Buscar

SIMULADO COMTEMPORÂNEOS DIVERSIDADES DE GÊNERO

Prévia do material em texto

SIMULADO:COMTEMPORÂNEOS DIVERSIDADES DE GÊNERO
Questão 1/2 - Temas Contemporâneos: Da Diversidade De Gênero à Faixa Geracional
Considere a seguinte citação: 
“Os dados comprovam o que educadores já sabiam: a fronteira entre a escola e a violência das ruas deixou de existir. Vandalismo, agressões, confronto entre gangues, roubos, tráfico e até assassinatos passaram a fazer parte da rotina escolar. De acordo com a pesquisa, intitulada ‘Violência nas escolas: o olhar dos professores’, 72% dos professores já presenciaram briga de alunos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/violencia-nas-escolas-das-ruas-para-a-sala-de-aula.htm>. Acesso em: 29 mar. 2017.
Considerando estas informações e os conteúdos do texto-base O bê-á-bá da intolerância e da discriminação sobre as principais características que identificam a violência escolar, assinale a alternativa correta.
Nota: 50.0
A)Desrespeito às autoridades, pouco uso da tecnologia e pobreza.
B)Direitos humanos, conselho tutelar e entidades civis.
C)Doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência.
D)Manifestações políticas, grêmios estudantis e associações discentes.
E)Uso de drogas, formação de gangues e porte de armas.
Você acertou!
“O fenômeno da violência no cenário escolar é mais antigo do que se pensa. Prova disso é o fato de ele ser tema de estudo nos Estados Unidos desde a década de 1950. Porém, com o passar do tempo, ele foi ganhando traços mais graves e transformando-se em um problema social realmente preocupante. Hoje, relaciona-se com a disseminação do uso de drogas, o movimento de formação de gangues – eventualmente ligadas ao narcotráfico – e com a facilidade de portar armas, inclusive as de fogo. Tudo isso tendo como pano de fundo o fato de que as escolas perderam o vínculo com a comunidade e acabaram incorporadas à violência cotidiana do espaço urbano.” (Artigo: “O bê-á-bá da intolerância e da discriminação”, p. 29)
Questão 2/2 - Temas Contemporâneos: Da Diversidade De Gênero à Faixa Geracional
Leia o trecho a seguir:
“Formas de trabalho, corpo, prazer, afetos, escolarização, oportunidades de expressão e de manifestação artística, profissional e política, modos de inserção na economia e no campo jurídico — aos poucos vão exigir mais do que descrições minuciosas e passarão a ensaiar explicações”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: https://bibliotecaonlinedahisfj.files.wordpress.com/2015/03/genero-sexualidade-e-educacao-guacira-lopes-louro.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2017.
A partir do trecho lido e dos conteúdos do texto-base Gênero, sexualidade e educação: das afinidades políticas às tensões teórico-metodológicas quanto aos novos temas pesquisados na academia, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. (F) Os estudos sobre temas que antes eram marginalizados são agora frequentes e sistematizados, todavia, as fontes necessárias para tais temas devem ser exclusivas e de estabelecimentos oficiais, isto é, fornecidas pelo Estado.
II.(V) Os estudos sobre os grupos chamados “minoritários” passaram a ocupar maior espaço na academia e centro universitários.
III. (V) Os estudos sobre temas como: família, relações amorosas, erotismo, prazer, dentre outros, são exemplos de temas que ganharam espaço no campo acadêmico/universitário.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 50.0
