Buscar

A Diversidade Transforma a Desigualdade

Prévia do material em texto

ASSOCIAÇÃO INICIATIVA CULTURAL
PASSOS DA CRIANÇA
A diversidade TRANSFORMA a desigualdade 
Curitiba
AGOSTO/2016
ÍNDICE
1. APRESENTAÇÃO DO PROJETO	2
2. APRESENTAÇÃO DA ENTIDADE	3
2.1. Identidade da Instituição	3
2.2 Histórico da Entidade	4
2.3 Dinâmica do Funcionamento	6
2.4 Público Alvo da Entidade	8
2.5 Equipe Profissional	8
2.6 Fontes de Recursos	9
2.7 Parcerias Existentes	10
3. JUSTIFICATIVA	11
4. PÚBLICO ALVO DO PROJETO	13
5. OBJETIVOS	13
5.1 Objetivo Geral	13
5.2 Objetivos Específicos	14
6. METAS	14
7. PLANO DE AÇÃO	15
8. AVALIAÇÃO	20
9. INDICADORES	21
ANEXOS	22
1. APRESENTAÇÃO DO PROJETO
A condição de vida das crianças e adolescentes que moram na Vila Torres está pautada por uma série de violações de direitos, dentre as quais é possível destacar: exposição constante a criminalidade, aliciação pelo tráfico de drogas, uso de substâncias psicoativas; condições de vida precárias e dependência econômica da cadeia produtiva de resíduos, exploração sexual, homicídio de crianças, adolescentes e jovens decorrentes de conflitos dentro da comunidade; além da ausência de perspectivas e políticas públicas nas áreas do esporte, cultura, lazer, mobilidade social, empregabilidade, dentre outros.
Essa conjuntura de fatores atinge com maior intensidade as crianças e adolescentes que permanecem parte do dia sem proteção e garantia de direitos. 
Desde sua fundação a Associação Iniciativa Cultural vem atuando na Defesa e Garantia dos Direitos das crianças e adolescentes que se encontram em situação vulnerabilidade social e tem exercido a sua Função Protetiva por meio da promoção da autonomia dos educandos e Fortalecimentos Vínculos Familiares e Comunitários.
O Projeto A diversidade TRANSFORMA a desigualdade tem por finalidade custeio de um profissional já contratado - Arte Educador, visando fortalecer ações em defesa e efetivação dos direitos socioassistenciais, bem como promover, através de atividades socioculturais e esportivas o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, prevenção das vulnerabilidades sociais e o desenvolvimento da autonomia, da cidadania e de habilidades e competências das crianças e adolescentes atendidos.
Entende-se que as ações realizadas por este profissional são de grande relevância para sedimentação do trabalho e possibilitará maior impacto na vida das crianças e adolescentes atendidos, gerando resultados mais efetivos e consequentemente de transformação pessoal e social.
2. APRESENTAÇÃO DA ENTIDADE
2.1. Identidade da Instituição
	Nome da Entidade Proponente
ASSOCIAÇÃO INICIATIVA CULTURA
	CNPJ
07.180.014/0001-83
	Endereço
Rua Manoel Martins de Abreu, Nº22, Bairro: Jd. Botânico (Vila Torres), Curitiba-PR
	CEP
80.2015-472
	Telefone
(41 )3016-3501
	Fax
( )
	E-mail institucional
contato@passosdacrianca.org.br
	Utilidade Pública Municipal:
0000629.750.2
	Registro no CMDCA:
Nº 445
	Licença Sanitária:
01.270/2012
	Utilidade Pública Estadual:
Nº 9.358
	Registro no CMAS:
Nº 259
	Licença Corpo de Bombeiro:
Nº 31.0115.0000.804780-44
	Nome do Responsável Legal da Entidade Proponente
ADILSON PEREIRA DE SOUZA
	Função
Presidente
	RG
6.146.142-6 / SESP-PR
	CPF
028.690.899-96
	Telefone
( 41 )3286-5624
	Celular
( 41)9941-4898
	E-mail
adilson.artcultura@hotmail.com
	Endereço Residencial
R: dos Lírios, 985, Pq da Fonte, São José dos Pinhais-PR
	CEP
83.050-
	Nome do Responsável Técnico pela elaboração do projeto
1- JULIANA DA SILVA DE SOUZA
2- CRISTIANE FARIA HONÓRIO 
	Função
1- Gestora 
2- Coordenadora 
	RG
1- 9.370.011-2 /SESP-PR
2- 12.723.493-0/SESP-PR
	CPF
1 - 048.662.739-69
2 – 967-338-611-00
	Telefone
(41)3016-3501
	Celular
(41)9941-4898
(41) 9950-0186
	E-mail institucional
gestao@passosdacrianca.org.br
cristiane.crianca@gmail.com
2.2 Histórico da Entidade
Fundada em 2004, a Associação Iniciativa Cultural, por nome fantasia Passos da Criança, é uma Organização da Sociedade Civil, que presta serviços Socioassistenciais, por meio do atendimento à 60 crianças e adolescentes, de 06 a 14 anos, e suas famílias, moradores da Vila Torres, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, na categoria da Proteção Social Básica.
