Buscar

Fichamento de "A Psicologia Social Contemporânea: Principais Tendências e Perspectivas Nacionais e Internacionais”.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fichamento do texto “A Psicologia Social Contemporânea: Principais Tendências e Perspectivas Nacionais e Internacionais”.
 O trabalho de Maria Cristina Ferreira faz um estudo sobre os avanços da Psicologia Social nas últimas décadas até a Psicologia Social atual, tanto no contexto nacional quanto internacional, e mostra qual vertente é mais o foco da América do Norte, da Europa, da América Latina e na recente produção do Brasil. Também mostra os desafios enfrentados pela pesquisa atual brasileira.
 O binômio indivíduo-sociedade sempre foi o centro das preocupações dos psicólogos sociais, diz Maria Cristina, mas com o passar do tempo começaram a defender duas modalidades de Psicologia Social: A Psicologia Social Psicológica e a Psicologia Social Sociológica. Hoje ainda tem mais uma vertente que é a Psicologia Social Crítica. Estudos sobre a evolução da Psicologia Social internacional mostra que, na América do Norte há um domínio da Psicologia Social Psicológica, focando nos processos que intervém na relação indivíduo com o seu meio social. Na Europa, o foco já muda e vai para Psicologia Social Sociológica, buscando saber os processos subjacentes às relações que se passam no interior dos grupos sociais e entre grupos. Já na America Latina, os psicólogos sociais queriam uma psicologia social mais voltada para os problemas políticos e sociais que a região enfrentava, com isso passaram a adotar a Psicologia Social Crítica.
 A Psicologia Social Brasileira tem adotado a Psicologia Social Crítica em sua maioria, porem, as outras vertentes também tem sido encontradas nas produções brasileiras. Apesar de muitos trabalhos realizados e avanços ainda há pouca atenção dada à cultura nos estudos brasileiros em Psicologia social, independente de qual vertente seja.

Continue navegando