A)V – V – V
B)V – F – F
C)F – F – V
D)F – F – F
E)F – V – V
Você acertou!
A afirmação I é falsa. “Mobilizam-se, frequentemente, outras estratégias e métodos de estudo e análise, reinventam-se técnicas de investigação, valorizam-se ‘fontes’ até então desprezadas. Tenho argumentado que as transformações trazidas por esses campos provavelmente ultrapassam o terreno dos gêneros e da sexualidade e podem nos levar a pensar, de um modo renovado, a cultura, as instituições, o poder, as formas de aprender e de estar no mundo (Louro, 2004b).”
(Artigo: “Gênero, sexualidade e educação: das afinidades políticas às tensões teórico-metodológicas”, p. 8)
SIMULADO
Questão 1/2 - Temas Contemporâneos: Da Diversidade De Gênero à Faixa Geracional
Leia o comentário a seguir:
“Os sujeitos que constituem a dicotomia não são, de fato, apenas homens e mulheres, mas homens e mulheres de várias classes, raças, religiões, idades, etc. e suas solidariedades e antagonismos podem provocar os arranjos mais diversos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://bibliotecaonlinedahisfj.files.wordpress.com/2015/03/genero-sexualidade-e-educacao-guacira-lopes-louro.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2017.
A partir do comentário acima e principalmente da leitura do texto-base Gênero e sexualidade nas pedagogias culturais: implicações para a educação infantil, é possível afirmar que, na perspectiva pós-estruturalista, a pedagogia deve ser vista:
Nota: 50.0
A)como uma disciplina mãe das outras disciplinas do currículo escolar.
B)como um conhecimento voltado para a melhor relação professor-aluno.
C)como um conjunto de técnicas e habilidades que fazem os discentes assimilarem os conteúdos.
D)como uma ferramenta indispensável para ajudar os gestores das instituições escolares a reduzir a discriminação.
E)como um modo de produção cultural diretamente relacionado com o poder e a organização do conhecimento.
Você acertou!
“Isto implica em considerar a Pedagogia não como um mero domínio de habilidades ou técnicas, mas como um modo de produção cultural diretamente envolvido na forma como o poder e o significado são utilizados na construção e na organização do conhecimento. Assim a pedagogia e o currículo devem ser compreendidos a partir de sua intrínseca relação com as questões históricas, políticas e culturais, todas elas envolvidas nas tramas do poder, no sentido que lhe confere Foucault (1992)”. (Artigo: “Gênero e sexualidade nas pedagogias culturais: implicações para a educação infantil”, p. 1)
Questão 2/2 - Temas Contemporâneos: Da Diversidade De Gênero à Faixa Geracional
Leia o trecho a seguir:
“Tenho convicção de que esta identidade foi sendo produzida, contestada, questionada e assumida em múltiplas relações e práticas cotidianas, ao longo de vários anos. Tal identidade (que continua se fazendo e se transformando) também é um resultado aberto e provisório”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://bibliotecaonlinedahisfj.files.wordpress.com/2015/03/genero-sexualidade-e-educacao-guacira-lopes-louro.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2017.
A partir do trecho acima e dos conteúdos abordados no texto-base Gênero e sexualidade nas pedagogias culturais: implicações para a educação infantil, pode-se afirmar que para Stuart Hall:
Nota: 50.0
	
