Buscar

Reformas Bourbônicas na América Espanhola

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Após um longo período de crise, a Espanha implementou profundas reformas , conhecidas como bourbônicas. Tais medidas repercutiram sobre as colônias espanholas na América. Entre as medidas, é incorreto dizer que:
	
	Houve o estabelecimento de medidas econômicas e políticas, para maior controle da Coroa sobre as colônias.
	
	Nas províncias foram criados o cargo de Intendente, responsável pelo recolhimento dos impostos.
	
	O tratado de Madri foi assinado por essa época, definindo os territórios da Espanha e Portugal.
	 
	A economia colonial foi totalmente modificada, tendo a indústria sido incentivada.
	
	Nas vilas mais prósperas, a Espanha pretendia fazer a derrama, ou seja, a cobrança dos impostos sobre o ouro, que estavam atrasados.
Fruto principalmente de um enfraquecimento da Coroa, o fim da dinastia Habsburgo na Espanha deu lugar a um novo governo, liderado pela família Bourbon, de origem francesa. A nova administração colocou em prática um corpo de reformas (as 'reformas bourbônicas') que reergueram a Espanha política e economicamente no século XVIII. Dentre as afirmações abaixo, qual NÃO explica o principal motivo do sucesso inicial das reformas bourbônicas?
	 
	Acreditando ter um sistema de exploração colonial perfeito, os Bourbon buscaram garantir as fronteiras estabelecidas pelo Tratado de Tordesilhas e manter o território dividido em apenas dois Vice-Reinos e três capitanias gerais.
	
	A transmissão da ação executiva dos conselhos para ministérios e secretarias foi essencial para que a Coroa espanhola retomasse o controle sobre as atividades econômicas, políticas e militares.
	
	O reforço da presença militar nas colônias americanas favoreceu muito a arrecadação da Coroa espanhola nessas regiões.
	
	A extinção da presença jesuítica em território colonial foi uma ação que reafirmou a autoridade metropolitana, colocando a autoridade eclesiástica em segundo plano.
	
	A criação de novas rotas comerciais com as colônias americanas aumentou consideravelmente a remessa de prata para a metrópole.
Ao longo do século XVIII, podemos observar o interesse o Império Espanhol em controlar mais e melhor os fluxos mercantis da região do Rio da Prata. Nesse sentido, assinale entre as opções abaixo aquela que apresenta duas medidas adotadas pela administração colonial para consolidar essa maior controle.
	
	Tratado de Tordesilhas e a instituição das Casas de Contratação.
	 
	O Tratado de Madri e a instituição do Vice Reinado do Rio da Prata como entidade administrativa independente do Vice Reinado do Peru.
	
	Tratado de Tordesilhas e a instituição do Vice Reinado do Rio da Prata como entidade administrativa independente do Vice Reinado do Peru.
	
	A instituição das Casas de Contratação e a implementação da Encomienda.
	
	O Tratado de Madri e a instituição das Casas de Contratação.
Em 1750 foi assinado um novo tratado, que substituía Tordesilhas. Ele estabelecia as possessões portuguesas e espanholas na América e baseou-se no princípio das fronteiras naturais. Estamos falando de qual documento?
	
	Uti Possidetis
	
	Tratado de Utrecht
	
	Acordo de Badajós
	 
	Tratado de Madri
	
	Tratado de Paris
Algumas das medidas tomadas pela Coroa espanhola com as chamadas "Reformas Bourbônicas" foram a criação de novos Vice-Reinos e o estímulo ao aumento da produção agrícola e da extração de minério. Sobre esse tema, qual das opções abaixo está incorreta?
	
	Instituições de controle administrativo usados na metrópole, como a visita general, passaram a ser aplicadas nas colônias, sinalizando a intensificação da fiscalização espanhola.
	
	O comercio libre, medida Bourbônica, teve um impacto econômico inicial muito forte, acelerando as trocas comerciais mesmo em lugares antes isolados, como Venezuela e Chile.
	 
	Com as Reformas Bourbônicas, os metais precisos deixaram de ser a principal fonte de riqueza extraída da América, dando sobrevida à exploração espanhola.
	
	A criação Vice-Reino do Rio da Prata, com base na atual Argentina, foi decisivo no enfraquecimento do poder gozado por Lima, capital do Peru.
	
	O perfil geopolítico da América do Sul foi fortemente influenciado pelas Reformas Bourbônicas, ganhando traços que mais tarde influenciariam o desenho da América independente.
Na segunda metade do século XVIII, o governo do Império espanhol colocou em prática uma série de reformas administrativas que tinham o objetivo de modernizar e intensificar a exploração colonial. Assinale, entre as opções apresentadas, aquela que apresenta corretamente o nome dessas reformas.
	 
	Reformas Bourbônicas.
	
	Reformas Mediterrânicas.
	
	Reformas religiosas.
	
	Reformas Ilustradas.
	
	Reformas Pombalinas
Na Espanha, a consolidação da Dinastia Bourbon no Poder, é marcada por uma série de mudanças políticas e pela execução de um amplo programa de reformas. Acerca dessas chamadas Reformas Bourbônicas, assinale a alternativa correta.
	
	Os "Grandes de Espanha" (nobres) perderam o direito a jurisdição privada de suas terras.
	
	No ano de 1711, especialistas fiscais trazidos do exterior conseguiram reduzir a receita do Estado de doze para cinco milhões de pesos, um feito obtido graças a um exame meticuloso das contas.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	 
	A criação de um Secretariado de Estado reduziu os tradicionais Conselhos a funções meramente consultivas e judiciais.
	
	No âmbito militar, o velho sistema de regimentos no estilo francês, equipados de mosquetes e baionetas, foi substituído pelos famosos e modernos TérciosEspanhóis¿armadoscomπques(lanças)

Outros materiais