Buscar

Religião e História no Brasil

Prévia do material em texto

Antropologia
PERGUNTA 1
Leia o excerto a seguir.
 “Décadas antes do Descobrimento, o papado já havia concedido à Coroa portuguesa o direito de padroado sobre as igrejas instaladas nas terras conquistadas por Portugal. As conquistas portuguesas se transformavam, assim, em verdadeiras “cruzadas" destinadas à conversão compulsória de novos povos e populações. A evangelização ia junto com a dominação colonial [...]. No período colonial, a Igreja dependia mais do Estado português que do papado. O Estado impunha sua orientação à Igreja, totalmente subordinada. Todas as diretrizes e instruções emanadas do Vaticano chegavam ao Brasil por meio da administração portuguesa. O monarca detinha a prerrogativa de censurar os documentos oficiais vindos de Roma, antes de serem publicados nas colônias. Era a Coroa portuguesa que regulamentava as reuniões dos sínodos diocesanos”. 
PIERUCCI, A. F. As religiões no Brasil. In GAARDER, J.; HELLERN, V.; NOTAKER, H. O Livro das Religiões. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 305-306.
A partir do que foi colocado por Pierucci (2000) quanto à história da intrincada relação entre a Igreja e o Brasil — que, apesar de legitimamente extinta, ainda hoje, no século XXI, observa-se resquícios —, complemente as lacunas a seguir:
O(a) __________ se caracterizou como uma doutrina religiosa do Estado Brasileiro até o final do século XIX, quando o regime __________ foi instituído no país. Na Constituição de 1981, estabelece-se a __________ e o país se torna uma nação __________.
Assinale a alternativa que complementa corretamente as lacunas do trecho:
	
	a.
	Cristianismo, monárquico, liberdade de culto, laica.
	
	b.
	Cristianismo, monárquico, liberdade de culto, laico.
	
	c.
	Catolicismo, republicano, liberdade de culto, laica.
	
	d.
	Cristianismo, democrático, liberdade religiosa, neutra.
	
	e.
	Catolicismo, republicano, liberdade religiosa, neutro.
0,2 pontos   
PERGUNTA 2
Leia o texto a seguir. “Desde o início as religiões afro-brasileiras se fizeram sincréticas, estabelecendo paralelismos entre divindades africanas e santos católicos, adotando o calendário de festas do catolicismo, valorizando a frequência aos ritos e sacramentos da igreja. Assim aconteceu com o candomblé da Bahia, o xangô de Pernambuco, o tambor-de-mina do Maranhão, o batuque do Rio Grande do Sul e outras denominações, todas elas arroladas pelo censo do IBGE sob o nome único e mais conhecido: candomblé. Até recentemente essas religiões eram proibidas e, por isso, duramente perseguidas por órgãos oficiais. Continuam a sofrer agressões, hoje menos da polícia e mais de seus rivais pentecostais, e seguem sob forte preconceito, o mesmo preconceito que se volta contra os negros independentemente de religião”. PRANDI, R. O Brasil com axé: candomblé e umbanda no mercado religioso. Estudos avançados, São Paulo, v. 18, n. 52, p. 223-238, set./dez. 2004, p. 225. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000300015>. Acesso em: 18/04/2018.
O histórico das diferentes religiões presentes no Brasil, a forma como elas se estabeleceram e a maneira como diferentes arranjos sociais propiciam maior ou menor legitimidade para determinadas crenças nos auxiliam na compreensão da realidade social brasileira. Como sabemos, a influência de preconceitos relativos a determinadas religiosidades coopera com a reiteração de outros tipos de discriminação.
O excerto de Prandi (2004) trata justamente sobre o sincretismo e a intolerância religiosa, abordando a forma como esses dois aspectos se relacionam dentro do âmbito das religiões de matriz africana no Brasil. Sendo assim, tendo como base essas considerações e o que estudamos, assinale a alternativa correta.
	
	a.
	As religiões afro-brasileiras possuem um histórico de perseguição e discriminação no Brasil que está inextricavelmente atado ao preconceito racial. Assim, por sofrerem diversos tipos de violência, essas religiões acabaram se adaptando e assumindo alguns aspectos do cristianismo dominante no país.
	