		A história da Associação é um resultado da história de vida do seu fundador e atual presidente, Adilson Pereira de Souza. Aos 5 anos de idade, Adilson, deixou a comunidade Vila Torres e se juntou a dezenas de outras crianças que viviam nas ruas de Curitiba. Viveu nesta situação até os 15 anos, quando recebeu o atendimento na Unidade de Acolhimento chamada Fundação Educacional Meninos e Meninas de Rua Profeta Elias, mais conhecida como Chácara Meninos de 4 Pinheiros, da qual saiu como educador social. Esta experiência lhe possibilitou um olhar crítico sobre as condições de sua comunidade, motivando inclusive a participação de outras pessoas em torno da causa. 
		Em 2004, Sr. Adilson sensibilizou um grupo de pessoas voluntárias e lideranças da comunidade Vila Torres, para a criação de uma organização que atendesse crianças, adolescentes e suas famílias com a missão de evitar que elas vivenciassem as mesmas violações de direitos que sofreu em sua infância. Assim nasceu a Associação Iniciativa Cultural, a Passos da Criança. 
	Mediante esta realidade da Vila torres, a Associação Iniciativa Cultural tem como finalidade, defender e garantir os direitos das crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social suas respectivas famílias, por meio da promoção da autonomia, protagonismo e cidadania e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, por meio de atividades socioeducativas, psicossociais e de esporte, cultura e lazer. 
	Para tanto, algumas diretrizes e bases teóricas norteiam suas ações, segue algumas.
	Função protetiva e fortalecimento vínculos - Em conformidade com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, resolução nº 109, de 11 de Novembro de 2009 do Conselho Nacional de Assistência Social, as ações da Passos da Criança visam o fortalecimento da função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura dos seus vínculos, assim como promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. 
	Desenvolvimento integral da criança e do adolescente - O ser humano é a um só tempo físico, biológico, psíquico, cultural, social, histórico. Esta unidade complexa da natureza humana, o que muitas vezes é totalmente desintegrada na educação por meio das disciplinas, tendo-se tornado impossível aprender o que significa ser humano. Assim como propõe Edgar Morin (2000), entendemos que é preciso restaurar esta concepção do ser integral, de modo que cada um, onde quer que se encontre, tome conhecimento e consciência, ao mesmo tempo, de sua identidade complexa e de sua identidade comum a todos os outros humanos. 
Ainda dentro do desenvolvimento integral, como princípio norteador das ações da Passos da Criança é o próprio Estatuto da Criança e do Adolescente, citaremos apenas o artigo IV, quando diz sobre o Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer, que tem como eixo central o desenvolvimento pessoal e social da criança e do(a) adolescente. Desta forma, acreditamos fazer parte fundante da missão da Associação Iniciativa Cultural.
	Desenvolvimento da autonomia - A práxis da Passos da Criança também tem influência do teórico e educador social Paulo Freire, pois acreditamos que o professor/educador social não é o dono do saber e o educando um mero espectador com o único intuito, receber informações que não detinham. Nos opomos ao modelo de educação denominada bancária, aquela sem possibilidades de críticas reflexivas. Mas sim na educação dialógica, reflexiva ecrítica, para promoção da autonomia. 
	Segundo Freire, o mais importante no processo ensino aprendizagem, é conduzir o educando a perceber e ler o mundo que o cerca. Para ele, só se conquista o saber se aprendermos a analisar o mundo a sua volta de tal maneira que possamos estar promovendo, de modo crítico e produtivo, constantes interferências cotidianas. Por isso, ao trabalharmos com os usuários, propomos a utilização de temas geradores que fazem parte da realidade deles. A partir da escolha, instigamos à análise e reflexão críticas do impacto, desse tema, na vida dele e de sua sociedade.
Desta forma, as atividades visam o desenvolvimento da autonomia da criança e adolescente estimulem a criatividade; que desenvolvam o protagonismo; que desenvolvam a autonomia; que os conteúdos venham da realidade dos usuários e que tenham significado e façam sentido para eles; que promovam responsabilidade; que incentivem a participação social; que promovam sentimento de identidade; que estimulem a consciência crítica; que possibilitem a livre expressão; que possibilitem a escuta qualificada; que propiciem um ambiente acolhedor; que promovam a interação social; que desenvolvam as potencialidade e habilidades; que valorizem as diferenças; que fortaleçam os vínculos sociais; Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo.
