Buscar

AULA INTRODUTORIA DE Analise e Gestao de Custos

Prévia do material em texto

*
*
ANÁLISE e GESTÃO DE CUSTOS
 Aula introdutória
(HISTÓRIA, TEORIA E & CONCEITOS)
AUTOR: JOSÉ GERALDO MATTOS
A contabilidade de custos surgiu junto com a revolução industrial, como tentativa de se elaborar um inventário disponível em um determinado período operacional, onde procurava-se identificar o valor dos produtos fabricados e vendidos. Todavia naquela época as empresas apresentavam processos de produção muito semelhantes aos processos artesanais, e compunham sua matriz de custos basicamente com matérias primas e mão-de-obra, que eram sem dúvida os mais relevantes.
Com o desenvolvimento e, o emprego cada vez mais intensivo das máquinas no processo de produção, novos custos apareceram tornando-se bem mais complexos os métodos para medi-los. 
*
*
ANÁLISE e GESTÃO DE CUSTOS
 Aula introdutória
iii) A complexidade destes métodos contábeis, capazes de solucionar cada vez com mais rapidez os custos de fabricação, foi que deu origem a contabilidade de custos.
iv) Desde a Revolução Industrial, a contabilidade de custos sofreu uma evolução considerável, devido a necessidade de realinhamento de seus objetivos e à expansão do campo de atuação.
v) À partir da I ª Guerra Mundial, com o incremento do processo produtivo, e consequente aumento da concorrência entre empresas e, a escassez de recursos, surgiu a necessidade de aperfeiçoar os mecanismos de planejamento e controle das empresas. Neste sentido as informações de custos, desde que devidamente apresentadas em relatórios, seriam um grande subsídio para o controle e planejamento empresarial.
*
*
ANÁLISE e GESTÃO DE CUSTOS
 Aula introdutória
Diante de tal fato, a contabilidade de custos tornou-se, devido a uma grande gama de informações que a compõem, um grande sistema de informações gerenciais.
vi) Aliado ao desenvolvimento experimentado pela contabilidade de custos nas empresas nas quais teve origem, ou seja, nas empresas de setor secundário, foi possível criar sistemas perfeitamente adaptáveis ao setor terciário (escolas, bancos, hospitais, empresas de ônibus, etc).
*
*
ANÁLISE e GESTÃO DE CUSTOS
 Aula introdutória
O USO DO CONHECIMENTO DOS CUSTOS
Conforme MEGLIORINI (2007), uma empresa apura seus custos para:
Atendimento de exigências legais quanto à apuração de resultados de suas atividades e avaliação de estoques;
b) Para a tomada correta de diversas decisões e o exercício de controles;
Conforme MEGLIORINI e SANTOS (2007;2010), os custos são determinados a fim de atingir os principais seguintes objetivos:
Determinação do lucro;
Planejamento e controle das operações;
Diversas tomadas de decisões.
*
*
continuação...
A contabilidade de custos auxilia na solução de problemas relacionados: 
Ao preço básico de venda;
b) À contribuição de cada produto ou linha de produtos para o lucro da empresa;
c) Ao preço mínimo de determinado produto em situações especiais;
d) Ao nível mínimo de atividade em que o negócio passa a ser viável;
e) À eficiência da força do trabalho humano e dos materiais aplicados.
*
*
continuação...
ANÁLISE e GESTÃO DE CUSTOS => definições:
LIMA, José Geraldo. De. Custos – Cálculos, sistemas e análises: “consiste em evidenciar aspectos particulares das condições econômicas da produção e distribuição dos produtos, bem como contrastar valores para o conhecimento das situações ocorridas e das tendências que as mesmas venham a indicar”
2. É uma “ferramenta de apoio administrativo que proporciona, através da verificação de todos os gastos envolvidos em um processo produtivo, uma visão profunda e analítica de como é empregado e manipulado o capital da empresa. 
 
3. É uma das principais ferramentas de apoio à gestão de empresas de todos os portes, no tocante, principalmente à fase de planejamento e controle.
 
*
*
Continuação...
	=> Buscar-se-á nesta disciplina manipular com as principais ferramentas que sustentam o contexto do custeamento, de forma mais objetiva e economicamente enxuta, até à formação do preço básico de venda (do produto e/ou serviço), concluindo-se com as análises pertinentes do custo-volume-lucro.
	=> Verifica-se que no mercado competitivo, atualmente, há alguma causa de pouca eficácia gerencial em determinadas empresas => é a não capacidade de identificar os impactos que a tomada de decisão tem nos custos e no lucro do negócio em que se atua.
	=> A análise de custos baseia-se, fundamentalmente, na identificação dos gastos (custos e despesas) gerados pelos processos da organização.
*
*
Continuação...
	
Os resultados da atividade exercida que se apresentam à gestão no final de um qualquer período, levantam ou devem levantar, aos responsáveis dessa entidade, duas questões:
Quais são os serviços, os produtos ou famílias de produtos que contribuem para melhorar o resultado e quais são aqueles que contribuem para a redução;
Quais são, no seio da empresa, os serviços ou centro de atividades que funcionam de maneira satisfatória e os que funcionam mal ? 
Estas são alguns tipos de perguntas que a análise e gestão de custos pretende responder.
*
*
Continuação...
	
A aplicação e análise dos custos “obriga” a consideração de grandezas tais como:
 i) quantidades e valores de horas de trabalho; 
 ii) tempo de funcionamento;
 iii) quantidades que deverão ser absorvidas etc.
No contexto da análise de custos propriamente dita observar-se-á as relações do custo com o volume e o lucro, em termos de:
 . i) Análise do ponto de equilíbrio;
 . ii) Aplicação prática da análise do ponto de equilíbrio;
 . iii) Ponto equilíbrio contábil, financeiro e econômico
*
*
Continuação...
 
 . iv) Aceitação de pedido adicional; eliminação de um produto 
 da linha de produção
 . v) Comprar ou produzir determinados materiais ou serviços.
POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS QUANDO EXISTE AUSÊNCIA DE INFORMAÇÕES DE CUSTOS
Desconhecimento do lucro por produto;
Venda de produto que não dão lucro suficiente;
Esforço de venda não orientado para produto com mais lucratividade;
Preços fixados sem base, de acordo com a concorrência ou com tabelamento;
Dificuldades para identificar ou fixar ações para um melhor rendimento de custo;
AMEAÇAS =>
 a) Para a estabilidade econômico-financeira da empresa;
 b) Ao Crescimento da empresa.

Continue navegando