	b.
	Com a integração de religiões afro-brasileiras e cristãs, temos observado um crescente número de adeptos do que podemos chamar de “afro-cristianismo”, um movimento que abarca tanto um misticismo quanto uma teologia mais centralizada e conservadora.
	
	c.
	Apesar de serem muito antigas, apenas nos últimos anos as religiões afro-brasileiras têm assumido aspectos que se aproximam do cristianismo dominante no Brasil. A aproximação de uma perspectiva cristã se dá pela tentativa de resgatar fiéis que têm se convertido a novas denominações evangélicas.
	
	d.
	O catolicismo possui tal influência na atual conjuntura religiosa do país, que acaba por instituir que as demais religiões incorporem suas doutrinas, a fim de que haja maior coesão entre as religiões existentes em território nacional.
	
	e.
	Na atualidade, podemos observar uma abertura, por parte das religiões cristãs, para uma mescla de concepções de origem ocidental e oriental, de modo que há um engajamento generalizado na proposição de cultos e atividades ecumênicas com a participação de líderes de religiões de matriz africana.
0,2 pontos   
PERGUNTA 3
Leia o texto a seguir.
“Fragmentada em pequenos grupos, fragilizada pela ausência de algum tipo de organização ampla, tendo que carregar o peso do preconceito racial que se transfere do negro para a cultura negra, a religião dos orixás tem poucas chances de se sair melhor na competição — desigual — com outras religiões. Silenciosamente, assistimos hoje a um verdadeiro massacre das religiões afro-brasileiras. Sem um projeto novo de expansão e de reorientação num quadro religioso que se tornou extremamente complexo e competitivo, a umbanda talvez tenha menos recursos que o candomblé para enfrentar a nova conjuntura. Os dados dos censos mostram que é da umbanda que vem o encolhimento demográfico do segmento religioso afro-brasileiro, e o vigor do novo candomblé não tem sido suficiente para compensar as perdas”.
PRANDI, R. O Brasil com axé: candomblé e umbanda no mercado religioso. Estudos avançados, São Paulo, v. 18, n. 52, p. 223-238, set./dez. 2004, p. 231. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000300015>. Acesso em: 18/04/2018.
O texto trata de um tipo específico de preconceito. O preconceito, como sabemos, diz respeito a noções pré-estabelecidas que temos em relação a determinado grupo ou modo de viver, o que causa repercussões negativas em nossa sociedade: violação de direitos, males psicológicos, desigualdades sociais, manifestações de violência, entre tantas outras.
Tendo em vista as diferentes formas que adquirem no âmbito social, essas ideias e comportamentos de teor etnocêntrico acabam assumindo diferentes designações. A partir disso, relacione as colunas a seguir.
1. Intolerância religiosa
2. Desigualdade de gênero
3. Discriminação
4. Preconceito racial
(   ) Concepções pré-estabelecidas de que uma raça ou etnia seja pior ou possua incapacidades inatas em relação a determinado campo, como o cognitivo ou intelectual.
(   ) Maneira como os preconceitos podem ser manifestados, o tratamento diferenciado que é despendido à vítima deste mal. Transgride os direitos de certa pessoa de maneira infundada ou com base em uma ideia acrítica em relação a ela.
(   ) Falta de respeito à crença alheia e que pode ser manifestada por meio de depredações e violências físicas e simbólicas.
(   ) Desequilíbrio social no que tange ao tratamento e ao acesso a oportunidades entre homens e mulheres. Problemática que, até hoje, apresenta-se de maneira profunda na realidade brasileira.
Agora, assinale a sequência correta.
	
	a.
	4, 3, 1, 2.
	
	b.
	4, 3, 2, 1.
	
	c.
	3, 4, 1, 2.
	
	d.
	4, 1, 3, 2.
	
	e.
	1, 3, 4, 2.
0,2 pontos   
PERGUNTA 4
Leia o excerto a seguir.
 