2.3 Dinâmica do Funcionamento
O atendimento às crianças e adolescente é realizado de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00h (conforme o turno escolar do usuário), e em alguns sábados e noites para atividades de lazer, cultura, integração com a família e socialização. 
As atividades são divididas por oficinas. Em cada período, manhã e tarde, as crianças e adolescentes são divididos em três grupos, conforme a faixa etária, e realizadas 3 oficinas simultaneamente, em sistema de rodízio.
	As ações estão divididas em três Programas para atender as crianças e adolescentes; às famílias e comunidade; e aos colaboradores da entidade. 1) Programa de Desenvolvimento Infanto-Juvenil (PDI); 2) Programa de Integração Familiar e Comunitária (PIF); 3) Programa de Desenvolvimento do Colaborador (PDC). Conforme descrito:
A) PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO INFANTO-JUVENIL (PDI)
EIXO 1 – ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS:
Temas Transversais
Projeto Novas Descobertas
Projeto VIVE
Projeto Sonho Vivo
Colônia de Férias
Oficina de Informática
EIXO 2 – ARTE E CULTURA
Oficina de Artes Visuais 
Oficina de Percussão
Dança
EIXO 3 – ESPORTE E LAZER
EIXO 4 - ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL
Atendimento Individual
Atendimento em Grupo
1.	Psicoterapia Grupo: 
2.	Projeto “Cidadania em Ação”: 
3.	Projeto “Musicando”
EIXO 5 – ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO
Atividades de desenvolvimento da aprendizagem
Avaliação Psicopedagógica
	
B) PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO FAMILIAR E COMUNITÁRIO (PIF)
EIXO 1 – FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS FAMILIARES
Reuniões trimestrais 
Palestras formativas 
Atendimento Psicossocial 
Visitas familiares 
Almoço com as famílias 
Projeto Entrelaçando 
EIXO 2 – AÇÕES COMUNITÁRIAS
C) PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO COLABORADOR (PDC)
EIXO 1 – FORMAÇÃO CONTINUADA
EIXO 2 – QUALIDADE DE VIDA
EIXO 3 – REUNIÕES, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO
2.4 Público Alvo da Entidade
60 crianças e adolescentes, com idade entre 06 a 14 anos, em situação de vulnerabilidade social da Comunidade Vila das Torres.
2.5 Equipe Profissional
	FUNCIONÁRIO
	CARGO
	VÍNCULO
	CARGA HORÁRIA
	
	
	
	(Semanal)
	BARBARA VIRGINIA CARDOSO FARIA
	MUSICOTERAPEUTA SOCIAL
	CLT
	16
	CLEIDE MARIA DA SILVA
	AUX. SERVIÇOS GERAIS
	CLT
	40
	CRISTIANE FARIA HONORIO
	COORDENADORA
	CLT
	40
	DIORLEI APARECIDO DO ESPIRITO SANTO
	ARTE EDUCADOR
	CLT
	44
	DOUGLAS AUGUSTO DE ARAÚJO
	ASSIST. ADMINISTRATIVO
	CLT
	40
	JANAÍNA BARBOSA NAKAMURA
	ASSISTENTE SOCIAL
	CLT
	30
	JEAN PIERRE PEGO DA SILVA
	CAPTADOR DE RECURSOS E MARKETING
	CLT
	40
	JULIANA DA SILVA DE SOUZA
	GESTORA 
	CLT
	40
	MICHELE APOLIANO SOBREIRA PINTO
	PSICOPEDAGOGA
	CLT
	30
	NARCISO ANTONIO DE OLIVEIRA
	EDUCADOR SOCIAL 
	CLT
	40
	PAULO RICARDO KINGLEFFUS
	EDUCADOR SOCIAL
	CLT
	40
	PRISCILA DE AVELAR GOIS DAMA
	PSICÓLOGA
	CLT
	30
	SILVIA DE SOUZA SILVA
	COZINHEIRA
	CLT
	16
	SIRLENE PEREIRA DE SOUZA
	EDUCADORA SOCIAL
	CLT
	40
	SOLANGE SALOMÉ DA SILVA
	COZINHEIRA
	CLT
	44
	WESLEY LUCAS LAZAROTO
	AUX. DE CAPTAÇÃO DE RECURSO
	CLT
	40
	JULIANA PIRES
	ESTAGIÁRIA SERVIÇO SOCIAL
	ESTAGIÁRIA
	8
	CRISTINA MIDORI
	VOLUNTÁRIA YOGA
	VOLUNTÁRIA
	6
	ELIANE MAURIZE CARDOSO
	PROJETO AMPARO - OFICINA VALORES
	VOLUNTARIA
	2
	GUSTAVO HENRIQUE DA SILVA
	AUX. OFICNA DE DANÇA
	VOLUNTÁRIO
	4
	JOE WELINGTON CARNEIRO
	AUX. OFICNA DE PERCUSSÃO
	VOLUNTÁRIO
	8
	MAICON DOUGLAS DE LIMA
	AUX. CAPTAÇÃO DE RECURSOS
	VOLUNTÁRIO
	20
	MARIA VITÓRIA BUSTAMANTE
	VOLUNTÁRIA PSICOLOGIA
	VOLUNTÁRIA
	8
	JOSIANI VALIM DIMER POLI
	VOLUNTÁRIA ARTESANATO
	VOLUNTÁRIA
	2
	RAPHAELA BLOTZ
	AUX. OFICINA ESQUADRÃO DA NATUREZA
	VOLUNTÁRIA
	4
2.6 Fontes de Recursos
No que tange aos recursos financeiro à instituição conta com alguns parceiros fixos (Fundação Pro-Pauperibus, Associação Amigos das Crianças de Rua do Brasil, Associação Vivamigos, Instituto João Ferraz de Campos e Fundação Honorina Valente). Além desses parceiros que fazem contribuições sistemáticas mensalmente e anualmente, temos outros parceiros que contribuem com auxílios eventuais, dependendo da disponibilidade dessa verba e de nossas demandas internas. Também podemos contar com voluntários que se dispõe a contribuir com vários tipos de serviços que ajudam a desonerar nossas finanças. Outro meio para conseguirmos recurso financeiro e desenvolver eventos beneficentes.
