valores deduzidos na apuração do lucro líquido (lucro contábil) que, de acordo com o regulamento do imposto de renda, não são dedutíveis na apuração do Lucro Real.
Com base no conceito apresentado, assinale a alternativa correta que complete a lacuna apresentada.
d)Compensações do lucro contábil

Outros materiais