APOL 4 ANALISE ECONOMICA E ADMINISTRAÇAO ESTRATEGICA
4 pág.

APOL 4 ANALISE ECONOMICA E ADMINISTRAÇAO ESTRATEGICA

Disciplina:Administração Estratégica e Análise Econômica226 materiais403 seguidores
Pré-visualização1 página
Questão 1/5 - Administração Estratégica
Os produtos da organização parada estão com as vendas estagnadas nos mesmo patamar há dois anos. No entanto, na elaboração de estratégias foi identificado que existe necessidade urgente de aumentar as vendas para garantir a saúde financeira da organização. Nesse sentido, a utilização da matriz produto/mercado de Ansoff demonstrou que a organização parada pode utilizar estratégias de desenvolvimento de mercado.
A partir do contexto apresentado, sobre as estratégias de desenvolvimento de mercado avalie as alternativas a seguir e assinale a resposta correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Desenvolvimento de mercado se aplica quando a organização ainda deseja crescer dentro do seu próprio mercado.

	
	B
	Descobrir novos produtos para inseri-los em novos mercados é a essência de desenvolver mercados.

	
	C
	Um produto já existente em um mercado existente e repleto de players (concorrentes) não serve para desenvolver um mercado novo.

	
	D
	Se o produto for levemente transformado com outras formas de uso, mesmo entregue a novos mercados, já não se configura desenvolvimento de mercado.

	
	E
	Desenvolvimento de mercado serve para a expansão dos negócios, pois o mercado atual está saturado, sendo que a saída é buscar novos mercados.
Você acertou!
Resposta correta:
Letra “e”
Justificativa: O desenvolvimento de mercado serve para que novos mercados sejam encontrados pelas organizações sem a necessidade de se produzir novos produtos. Dessa maneira, a organização pode se beneficiar com o aumento nas suas vendas sem precisar realizar altos investimentos no desenvolvimento de inovações.
Rota 5 Tema 3 P. 10

Questão 2/5 - Análise Econômica
Antes da humanidade inventar a moeda, a remuneração do trabalho humano era feita com mercadorias, como carneiro, porco, sal e peles. A palavra salário, aliás, surgiu a partir da porção de sal que era dada como pagamento aos soldados na Roma antiga. Ao descobrir que o sal, além de ajudar na cicatrização, servia para conservar e dar sabor à comida, os romanos passaram a considerá-lo um alimento divino, uma dádiva de Salus, a deusa da saúde.
Fonte:< http://super.abril.com.br/comportamento/salario> Acesso em 12 abr. 2016
 
A evolução da moeda tem acompanhado a sofisticação das necessidades comerciais da sociedade. Esse desenvolvimento da moeda ao longo do tempo, desde o sal, passando pelo ouro até a moeda escritural, conhecida nos dias atuais, resultou em quatro características físicas da moeda atual que são:
Nota: 20.0
	
	A
	dificuldade de falsificação, durabilidade, transportabilidade e desvalorização.

	
	B
	monetarização, desvalorização, dificuldade de falsificação e divisibilidade.

	
	C
	divisibilidade, durabilidade, inflacionalização e monetarização.

	
	D
	dificuldade de falsificação, divisibilidade, durabilidade e transportabilidade.
Você acertou!
A opção correta é a letra “d”. As características físicas da moeda são: dificuldade de falsificação, divisibilidade, durabilidade e transportabilidade. Desvalorização, inflacionalização e Monetarização não são funções da moeda e, portanto, são incorretas as opções “a”, “b”, “c” e “e”.

	
	E
	desvalorização, inflacionalização e monetarização e transportabilidade.

Questão 3/5 - Análise Econômica
As flutuações de emprego e produto que ocorrem na economia são explicadas por duas teorias que podem ser consideradas como a base da macroeconomia. Uma voltada para as flutuações de longo prazo e determinantes da oferta agregada e outra para as flutuações de curto prazo que determinam a demanda agregada.
Fonte: TEBCHIARINI, F. R. Princípios de economia: micro e macro. Curitiba, Editora Intersaberes, 2012.
 