Com o setor público temos a parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba (FAS) através de convênios pontuais. Os recursos são oriundos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e do Fundo Municipal da Assistência Social.
	
FONTE
	
VALOR ANUAL (R$)
	Recurso Internacional 
	R$ 285.000,00
	Fundação Honorina Valente
	R$ 102.103,58
	Instituto João Ferraz de Campos
	R$ 30.000,00
	Associação Beneficiente VIVAMIGOS
	6.000,00
	Fundo da Municipal da Criança e do Adolescente 
	R$ 28.375,00
	TOTAL GERAL:
	R$ 451.478,58
2.7 Parcerias Existentes
	PARCEIROS  - PASSOS DA CRIANÇA
	Atividades Diversas
	Parceiro
	Descrição
	Associação Beneficente Vivamigos
	Palestras Formativas / Programações, passeios e atividades para crianças e adolescentes / Doações de material de consumo e diversas / Recurso Financeiro
	IPCC - Instituto Pró-Cidadania
	Formações para equipe profissional; programações, passeios e atividades para crianças e adolescentes/ Doação de Alimentos
	Associação de Caridade Santa Rita de Cássia
	 Doação - Material de Consumo: Alimentos, Material de Limpeza e higiene/ Formação Profissional
	APM – Associação de Pais e Mestres do Colégio Marista Paranaense
	Realização de eventos e atividades recreativas pelos alunos e ex-alunos. / Doação de Carnes e locação de ônibus para passeios
	UFPR – Universidade Federal do Paraná
	Formação para equipe professional
	SMELJ – Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude
	Oficina de Ciclismo
	Conviver Marista
	Parceria no atendimento dos adolescentes encaminhados pela entidade e encaminhamento para o adolescente aprendiz
	Instituto Legado e GRPCOM
	Formação Profissional
	Centro Comunitário de Proteção Alimentar Padre Miguel – CECOPAM
	Doação: Frutas e Verduras 
	Associação Amigos Unidos
	Doação: Frutas e Verduras/ Doações Diversas / Realização de atividades recreativas para os educandos.
	Funcionários da Caixa Econômica Federal
	Doação: Material Higiênico / Alimentação / Brinquedos
	Elisangela Siminone
	Doação: Carne 
	Instituto João Ferraz de Campos
	Doação: Recurso Financeiro
	Fundação HonorinaValente
	Doação: Recurso Financeiro 
	Fundação Pro Pauperibus
	Doação: Recurso Financeiro / Material Permanente 
	Associação Amigos das Crianças de Rua do Brasil
	Doação: Recurso Financeiro 
	Prefeitura Municipal de Curitiba
	Projetos oriundos dos Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e da Assistência Social
	CRAS Vila Torres
	Atendimento Técnico, orientações e encaminhamentos
	Conselho Tutelar Regional Matriz
	Atendimento Técnico, orientações e encaminhamentos
	Unidade de Saúde Vila Torres
	Encaminhamentos e Orientações
	Destro Brasil
	Doação de Alimentos
	Aon Brasil
	Doação de Alimentos / Atividades Recreativa aos educandos
	Enerst Yong Brasil
	Atividades Educativas com os educandos / Reformas estruturais
	Grupo Uniter
	Palestras Formativas
	Associação Promovendo Bem
	Atividades Educativas com os educandos
3. JUSTIFICATIVA
A Associação Iniciativa Cultural está localizada na Vila Torres. Esse território é atendido por instituições governamentais e não governamentais que atuam na área da Saúde, Educação e Assistência Social. No entanto, as ações desenvolvidas são fragmentadas e não dão conta das manifestações sociais decorrentes da desigualdade social. Seu cotidiano é marcado por violações de Direitos Humanos, como envolvimento com tráfico de drogas e assassinato de crianças, adolescentes e jovens, decorrente de conflitos entre grupos ou pela polícia.
