A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
SISTEMAS DE APLICAÇOES DISTRIBUIDAS

Pré-visualização | Página 1 de 2

Os sistemas fortemente acoplados podem ser divididos conforme a simetria existente entre seus processadores, podendo ser do tipo simétrico ou assimétrico. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- Nos sistemas simétricos, os serviços do sistema operacional são executados somente por um processador, que é o processador principal.
II- Nos sistemas assimétricos, uma das desvantagens é que todo o sistema deixa de funcionar caso o processador principal (mestre) apresente falha.
III- Nos sistemas assimétricos, as mesmas funções são executadas por todos os processadores, a não ser a função de boot e outras pequenas que devem ser realizadas pelo processador principal.
IV- Nos sistemas simétricos, existem as vantagens de aumento do poder de processamento e tolerância a falhas, já que o sistema continua operando caso um processador apresente falha. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	2.
	Um sistema de processamento distribuído é um sistema que interliga vários nós de processamento. Segundo Tanenbaum (2007, p. 1), "um sistema distribuído define-se como um conjunto de computadores independentes que se apresenta a seus usuários como um sistema único e coerente". Sobre os conceitos dos sistemas distribuídos, analise as sentenças a seguir:
I- Em um sistema distribuído, os usuários podem acessar recursos em outras máquinas, tornando a distribuição dos recursos transparente aos usuários.
II- Um sistema distribuído tem que ser tolerante a falhas. Para ser considerado tolerante a falhas, tem que continuar a funcionar, sem qualquer degradação do desempenho ou das funcionalidades, após as falhas.
III- Um sistema de arquivos distribuídos pode ser implementado sem manter informações de estado. Nesse caso, as operações são tratadas de forma coletiva.
IV- Um sistema distribuído pode suportar a migração de processos, sendo que esta migração ocorre sob controle de um sistema operacional.
Assinale a alternativa CORRETA.
FONTE: TANENBAUM, Andrew S. Sistemas Distribuídos: princípios e paradigmas. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	3.
	Os sistemas distribuídos têm por objetivo a descentralização e o processamento paralelo das informações, podendo ser realizados por dois ou mais computadores interligados através de uma rede. Acerca dos sistemas distribuídos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O sistema distribuído permite que os usuários acessem recursos em outras máquinas, mas não possibilita a transparência destes recursos aos usuários.
	 b)
	Um sistema operacional distribuído consiste em múltiplos processadores de dados com um fraco relacionamento entre si.
	 c)
	O sistema distribuído é tolerante a falhas. Isso ocorre já que o mesmo continua a funcionar, sem prejuízo do desempenho ou das funcionalidades.
	 d)
	O desenvolvimento das redes de computadores pessoais possibilitou a implementação dos sistemas operacionais distribuídos, o qual pertence à terceira geração de sistemas operacionais.
	4.
	A partir da evolução dos componentes de hardware que compõem um computador, houve a necessidade dos sistemas operacionais acompanharem esta evolução. Com isso, atualmente existem diversos sistemas operacionais que atendem às mais variadas demandas do mercado. Entre eles, encontram-se os sistemas operacionais classificados como fortemente acoplados e fracamente acoplados. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- A interligação dos sistemas fracamente acoplados pode ser do tipo barramento, conectados através de uma única linha, ou do tipo organização distribuída, o qual possui diversas linhas de comunicação.
II- O sistema operacional de rede permite que um computador compartilhe seus recursos com os demais computadores da rede, como, por exemplo, uma impressora. 
III- A organização funcional do sistema fortemente acoplado pelo barramento cruzado permite a conexão simultânea das unidades funcionais, com o gerenciamento dos conflitos de acesso à memória. 
IV- No sistema operacional distribuído, o usuário consegue identificar os computadores que compõem o sistema.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	5.
	O mercado disponibiliza diversos tipos de sistemas operacionais, sendo que, segundo Tanenbaum (2009, p. 20), "no topo estão os sistemas operacionais para computadores de grande porte - aqueles que ocupam uma sala inteira, ainda encontrados em centros de dados de grandes corporações". Sobre os sistemas operacionais de grande porte, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os sistemas operacionais para computadores de grande porte distinguem-se dos sistemas operacionais para computadores pessoais em termos de capacidade de Input/Output (I/O).
(    ) Os computadores de grande porte são comumente aplicados em servidores web e servidores para sites de comércio eletrônico em larga escala, já que estes exigem uma grande capacidade de processamento simultâneo.
(    ) Os sistemas operacionais para computadores de grande porte normalmente oferecem três tipos de serviços, quais sejam: em fila, relacional e compartilhado.
(    ) Nos sistemas operacionais de tempo compartilhado, há a administração de grandes quantidades de pequenas requisições, ou seja, cada unidade de trabalho é pequena, mas o sistema precisa tratar centenas ou milhares delas por segundo.
(    ) Os sistemas operacionais relacionais dispensam a interação do usuário, posto que sua gerência ocorre a partir de uma memória secundária que se encontra relacionada à memória principal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: TANENBAUM, Andrew S. Sistemas distribuídos: princípios e paradigmas. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
	 a)
	V - V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V - V.
	 c)
	V - V - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F - F.
	6.
	Cada vez mais as empresas de tecnologia desenvolvem arquiteturas de hardwares específicas, a fim de atender a um determinado nicho do mercado. Consequentemente, são desenvolvidos diversos tipos de sistemas operacionais que buscam acompanhar esse avanço, com o objetivo de gerenciar essa arquitetura, obtendo o máximo desempenho possível. No que tange aos tipos de sistemas operacionais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os sistemas operacionais desenvolvidos para servidores possibilitam o compartilhamento de arquivos, impressoras, banco de dados, entre outros.
(    ) Os Sistemas Operacionais, como Windows 8 e Linux, são desenvolvidos para a utilização em computadores pessoais, haja vista sua facilidade de manipulação.
(    ) Os sistemas embarcados são desenvolvidos para uma tarefa específica, podendo ser aplicados, por exemplo, em semáforos ou dispositivos móveis, como os tablets.
(    ) Os sistemas de tempo real são utilizados em situações em que o objetivo é garantir que todos os eventos sejam atendidos, conforme suas restrições de tempo.
(    ) Os sistemas operacionais de grande porte têm como objetivo principal o processamento de diversos arquivos de forma simultânea.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - F - F.
	7.
	Os sistemas operacionais com multiprocessamento permitem que uma tarefa possa ser dividida e executada, ao mesmo tempo, por mais de um processador. Alto desempenho pode ser obtido