Com base no texto acima, sabe-se que há duas linhas de pensamento sobre as flutuações macroeconômicas. A linha de pensamento que é baseada na Lei de Say, na qual a oferta cria sua própria demanda e, portanto, havendo equilíbrio de mercado é:
 
Nota: 20.0
	
	A
	demanda de fatores;

	
	B
	oferta de bens e serviços;

	
	C
	macroeconomia keynesiana;

	
	D
	economia clássica do pleno emprego;
Você acertou!
A opção correta é a letra “d”. A economia clássica é baseada na lei de Say em que a oferta cria sua própria demanda. De acordo com a economia clássica do pleno emprego, a demanda agregada será igual a oferta agregada. E, esta última é determinada pelos insumos, pelo progresso tecnológico e pela capacidade instalada. No longo prazo, o nível de emprego é o de pleno emprego e os preços ajustam o mercado.
As demais alternativas são incorretas porque na opção “a” a demanda por fatores é apenas a demanda de insumo das empresas, na opção “b”, a oferta de bens e serviços é apenas a oferta do mercado de bens, na opção “e” microeconomia da demanda é um conceito que não existe na economia. Já a opção “c” é o outro modo de enxergar o equilíbrio de longo prazo, citado no texto base, mas é o contrário da economia clássica do pleno emprego pois analisa o equilíbrio a partir da demanda.

	
	E
	microeconomia da demanda;

Questão 4/5 - Análise Econômica
Existem falhas de mercado que necessitam de atuação do governo, já que o mercado por si só não consegue eliminar as externalidades negativas ou em função da existência de poder de mercado. Com base nessas falhas de mercado, o governo pode atuar para melhorar as condições do mercado.
Dentre as funções do governo, julgue as afirmativas a seguir:

I. Função alocativa – transportar bens e serviços de um estado para outro que não produz determinado bem.

II. Função distributiva – promover a distribuição de renda.
III. Função estabilizadora – aumentar o nível de emprego e manter a estabilidade dos preços.

IV. Função de cargos públicos – gerar emprego para reduzir o desemprego no país.
 
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I e II, apenas.

	
	B
	Afirmativas I e IV, apenas.

	
	C
	Afirmativas II e III, apenas.
Você acertou!
As afirmativas II e III são duas das funções do governo.
Enquanto há a função alocativa “I”, mas não é a de transportar, mas sim, a de produzir bens como segurança e iluminação pública que não são produzidos pelo setor privado. A função de cargos públicos em “IV” é absurda e não existe.

	
	D
	Afirmativas III e IV, apenas.

	
	E
	Afirmativa IV, apenas.

Questão 5/5 - Administração Estratégica
Durante o processo de elaboração de estratégias da Empresa Alfa foi identificado que ela possui baixo valor capital de giro para aplicar em suas estratégias de produto/mercado. No entanto, trabalhar melhor seus produtos no mercado é a principal estratégia que ela possui para viabilizar o seu desenvolvimento.
Nesse sentido, com base na matriz de produto/mercado de Ansoff, avalie as alternativas abaixo e assinale a opção mais adequada para a empresa Alfa.
Nota: 20.0
	
	A
	Penetração de mercado é quando se usa um produto existente em um mercado existente.
Você acertou!
Resposta correta:
Letra “a”
Justificativa: Considerando a condição de baixo capital de giro identificada pela organização durante o processo de elaboração de estratégias, a melhor opção seria a Penetração de mercado, pois essa ação trabalhará produtos que já existem em mercados já conhecidos pela organização. Por isso, demandará menor volumes de investimento em comparação com as outras opções apresentadas.
Rota 5 Tema 1 P. 4

	
	B
	Diversificação é quando se tem produto novo em mercado novo.

	
	C
	Desenvolvimento de mercado é a utilização de um produto que já existe em mercado novo.

	
	D
	Desenvolvimento de produto é quando se usa produtos novos em um mercado existente.

	
	E
	Inovar para entrar em mercados mais rentáveis.