Com aproximadamente 9 mil habitantes, observa-se que os principais problemas da Vila Torres estão relacionados a: Pobreza Extrema; Desemprego e trabalhos precarizados; Moradias precárias; População em situação de rua; coletores de resíduos sólidos (grande concentração de barracões em residências); Questões socioambientais (Rio Belém, zoonoses); Uso abusivo de álcool e outras drogas; Violência decorrente do Tráfico; Ausência de serviço de esporte, cultura e lazer que contemplem a comunidade.
Toda esta realidade acaba por atingir, com maior intensidade, as crianças e adolescentes que permanecem parte do dia sem proteção e garantia de direitos. Geram consequências diretas, tais como: negligência, violência física, psíquica, sexual; abandono; situação de rua; exploração do trabalho infantil; envolvimento de crianças, adolescentes e jovens diretamente no tráfico de drogas, tanto na venda quanto no consumo; exposição de meninos e meninas envolvidas na rede de exploração sexual infanto-juvenil, dentre outros.
Mediante a realidade da comunidade em que os usuários estão inseridos, entende-se que a, necessidade de vários investimentos, tanto do poder público quanto da sociedade, fazem-se necessários para possibilitar oportunidades que promovam mudanças no contexto ao qual estão inseridos.
Enquanto sociedade civil organizada, a Passos da Criança tem buscado promover ações que possibilitam o empoderamento dos beneficiários quanto aos seus direitos, além de terem acesso a oportunidades que possibilitarão transformação pessoal, familiar e social.
O Projeto A diversidade TRANSFORMA a desigualdade tem por objetivo implementar e fortalecer as ações esportivas e socioculturais que visam o desenvolvimento de habilidades e competências dos educandos; da autonomia e do protagonismo; empoderamento, construção da identidade, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários; melhoria na qualidade de vida e transformação pessoal e social.
Desta forma, o presente Projeto prevê o pagamento de pessoal, que realizará ações diretamente com os beneficiários e para aquisição de material de consumo, na perspectiva a que este se propõe.
A atuação deste profissional conduz os usuários na percepção do ambiente em que vivem de forma mais acurada, incentivando-os sempre a autonomia em suas ações e a sonharem e persistirem em seus sonhos. Este profissional trabalha com o que a criança/adolescente tem de mais belo - que é a sua criatividade, o seu movimento, o seu brincar. Ele constantemente desafia a criança/adolescente a sair do seu conforto e a ousar seus próprios limites, seja na dança, na capoeira, no muay thai, no futebol, na corrida, na percussão, nas apresentações artísticas, nos passeios, no projeto VIVE, nas rodas de conversa, nos encontros familiares, nos almoços e/ou na convivência diária.
Ter um Arte Educador em nossa equipe realmente é um presente. Além de ser responsável por algumas oficinas socioculturais, artísticas e esportivas, ele contribui com as atividades socioeducativas. Desta forma, percebemos como as ações estão mais integradas. As atividades começaram a dialogar com as áreas de interesse dos educandos e a fazer mais sentido. Eles estão mais felizes e envolvidos nas atividades. 
Sabemos que a arte-educação e o esporte contribuem significativamente para os processos do desenvolvimento humano, que eles, não somente ajudam na expressividade e criatividade da criança/adolescente, como também interagem com os demais processos mentais tornando a aprendizagem e as interações sociais mais significativas e contribuem para redução das vulnerabilidades. 
Consideramos que, assim como a educação, também a arte, o esporte, a dança, a música e toda expressão artística cultural são diferentes formas de expressão das experiências humanas, e a sua inserção no cotidiano da OSC só vem enriquecê-la, caracterizando, assim, um dos fundamentos da socioeducação.
Acreditamos que tanto as atividades esportivas e as atividades de produção e a co-criação artísticas contribuem sobremaneira para o desenvolvimento humano. Desta forma, entendemos a importância de ter no espaço socioeducativo atividades artísticas, culturais e esportiva que ampliem o potencial cognitivo, afetivo e social dos educandos, colaborando para o desenvolvimento da sua percepção e compreensão do mundo, de si mesmos e dos outros. 
Ter um Arte Educador na equipe tem contribuído significativamente para o desenvolvimento integral das crianças/adolescentes, a sua área de atuação é tão abrangente que trabalha as cinco dimensões do educando – biofísica, psicoemocional, cognitiva, sociocultural e espiritual. Na Passos da Criança a arte-educação tem constituído o seu lugar, visto que ela é parte integrante da cultura e a sua inserção no contexto socioeducativo das crianças/adolescente pode representar uma boa estratégia na formação sociocultural, pois propicia o reconhecimento e o respeito à diversidade e transforma as desigualdades.
