Buscar

RESENHA ALZIRA LIEDTKE

Prévia do material em texto

UNEB – UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA
DOCENTE: JOAQUIM TAVARES
DISCENTE: ARISTIDES NASCIMENTO E MARCONIO LIMA
DISCIPLINA: MATEMATICA FINANCEIRA
RESENHA DO TEXTO DE: “INTRODUÇÃO A MATEMATICA FINANCEIRA” DE ALZIRA MARIA LIEDTKE
1º Origem da Moeda
Com o passar do tempo, há humanidade deixou de perambular pelas regiões usufruindo dos recursos naturais até esgotá-los, renunciando a pratica nômade e se fixando em determinada localidade. Através dessa situação o excedente de que se produzia passou há ser trocado por outras mercadorias, figurando-se assim a primeira manifestação de comercio. Mercadorias assumiu a função de moeda-mercadoria nas praticas comerciais de negociações.
Mais algumas épocas a frente com descobrimento do metal, começou a utilização desse recurso como meio primário de intermediação de negociação comercial. Com o surgimento do metal há produção de moedas diversas para utilização no mercado formal e informal, se enxergou há necessidade de locais para guarda esses recursos com segurança , assim, surgiram as instituições bancarias , onde há emissão de de recibos comprovantes da guarda do dinheiro, figurou como origem do que viria futuramente, ou seja, os papéis-moedas um marco histórico de instrumento de adaptação há as necessidades econômicas.
2º Mercado Financeiro
O Brasil passou com o tempo por diversas mudanças a meio de serviços oferecidos, há necessidade do mercado financeiro de se adaptar há evolução social, exigidas pela sociedade financeira, de serviços rápidos e acessíveis, assim o os meios de negócios tem acontecidos cada vez mais a nível de não exigência presencial dos clientes, utilizando os mecanismos não presenciais como; telefone, internet, etc. Assim a rede se tornou um grande aliado á negociações financeiras sem a necessidade do individuo fisicamente para a realização de seus negócios, mas a atenção há esses facilitadores, deve ser cada vez maior por parte das instituições e seus clientes a nível de segurança de garantir a efetivação dos negócios desejados.
3º Inflação, Correção Monetária e Indexadores
A inflação é cenário financeiro que evidencia a inconstância do mercado na economia, onde os aumentos dos preços generalizados provocam, redução dos investimentos, menor poder de compra, inviabilizando o crescimento da economia, trazendo redução do consumo e impossibilitando perspectiva positivas no mercado. Já correção monetária levar em conta o período vigente como parâmetros de utilização dos indexadores que são índices utilizados como base de calculo de produtos e serviços.
4º Políticas Publicas
São fatores que o governo toma como base para as tomadas de decisão, que de diz respeito a políticas econômicas e administrativas e fim de controlar as metas inflacionarias no país. Fatores esses que perpação pelas políticas setoriais como: Monetária, Fiscal, Cambial, e de Rendas.
Que servem para controlar a moeda, sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS), regular a taxa cambial, e também, mas medidas salários, garantindo aos trabalhadores todos os subsídios necessários.
5º Taxa de Juros
O Comitê de Política Monetária (COPOM), tem como base estabelecer as medidas de política monetária. A Selic é a taxa básica da economia, que serve como parâmetro da taxa de juros e também de controle da inflação expedida pelo Banco Central.
As taxas de juros sobre operações financeiras refletem, são basicamente, a liquidez - oferta X demanda de recursos – que o Brasil produz em determinado período no mercado monetário; a taxa Selic serve de acumulada para determinados períodos de tempo, fazendo uma relação positiva entre a taxa de inflação, sendo os juros praticados no Brasil, o mas alto da América latina e um dos mas altos em todo o mundo.
6º Variedade de Investimentos
Existe uma gama de investimentos feitos pelos Brasileiros, o próprio banco ou a instituição financeira lhe oferecem varias opções. Uma das mais segura e atualmente mais utilizada e a poupança e os títulos de renda fixa, porem dentro do mercado financeiro temos mais variedades como CDB, RDB, títulos do tesouro nacional entre outras formas de investimentos.
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) foi muito importante ao longo dos tempos para os trabalhadores, porque ele serve como entrada pra financiar todos aqueles vontade antes impossível, como a casa própria , e seu carro e o parcelamento da faculdade própria ou de um investimento futuro para o seu filho. O fies pose ser esse investimento, do parcelamento total ou parcial, do tão sonhado nível superior, que por contas dessas próprias políticas publicas e de uma importância grandiosa para o desenvolvimento e o crescimento profissional.
7º Carga Tributária
O Brasil, como pais emergentes, possui uma carga de tributos enorme atrelado em toda sua espinha político econômica . Atualmente essa carga chega a 35% do PIB, isso significa que os cofres recebem cerca de um terço de todo o que o país arrecada anualmente. Vários são os impostos incidentes em nossas costas tais como: ISS, ICMS, IPTU, PIS, COFINS, realmente são inúmeros cada um em sua esfera governamental.

Continue navegando