Buscar

contabilidade básica

Prévia do material em texto

contabilidade básica
introdução
A Contabilidade é a ciência que estuda, controla e interpreta o patrimônio das entidades e é usada na gestão das empresas.
É uma ciência social porque trata de um patrimônio que envolve um conjunto de pessoas dentro de uma sociedade. Ciência contábil não é uma ciência exata. Ela faz parte da grande área das ciências sociais aplicadas.
A Contabilidade mais próxima da que se conhece hoje surgiu na Idade Média, no século XV, por volta de 1964, quando Frei Franciscano Luca Pacioli, a pedido do papa, foi encarregado de organizar uma enciclopédia que continha o conhecimento humano relativo à época. Coube a ele a divulgação dos primeiros princípios contábeis – princípios básicos do Método das Partidas Dobradas .
Por esse método, cada crédito corresponde a um débito de igual valor.
o patrimônio objeto da contabilidade
Na Contabilidade o objeto é sempre o Patrimônio de uma Entidade, definido como um conjunto de bens, direitos e de obrigações para com terceiros.
o objetivo da contabilidade
O objetivo da Contabilidade é a correta apresentação do Patrimônio e na análise das causas de suas mutações.
Objeto: Patrimônio
Objetivo: A correta apresentação do Patrimônio.
aspectos quantitativos e qualitativos
Quantitativo: Diz respeito a expressão monetária. Expresso em real.
Exemplo: Um veículo no valor de 10.000.00 reais, é um Patrimônio da Entidade de forma Quantitativa, ou seja, ele é expresso de forma monetária e em reais pois um balanço é feito em reais no Brasil.
Qualitativo: Nomenclatura utilizada para descrever cada elemento:
Bens: representados pelo caixa;
Direitos: representados pelos clientes;
Obrigações: representados por contas diversas a pagar.
método das partidas dobradas
A Contabilidade adota o Método das Partidas Dobradas para registrar suas operações. A essência desse método determina que não há débito sem crédito correspondente. Assim, podemos afirmar que:
A soma dos débitos é sempre igual à soma dos créditos;
A soma dos saldos devedores é sempre igual à soma dos saldos credores;
usuários da contabilidade
Na Contabilidade temos usuários Externos e usuários Internos .
Os usuários Externos são os que concentram suas atenções, de forma gera, em aspectos mais genéricos, expressos nas demonstrações contábeis. Exemplos: Bancos, concorrentes, fornecedores, clientes, Investidores Minoritários e Governo.
Os usuários Internos se valem de informações mais aprofundadas e especificas acerca da Entidade. Exemplo: Administradores e Gerentes que utilizam as informações para tomar decisões.
ativo, passivo e patrimônio líquido
O Ativo é o conjunto de bens e direitos de uma organização. Exemplo: Caixa, estoques, terrenos e contas a receber.
O Passivo é uma obrigação presente na Entidade, decorrente de eventos passados. O Passivo é um dever ou uma responsabilidade da empresa para com terceiros e que resultará na saída de benefícios econômicos.
O Patrimônio Líquido é a diferença entre o valor dos Ativos e dos Passivos, que é o valor contábil pertencente aos acionistas ou sócios.

Continue navegando