	A
	a identidade é determinada biologicamente até os 6 (seis) anos de idade.
	
	B
	não existe a possibilidade da identidade de um ser humano alterar-se após o período da adolescência.
	
	C
	a identidade é um conceito objetivo e se define em uma condição traumática ao decorrer da vida.
	
	D
	não existe identidade prévia, mas processos identificatórios que vão se construindo ao longo da existência.
Você acertou!
“Stuart Hall (1997:13) critica o conceito de identidade marcadamente fixa (...). Este mesmo autor observa que tais concepções remetem ao fato de que não existe uma identidade prévia, inata, mas processos identificatórios que vão se construindo ao longo da existência”. (Artigo: “Gênero e sexualidade nas pedagogias culturais: implicações para a educação infantil”, p. 8)
	
	E
	não é possível abordar o tema identidade em âmbito escolar, uma vez que é algo particular do indivíduo.
Questão 1/2 - T emas Contemporâneos: Da Diversidade De Gê nero à 
Faixa Geracional 
Leia o tr ec ho abai xo: 
“No entanto, qua ndo s e pr ete nde r ef eri r ao femi nismo c o mo u m mo vi mento 
soci al organiza do, esse é u sua lmen te r e me ti do, no Oc i dent e, ao séc u lo XIX. 
Na vir ada do s éculo, a s mani f es taçõe s contr a a di sc ri minaç ão f e mi ni na 
adquiri ram u ma visibili da de e u ma e xpres si vi dad e mai or no c hamado 
‘sufr agismo’”. 
Após est a av ali ação, c aso queir a l er o t e xto int egr alme nte, ele est á di spo ní vel em: < h ttps ://bi bliotec ao nl ineda hi sfj.fil es. word press.c om/ 20 15/ 03 /g ener o-
sexual id ad e-e-educac ao- g uaci ra-l op es- l our o .p df> . Ac esso em : 05 a br. 2 01 7. 
A partir do tr ec ho ac ima e dos c on teú dos do te xto -bas e Gêner o e 
sexual idade nas pe dagog ia s cu lt urais: imp lic açõe s p ara a educa ção 
infant i l, sobre o fe minis mo e a e mer gênc ia do c onc eito d e gêner o, ana lise 
as afi rmati vas. 
I. O f emi ni s mo e nqua nt o mo vi men to s o c i al passou a ter maior visibili d ade 
no f inal do séc u lo XIX por meio da l uta p elo vo to f eminino. 
II . O femi nis mo f oi u m mo vi me nto i so lad o, u ma vez que sua mi lit ânci a 
oc or r eu ori ginalmen te no c on tinen te af r ic ano. 
II I .O f emi nismo, a p ar ti r do s éculo X X, alé m da l uta por direito s e m ter mos 
polí ti c os e soc i ai s, c onsti tuiu- s e ta mb ém e m c r í tic a teór i c a. 
Assina le a a ltern ati va c or r eta: 
Nota: 50.0 
A 
Ape nas a a fir mat iva I II es tá cor reta. 
B 
Ape nas as a fir ma t ivas I e II I es tão corr etas. 
Vo cê ace rto u! 
A a firma tiva II é incorreta. “O Fe min is mo fo i, s em dúv ida , u m imp ortante movime nt o socia l que c omeç ou a ter vis ib ilidade no f ina l do sé c ul o XIX 
com o s ufra g is mo. P osteriormente (f ina l da dé ca da de 60) o mo v imento , no pr oc e ss o que pa ss ou a se r c ons ide ra do c omo se gunda o nda do fe min ismo , 
se e xpa ndiu para a lé m do s eu se ntido re ivindic a tór io , não s ó e xig in do a ig ualda de de dire it os, e m termos polít ic os e socia is, ma s c ons titu in do-s e 
também e m c rít ica te ór ic a . O bvia me nte e ste não fo i um mo v ime nto iso lado, ma s s omou -se a outr os mo v ime ntos ig ualme nte imp orta ntes , como os 
mov imentos e studa ntis , negros e outros, princ ipa lme nte nos Estados Unidos , Ingla terra , Ale ma nha e Franç a” . (Artigo : “Gê ne ro e s exua lidade nas 
pe dagogia s c ultura is : im p lic a ções para a e duca çã o infa ntil” , p. 2) 
C 
Ape nas as a fir ma t ivas I e II estão co rre tas. 
D 
Ape nas as a fir ma t ivas II e I II es tão cor reta s. 
E 
Ape nas as a fir ma t ivas I, II e III estão co rre tas. 
Questão 2/2 - T emas Contemporâneos: Da Diversidade De Gê nero à 
Faixa Geracional 
Leia o tr ec ho abai xo: 
“Par a que se c o mpr een da o lu gar e as re lações de h omens e mul heres 
numa soc iedade, imp or ta ob ser var não e xatamen te seu s se xos, ma s si m 
tudo o que soc ialmen te se c ons tr uiu sobr e os se xos. O deb ate vai se 
c onsti tuir , en tão, a tr a vés d e u ma no va linguagem, na qua l gênero será u m 
c onc eito funda menta l” . 
Após est a av ali ação, c aso queir a l er o t e xto int egr alme nte, ele est á di spo ní vel em: < h ttps ://bi bliotec ao nl ineda hi sfj.fil es. word press.c om/ 20 15/ 03 /g ener o-
sexual id ad e-e-educac ao- g uaci ra-l op es- l our o .p df> . Ac esso em: 0 5 a br. 2 01 7. 
Consider ando o tr echo ac ima e princi palmen te o s c ont eúdo s do te xto - b ase 
Gêner o e sex ualid ade nas ped agog ias cu lturais: imp li caçõ es p ar a a 
educaç ão i nfa ntil, quan to ao c urrí c ulo e as r elações de gênero e 
