Buscar

Atividade 2 saúde coletiva

Prévia do material em texto

Atividade 2 
Pergunta 1 
Segundo o relatório de 2008, publicado pela Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais de Saúde, são causas sociais principais das iniquidades em saúde no Brasil: 
Resposta Selecionada: c. Urbanização, transição demográfica, crescimento econômico e distribuição de renda, educação e saúde 
Resposta Correta: c. Urbanização, transição demográfica, crescimento econômico e distribuição de renda, educação e saúde 
Pergunta 2 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define Sistema de Informação em Saúde (SI S) como um mecanismo de processamento, coleta, análise e transmissão de informação necessário para: 
Resposta Selecionada: d. Planejar, Organizar, Operar e Avaliar os sistemas de saúde 
Resposta Correta: d. Planejar, Organizar, Operar e Avaliar os sistemas de saúde 
Pergunta 3 
As condições de vida são fatores determinantes para a saúde do indivíduo. O modelo assistencial que tem como objeto as condições de vida, entre outros, é: 
Resposta Selecionada: d. Modelo de Vigilância da Saúde 
Resposta Correta: d. Modelo de Vigilância da Saúde 
Pergunta 4 
Vigilância Sanitária, atualmente, tem seu campo de abrang ência praticamente ilimitado, pois tem como objetivo intervir em todos os aspectos que afetam a saúde das pessoas. Afim de facilitar, o campo de abrangência pode ser subdividido em: 
Resposta Selecionada: a. Bens e serviços de saúde e meio ambiente 
Resposta Correta: a. Bens e serviços de saúde e meio ambiente 
Pergunta 5
São vários os sistemas de informação (SIS) disponíveis no SUS que fornecem dados para a análise epidemiológica. Relacione os SIS com os principais dados coletados: 
A. SIM
B. SINASC
C. SINAM 
a) nascidos vivos 
b) agravos sob notificação
c) óbito 
Resposta Selecionada: d. 1-C; 2-A; 3 -B 
Resposta Correta: d. 1-C; 2-A; 3 –B
Pergunta 6 
Dentre as várias finalidades de um Sistema de Informaç ão em Saúde (S IS), podemos citar: Resposta Correta: d. Todas as alternativas anteriores estão corretas 
Pergunta 7 
Sobre a situação da saúde no Brasil, assinale a alternativa correta: 
Resposta Correta: d. Em relação à Mortalidade infantil e na infância, houve redução no número de óbitos no Brasil, de 68 mil em 2000 para 38 mil em 2014, na subnotificação, de 22 mil para 5 mil, e redução das taxas de mortalidade na infância, infantil e suas componentes , de 1990 a 2014.
Pergunta 8 
Assinale a alternativa correta: 
Resposta Correta: c. Mortalidade: Representa a intensidade com que os óbitos por uma determinada doença ocorrem numa certa população. Mortalidade geral, mortalidade infantil, mortalidade materna e por doenças transmissíveis são os mais utilizados para avaliar o nível de saúde de uma população . 
Pergunta 9 
O óbito é um dos principais eventos cujos dados devem ser coletados afim de fomentar o SIS, sendo a Declaração de Óbito o Instrumento de Coleta. O principal uso de tal dado é: 
Resposta Selecionada: a. Estudos de mortalidade 
Resposta Correta : a. Estudos de mortalidade
Pergunta 1 0
O novo modelo de assistência à Saúd e prevê a descentralização de dados e, para isso , é necessário que os dados do Sistema de Informação e m Saúde (SIS) sejam analisados em âmbito: 
Resposta Selecionada: b. Municipal 
Resposta Correta: b. Municipal 
1. As condi ções de vi da são fa tores determi na ntes para a s a úde do i ndivíduo. O mo del o a s sis tencia l que tem c omo o bjeto as condi ções de vi da , entre outr os , é: Res pos ta C orreta: Model o de Vig il â nc ia da Sa úde; 
2. A Vi g ilâ nci a Sa ni tá ri a, a tua lmente, tem s eu campo de a bra ng ência pra tica men te i li mitado, pois tem como obj etiv o inter vir em t od os os as pectos que afetam a saúde da s pes s oas . A fi m de faci li ta r, o ca mpo de abra ng ênc ia del a pode s er s ubdividido em: 
Res pos ta C orreta: B ens e s erviços de s a úde e meio ambiente; 
3. O óbi to é um dos pri nci pai s eventos cujos dados devem s er col eta dos a fi m de fomen tar o SI S, s endo a Decla ra çã o de óbito o ins tru ment o de coleta. O pri nci pa l us o de tal da do é para: 
Res pos ta C orreta: Es tudos de morta li da de; 
4. Segund o o rel a tóri o de 2008, pu bli ca do pel a C omi ss ã o Naciona l s obre Determi na ntes Soci ai s de Saúde, s ã o ca us as s ocia is princi pais das iniqui da des em s aúde no Bra s il : 
Res pos ta C orreta : Urbanizaçã o, trans iç ão demog rá fic a, c res ci mento ec onô mic o e di s tri bui ção de renda, educa çã o e s a úde; 
 
5. Dentre a s vá ri as fi nali da des de um Sis tema de Infor ma çã o em Sa úde ( SI S) dent ro da Sa úde C oletiva , pode m os ci ta r: 
Res pos ta C orreta: Toda s as a lternati vas anteri ores es tão c orreta s 
6. O Sis tema de Informa çã o em Saúde (SI S) divide -s e em três eta pa s : coleta, proces s a mento e deci s ão e controle. Po rém, es s as etapas nã o es tão totalme nte s eparadas , ma s interlig a das a tra vés das s ubetapas , res pectiva mente : 
Res pos ta C orreta: Tra ns mi ss ão, Apres entaç ão e O pções de Deci sã o; 
7. São funções ess enciai s da área de Vig il ância E pi demi ol óg ic a, exceto: 
Res pos ta C orreta: Aumen to da p rod uç ão c ientíf ica ; 
8. O s indi ca dores de saúde s ã o f erramenta s de vi ta l importânci a dentro da s a úde públ ic a. Pertenc em a os atri but os dos indi ca dores da s aúde: 
Res pos ta C orreta: Conf ia bi l idade; 
9. Um Sis tema de Info r ma çã o em Sa úde ( SIS) é c ompos to pela s seg uintes eta pa s : c ol eta, proc ess a mento e dec is ão e contr ol e. Fa z parte da etapa chama da de cont role: Res pos ta C orreta: Pedi do de i nf or ma çã o adici ona l; 
10. O novo model o de a s s is tênc ia à Saúde prevê a descentra li zaçã o de da dos e, pa ra i ss o, é necess á ri o que os dados do Sis tema de Informa çã o em Sa ú de (SIS) s eja m anali sados em âmbito: 
Res pos ta C orreta: Muni cipal ;

Continue navegando