Entende-se que as ações realizadas por este profissional é de grande relevância para sedimentação do trabalho e possibilitará maior impacto na vida das crianças e adolescentes atendidos, gerando resultados mais efetivos e consequentemente de transformação pessoal e social.
4. PÚBLICO ALVO DO PROJETO
60 crianças e adolescentes, com idade entre 06 a 14 anos, em situação de vulnerabilidade social da Comunidade Vila das Torres.
5. OBJETIVOS 
5.1 Objetivo Geral
Promover através de atividades socioculturais e esportivas a autonomia, a cidadania e prevenção das vulnerabilidades e riscos sociais de crianças e adolescentes, bem como o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
5.2 Objetivos Específicos
Estimular e fortalecer o protagonismo, autonomia e a participação cidadã dos usuários;
Potencializar ações que visam o acesso aos direitos, a inclusão social, o enfrentamento das desigualdades sociais e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários;
Promover atividades que visam o desenvolvimento integral dos usuários, estimulando sua potencialidade e habilidade; 
Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo.
Prevenir a institucionalização e a segregação de crianças e adolescentes;
Oportunizar aos usuários acesso às atividades socioeducativas, culturais, esportivas e de lazer, através de um processo participativo e comunitário que os faça agentes de sua própria promoção.
Identificar e desenvolver as potencialidades e habilidades dos usuários por meio do esporte, da música, dadança e de expressões artísticas; 
Estimular a criatividade e o brincar da criança/adolescente;
Promover ações sobre a diversidade sociocultural e pessoal;
Criar um espaço mais acolhedor, atrativo e alegre (que o educando possa ser ele mesmo e ser mais feliz).
6. METAS
Oficina de Percussão – 7 turmas conforme as inscrições dos educandos, sendo uma turma aos sábados aberta para comunidade;
Oficina de Dança – 2 turmas de 10 inscritos cada ou conforme procura;
Oficina de Muay Thai – 2 turmas aos sábados de 10 inscritos cada, aberta para comunidade;
Oficina de Capoeira – 2 turmas de 10 inscritos cada ou conforme procura;
Esporte – dividido entre lazer, futebol, atletismo e ciclismo (ciclismo parceria com SMELJ) uma vez por semana conforme área de interesse no Jd. Botânico; contempla os 60 beneficiários;
Projeto VIVE – 2 grupos de 10 participantes - rodas de diálogo do projeto Vivendo Valores na Educação; duas vezes por semana;
Diálogos e ações comunitárias sobre diversidade sociocultural e pessoal – intercalar com as oficinas e integração com outras instituições.
Participação em maratonas de atletismo – 4 participações durante o ano;
Apresentações artísticas culturais – 4 apresentações durante o ano;
Passeios culturais – 4 passeios durante o ano;
7. PLANO DE AÇÃO
	As ações realizadas com as crianças e os adolescentes possibilitarão desenvolver competências para compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; ações de Cidadania e Protagonistas, favorecendo o desenvolvimento e fortalecimento da autonomia dos usuários; e o desenvolvimento físico, intelectual e social, visto que, contribui diretamente na expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. 
A) Atividades Socioculturais
Oficina de Percussão
Trabalhar a percussão propicia um alto desenvolvimento motor, rítmico, cultural e também social. O contato com diversos tipos de instrumentos e ritimos musicais revela a diversidade cultural, a qual os usuários antes não tinham conhecimento e contribui para o sucesso do trabalho em grupo.
Os usuários têm a oportunidade de aprender sobre cultura e arte de forma criativa, dinâmica e vivencial, como forma de integração e sociabilidade. Estão previstas apresentações culturais por meio da oficina de percussão e integração com a comunidade e com outros serviços sociassistenciais.
Por meio da oficina de percussão serão trabalhadas temas voltadas a identidade da Criança e do Adolescente e as diversidades culturais. Será trabalhado tema sobre consciência e respeito, condutas discriminatórias estabelecidas em nossa sociedade X a diversidade, e nisso se constrói a transformação social.
Dança
Na Passos da Criança a dança tem uma função muito específica, que não é a de formar dançarinos ou bailarinos, mas de estimular a criatividade e a livre expressão da criança e do adolescente. Pois, busca evoluir em relação ao domínio de seu corpo, desenvolver suas possibilidades de movimentação, descobrindo novos espaços, formas, superação de suas limitações e condições para enfrentar novos desafios quanto aspectos motores, sociais, afetivos e cognitivo.
Enquanto um processo socioeducativo, a dança não se resume em aquisição de habilidades, contribui para o aprimoramento de habilidades básicas, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo. 