“[...] ver as coisas do mundo como uma relação capaz de ter tido um nascimento, capaz de ter um fim ou uma transformação. Veras coisas do mundo como a relação entre elas. Ver que a verdade está mais no olhar que naquilo que é olhado. [...] é não transformar a diferença em hierarquia, em superiores e inferiores ou em bem e mal, mas vê-la em sua dimensão de riqueza por ser diferença”.
 
ROCHA, E. P. G. O que é etnocentrismo. 16. ed. São Paulo: Brasiliense, 2000, p. 20.
 
O excerto aborda a importância de tratarmos tudo aquilo que é diferente a partir de suas potencialidades, partindo de um entendimento de que as coisas e as pessoas se constroem por meio de diversas contingências, sejam elas históricas, sociais, econômicas, políticas, etc.
 
Sendo assim, assinale a alternativa que melhor representa tal forma de compreendermos a realidade.
	
	a.
	Relativismo cultural.
	
	b.
	Miscigenação.
	
	c.
	Igualdade.
	
	d.
	Representatividade.
	
	e.
	Etnocentrismo.
0,2 pontos   
PERGUNTA 5
Sobre a ___________, denotamos o cruzamento entre grupos _____________. Já por _____________, consideramos a _______________ de diferentes origens e sua transformação em algo híbrido, com a harmonização de elementos díspares e/ ou contraditórios.
Em sequência, as palavras que completam corretamente essas lacunas são:
	
	a.
	Sincretismo religioso; étnicos similares; ideologia; fusão de crenças e rituais.
	
	b.
	Ideologia; étnicos; sincretismo religioso; segmentação.
	
	c.
	Miscigenação; étnicos distintos; sincretismo religioso; fusão de crenças e rituais.
	
	d.
	Miscigenação; similares; pós-modernidade; associação.
	
	e.
	Estagnação; sociais; ideologia; diferenciação.
0,2 pontos   
PERGUNTA 6
Leia o excerto a seguir.
 
“De fato, o Brasil experimentou um processo de desenvolvimento que é frequentemente chamado de modernização conservadora, em que o tradicional combinou-se com o moderno e no qual a mudança articulou-se com a conservação. Em verdade, convive no Brasil uma multiplicidade de fenômenos no campo e na cidade que é fruto de nosso processo de desenvolvimento desigual e combinado. Quando se examina a sociedade brasileira, contata-se que ela é altamente diferenciada e multifacetada. Trata-se de uma sociedade pluricultural e plurinacional. Convivem num mesmo espaço geográfico índios, camponeses, boias-frias, assalariados, rurais, migrantes, operários, assalariados urbanos, trabalhadores do setor informal, classes médias, industriais, fazendeiros etc.”.
 
OLIVEN, R. G. A Antropologia e a Diversidade Cultural no Brasil. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 33, 1990, p. 123-124. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/111218/109499>. Acesso em: 09/04/2018.
 
Segundo o que é enunciado pelo antropólogo Oliven (1990), a sociedade brasileira é fortemente marcada pela diversidade, o que, evidentemente, tem suas raízes na colonização e na escravização.
 
Sendo assim, tendo em vista os mais variados processos históricos que constituem a realidade atual do Brasil, os quais permeiam o que poderia ser entendido como uma identidade brasileira, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Apesar de profundamente diversificada, a identidade brasileira é uma construção coesa e delimitada que pode ser representada pelo mito da democracia racial e da miscigenação.
II. Dados históricos podem servir de base para uma compreensão mais situada acerca de como se constitui a identidade brasileira, mas não ajudam a explicar a desigualdade social que o país enfrenta, já que isso se deve a fatos relativos à história recente do país e ao esforço e mérito individuais.
III. A história do Brasil, especialmente do período que compreende a colonização europeia à exploração do trabalho escravo, auxilia-nos na compreensão de como as desigualdades sociais que vivenciamos hoje se constituíram ao longo do tempo.
IV. Um entendimento que parte da raiz histórica das discriminações raciais no Brasil auxilia na construção de interpretações mais críticas sobre o porquê de hierarquizarmos as contribuições de diferentes povos para a construção de uma identidade brasileira, conferindo maior valor a hábitos e costumes europeus em detrimento dos demais. 
 