se xua lida de, leia a s s entenç as a s eguir , assin ala ndo V p ara as afi rma ti vas 
verdadeir as e F para as af i rma ti vas fa lsa s 
I. ( ) As relações de gê nero e a sexua li dade são te mas q ue ne m s empr e são 
c onte mp lado s nos c ur r í c ulos das escolas . 
II . ( ) As r elaç ões de gên ero e a s e xuali da de e st ão presen tes na soci edad e, 
inclusi ve sen do aci onada s nas r elações soc i ais e insti tuci onai s. 
II I . ( ) As r elações d e gê nero e a se xu ali d ade são te mas in tensifi c ados 
so men te na f or mação do s profissionais da ed uc aç ão. 
Agora, marque a sequê nci a c orreta: 
Nota: 50. 0 
A 
F – F – F 
B 
V – V – F 
Vo cê ace rto u! 
A a firma çã o III é fa lsa . Comentário : “D e ntro des te proc e sso e ncontram -se as re la ç ões de gê nero e a se xua lida de, que e mbora ne m se mpre 
contemp la da s nos c urríc u los da s e sc olas e nos c urs os de forma ç ã o de profess ore s/as c omo ob je to de d isc ussã o e a ná lise , es tão prese ntes na socie dade, 
se ndo c onstante me nte a c iona das nas diversa s relaç ões s oc ia is e inst ituc iona is ”. (Artigo : “Gê ne ro e s e xualidade na s peda gogias c ultura is : imp lic a ç õe s 
pa ra a e ducaçã o infa nt il”, p. 2) 
C 
V – F – F 
D 
F – F – V 
E 
V – F – V 
Questão 2/2 - T emas Contemporâneos: Da Diversidade De Gê nero à 
Faixa Geracional 
Leia o tr ec ho abai xo: 
 Afasta-se ( ou se tem a intenção de afastar) proposições essencialistas sobre o gênero; a ótica esta dirigida para um processo, para uma construção, e não para algo que exista apriori. O conceito passa a exigir que se pense de modo plural, acentuando que os projetos e as representações sobre mulheres e homens são diversos. Observa-se que as concepções de gênero diferem não apenas entre as sociedades ou os momentos históricos, mas no interior de uma dada sociedade, ao se considerar os diversos grupos (étnicos, religiosos, raciais, de classe) que a cosntirtuem.
De acordo com o texto-base Gênero e sexualidade nas pedagogias culturais: implicações para a educação infantil, sobre o feminismo e a emergência do conceito de gênero, leia as afirmativas a seguir:
I – A categoria gênero tem passado por significativas transformações, possibilitando assim um caráter mais dinâmico,
II – A categoria gênero em seu princípio possuía uma conceituação arbitrária que reforçava dicotomias rígidas.
III – A categoria gênero passou por diversas ressignificações do conceito, o que é algo muito negativo para pesquisa do tema.
Assinale a correta:
A – Apenas a afirmativa III esta correta
B- Apenas as afirmativas I e II estão corretas
C – Apenas as afirmativas I e III estão corretas
D – Apenas a afirmativa II estão corretas
E– Apenas as afirmativas II e III estão corretas
Questão 2/2 - T emas Contemporâneos: Da Diversidade De Gê nero à 
Faixa Geracional 
Leia o tr ec ho abai xo: 
E todas essas lições são atravessadas pelas diferenças, elas confirmam e também produzem diferença. Evidentemente, os sujeitos não são passivos receptores de imposições externas. Ativamente eles se envolvem e são envolvidos nessas aprendizagens – reagem, respondem, recusam ou as assumem inteiramente.
De acordo com o texto-base Gênero e sexualidade nas pedagogias culturais: implicações para a educação infantil, Shirley Stainberg orienta os profissionais da educação em relação ao cuidado/educação de crianças, em relação a essas orientações, assinale a alternativa correta:
A – A visão da infância/criança dos profissionais da educação deve propiciar a reprodução da disciplina e bom comportamento patriota
B – Os profissionais da educação devem enfatizar o lúdico para que a criança tenha domínio da lógica e da gramática.
C – Os profissionais da educação devem ter uma visão da infância/criança que dê conta dos efeitos da cultura popular em suas autoimagens e visões de mundo
D - A visão da infância/criança dos profissionais da educação deve dar conta de estimular a memorização dos conteúdos para que em tempo futuro tenha êxito em processos seletivos.
E - Os profissionais da educação devem priorizar o reconhecimento da escola como espaço reservado para seu acolhimento enquanto os pais e/ou responsáveis estão ocupados.
do mesmo modo, movimentos sociais estabelecem, a cada tempo, novas formas de lidar com a temática, de acordo com avanço na conciência do proprio movemento, com mudanças em camposocial, com influencias internacionais com as quais dialogam, com a necessidade de novas estratégias que conduzam a objetivos voltados para o pleno exercício de direitos civis, sociais, culturais, gerais da população.

Continue navegando