Nesta perspectiva a dança é uma forma de integração e expressão tanto individual quanto coletiva, em que o educando exercita a atenção, a percepção, a colaboração e a solidariedade. Desta forma, compreendemos que a dança visa contribuir para desenvolvimento do processo de interação, socialização, criatividade, imaginação e expressão das crianças e adolescentes.
B) Atividades de Esporte e Lazer
As atividades recreativas e esportivas, possibilitam ampliação do conhecimento e socialização; desenvolvimento integral da criança e do adolescente; desenvolvimento de habilidades como: coordenação psicomotora, movimento e linguagem corporal, socialização, comunicação, respeito, pensamento reflexivo, pensamento lógicos, criatividade, observação, cooperação, tolerância, compreensão e exercício de normas e valores, auto percepção e reflexão, sentir, pensar, memorização, etc.; autoconhecimento, valorização de si mesmo, desenvolvimento da autonomia e emancipação.
Além de todos esses aspectos, o esporte tem sido uma grande ferramenta de inclusão e de transformação social. Durante as práticas esportivas as diferenças são transpostas pela compreensão do espírito esportivo, eles compreendem a riqueza da diversidade. De competitivos egocêntricos tornam-se mais cooperativos e altruístas. Esta é a transformação que buscamos.
Oficina de Muay Thai
O muay thai tem como objetivo o desenvolvimento dos educandos quanto aos aspectos biofísicos, pessoal e social, disciplina da mente, formação do caráter e do crescimento da autoconfiança. 
Entendemos que é um esporte de que trabalha a expressão do ser humano, por isso também é considerada uma arte. Através de técnicas próprias do muay thai o educando pode expressar suas mais variadas emoções e desta forma equilibrá-las através do treinamento. 
É importante salientar que as artes marciais , no nosso caso o muay thai e logo adiante a capoeira, são esportes que nunca incentivam a violência, pois são esportes que possuem muitas regras e possuem uma filosofia de não violência como fundamento da prática, e todos estes princípios são ensinados e vivenciados em grupo e que devem transcender para comunidade onde vivem.
Oficina de Capoeira
A oficina de capoeira, semelhante ao muay thai traz diversos benefícios às crianças/adolescentes, como a evolução do condicionamento físico, o desenvolvimento da coordenação motora e dos reflexos, a melhora da paciência, o autocontrole emocional, sociabilidade, trabalho em equipe, autoestima, autoconfiança e o respeito ao próximo e respeito as diferenças. 
Assim como na percussão, a capoeira torna-se um espaço para se dialogar aspectos da diversidade cultural, discriminação e exclusão racial e social. Esta tem sido uma problemática identificada em nosso espaço, e perpassa este local por se tratar de uma problemática sociocultural, que precisa ser desconstruída e resignificada com os educandos de forma positiva. 
Atletismo e Futebol
Percebemos que o esporte é uma excelente escolha para as crianças/adolescente, pois além dos benefícios físicos, ele desenvolve importantes habilidades nas crianças. Na Passos da Criança o esporte tem se inserido de forma livre, conforme a área de interesse do educando e conforme eles vão se identificando também vão se aprofundando.
	O esporte ajuda no desenvolvimento do corpo e da mente, percebemos que por meio de práticas esportivas a autoestima e socialização das crianças/adolescente melhora muito.Pois elas desafiam e superam os seus limites todo tempo. É um processo de descoberta e autoconhecimento ao mesmo tempo, como se começassem a acreditar em si mesmas, que são capazes de superar suas dificuldades.
Nos esportes coletivos o educando desenvolve competências que sozinho não conseguiria atingir. Qualificam a competitividade, desenvolvem a empatia, o respeito pelo outro, trabalham a frustração e o autocontrole. Entendemos que o esporte no contexto que atuamos tem ao mesmo tempo função curativa e disciplinar para alguns educandos.
O objetivo inicial do esporte não é formar atletas, mas sim despertar nos educandos o interesse pelos esportes e trabalhar aspectos do desenvolvimento integral da criança e do adolescente como os descritos anteriormente, e se e algum se destacar em alguma modalidade intensificamos o acompanhamento na modalidade específica e realizamos os encaminhos em direção ao talento do educando no intuito de potencializá-lo. 
As atividades na Passos da Criança acontecem no Jd Botânico uma vez por semana e se divide em: Atletismo - treinamento para competições de Maratonas de Atletismo, Futebol de Areia e Atividades Recreativas direcionadas, que serão dirigidas pelo ArteEducador. Além destas atividades tem o Ciclismo que é uma parceria com a SMELJ e que também é supervisionada por este profissional. 