É correto o que se afirma em:
	
	a.
	I e IV, apenas.
	
	b.
	III e IV, apenas.
	
	c.
	I, II e III, apenas.
	
	d.
	III, apenas.
	
	e.
	II e III, apenas.
0,2 pontos   
PERGUNTA 7
Leia o enunciado abaixo e assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações propostas, referentes ao vídeo “A economia com propósito e as mudanças no ambiente de trabalho” (aprox. 8 min), que faz parte da coleção de vídeos do World of Business Ideas (WOBI), disponíveis no OneCampus® by Laureate: a sua plataforma internacional de conexão e aprendizagem!
 
Caso seja sua primeira visita à plataforma do OneCampus®, será solicitado a você que aceite os Termos Gerais e Condições do Site. Caso precise de suporte técnico, envie um e-mail para onecampussuporte@laureate.net
 
Clique na imagem abaixo para assistir ao vídeo:
Aaron Hurst trata em sua palestra de uma nova fase da economia, denominada por ele de “economia de propósito”. Em seu discurso, o economista fala de aspectos da evolução humana, que considera em seus estudos diversas ciências, incluindo a Antropologia. 
	(    )
	Em busca de uma melhoria em sua qualidade de vida e, consequentemente, de sua expectativa de vida, o homem percebeu que, ao manipular a natureza e o ambiente para atingir seus objetivos, recebia os mesmos benefícios advindos da evolução. 
	(    )
	O iPhone representa a última etapa de evolução, por sua eficiência e velocidade - ideais de diferenciação desejados por CEOs de vários setores da economia. Seu surgimento coincide com os preceitos defendidos pela economia de propósito por englobar tais características.
	(    )
	A essência da economia de propósito pode ser observada no apoio dado aos colaboradores por seus líderes na descoberta de como o trabalho se liga com o que eles são enquanto seres humanos e na compreensão do que almejam além de recursos financeiros.
 
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
	
	
	V – F – V.
	
	
	F – V – F.
	
	
	V – V – F.
	
	
	V – V – V.
	
	
	F – F – F.
0,2 pontos   
PERGUNTA 8
Para responder a questão assista ao seguinte vídeo:  Clique aqui.
Considere o enunciado abaixo, do vídeo Sensibilidade Cultural, e as cinco propostas para completá-lo.
A sensibilidade cultural é a essência da relação de aconselhamento porque o aconselhamento é baseado em _________________ .
Assinale a proposta correta.
	
	a.
	confiança, rapport, conexão e empatia
	
	b.
	aceitar desafios e provocações
	
	c.
	otimismo, esperança e convicção
	
	d.
	estímulo, sugestões e incentivo
	
	e.
	acatar mudanças e transformações
0,2 pontos   
PERGUNTA 9
Para responder a questão assista ao seguinte vídeo:  Clique aqui.
Considere o enunciado abaixo, do vídeo Sensibilidade Cultural, e assinale a alternativa correta.
Quando falamos sobre ser culturalmente competentes e culturalmente autoconscientes, há a tendência de que as pessoas acreditem que esse processo 
	
	a.
	acontece de uma só vez
	
	b.
	ocorre somente com pessoas letradas
	
	c.
	sucede não mais do que uma vez na vida
	
	d.
	transcorre de forma muito tranquila
	
	e.
	é permanente e ininterrupto
0,2 pontos   
PERGUNTA 10
Para responder a questão assista ao seguinte vídeo:  Clique aqui.
Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso nas proposições abaixo. 
De acordo com as ideias apresentadas por Dr. Colleen Logan no vídeo Sensibilidade Cultural, para efetivar uma atitude de sensibilidade cultural em aconselhamentos, é necessário
(   ) entender como você é e estar disposto a se submeter a terapia.
(   ) inserir-se em um grupo no qual você é minoria.
(   ) realizar cursos de capacitação com pessoas de diversas nacionalidades.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
	
	a.
	F – V – Fb.
	V – V – F
	
	c.
	F – V – V
	
	d.
	F – F – V
	
	e.
	V – V – V

Continue navegando