C) Atividades Socioeducativas
Projeto VIVE
No decorrer dos anos temos percebido que não basta apenas trabalharmos questões relacionadas a sobrevivência das crianças e adolescentes. Precisamos de uma visão integral do ser que considere o desenvolvimento nas dimensões emocionais, morais e espirituais das crianças e adolescentes. Com a nossa atenção voltada para as crianças e jovens de nossa sociedade, que são cada vez mais afetadas pela violência e problemas sociais sempre crescentes, descobrimos e nos motivamos com o Projeto VIVE – Vivendo Valores na Educação, por isso buscamos parcerias para implantação do programa na Passos da Criança.
O programa VIVE, vivendo valores na educação, é uma parceria entre educadores de todo o mundo, com apoio da UNESCO, patrocínio do Comitê Espanhol do Unicef e consultoria do Conselho Educacional do Unicef e da Organização Brahma Kumaris.
O VIVE é aplicado em 79 países, em mais de 7.000 locais, a maioria, escolas, mas também em creches, entidades de juventude, entidades de pais, instituições para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, centros de saúde e acampamentos de refugiados.
O VIVE é um abrangente programa de educação sobre valores. Ele é inovador, de características globais e oferece uma ampla variedade de atividades experimentais sobre valores e metodologias práticas para educadores, facilitadores, pais e assistentes que capacitam crianças, adolescentes e adultos a explorar e desenvolver doze valores universais: Paz, Respeito, Cooperação, Liberdade, Felicidade, Honestidade, Humildade, Amor, Responsabilidade, Simplicidade, Tolerância e Unidade.
O VIVE faz parte do movimento global para uma cultura de Paz e não violência para as crianças do mundo. Projetadas para abordar a criança/adolescente/pessoa como um todo, as atividades do Vivendo Valores constroem habilidades sociais, emocionais e interpessoais, perspectivas e comportamentos baseados em valores.
O propósito do Vive é fornecer princípios orientadores e ferramentas para o desenvolvimento integral da pessoa, reconhecendo que o indivíduo compreende as dimensões físicas, intelectual, emocional e espiritual. Ajudar indivíduos a pensar e refletir sobre os diferentes valores e as implicações práticas de expressá­los em relação a si mesmos, aos outros, à comunidade e ao mundo em geral.
Aprofundar o entendimento, a motivação e a responsabilidade com relação às escolhas pessoais e sociais positivas. Inspirar indivíduos a escolher seus próprios valores pessoais, sociais, morais e espirituais e conscientizá­los dos métodos práticos para desenvolvê­los e aprofundá­los.
O Arte Educador, juntamente com outro educador, será responsável por realizar rodas de conversa, vivências de valores e práticas diversas, conforme proposta do projeto, com dois grupos de 10 crianças cada, duas vezes na semana. 
8. AVALIAÇÃO
Avaliação bimestral com todos os envolvidos nas ações: crianças, adolescentes, voluntários, oficineiros, educadores sociais, equipe técnica, coordenação e demais funcionários; e com as famílias dos usuários, para dimensionar a evolução dos resultados que estão sendo alcançados.
As avaliações acontecerão por meio de coleta e registro de dados mediante frequência nas ações do projeto, depoimentos escritos, registros de imagens e vídeos, avaliações escritas após as ações, feedbacks dos usuários, entrevistas individuais e em grupo, quantidade de participações cidadãs, produção de material musical da percussão, relatórios do profissional e avaliação qualitativa do desenvolvimento sociocultural dos educandos a partir das interações grupais e envolvimento nas atividades. 
9. INDICADORES
Quantidade de ações externas que envolvam a interação com a comunidade e outros espaços;
Quantidade de passeios culturais;
Nível de satisfação dos usuários quanto as atividades propostas;
Levantamento de habilidades e potencialidades identificadas.
Aprimoramento das habilidades e competências;
Composições musicais;
Número de frequência dos usuários nas ações e atividades desenvolvidas;
Número apresentações;
Número de encaminhamento realizados conforme a habilidade identificada;
Quantidade de atividades socioeducativas ofertadas;
Curitiba, 31 de Agosto de 2016.	
_____________________________
Adilson Pereira de Souza
Presidente - Associação Iniciativa Cultural
ANEXOS
“Lutar pela igualdade sempre que as diferenças nos discriminem;
lutar pelas diferenças sempre que a igualdade nos descaracterize”.
Boaventura de Souza Santos
ASSOCIAÇÃO INICIATIVA CULTURAL
PASSOS DA CRIANÇA
A diversidade TRANSFORMA a desigualdade 
Curitiba
AGOSTO/2016
Associação Iniciativa Cultural – “Projeto Passos da Criança” -R: Manoel Martins de Abreu, 22, Jd. Botânico, Curitiba/PR
CNPJ 07.180.014/0001-83 – Contatos: (41)3016-3501(Associação) / 9941-4898 (Juliana)
 E-mail: contato@passosdacrianca.org.br
25

Continue navegando