Buscar

ANTROPOLOGIA 4

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1A
O Feminismo é um movimento que cresceu consideravelmente na última década. De acordo com o estudo do material referencial, analise as afirmações abaixo:
I- O Feminismo prega a equidade entre homens e mulheres.
II- Trata-se de um movimento exclusivamente de inserção das mulheres no mercado de trabalho.
III- O movimento luta pelo reconhecimento da supremacia das mulheres sobre os homens.
Estão corretas as alternativas:
a. Somente I
b.Somente II
c. Somente III
d. Somente I e III
e. Somente I e II
PERGUNTA 2A
Leia o excerto a seguir.
 “Décadas antes do Descobrimento, o papado já havia concedido à Coroa portuguesa o direito de padroado sobre as igrejas instaladas nas terras conquistadas por Portugal. As conquistas portuguesas se transformavam, assim, em verdadeiras “cruzadas" destinadas à conversão compulsória de novos povos e populações. A evangelização ia junto com a dominação colonial [...]. No período colonial, a Igreja dependia mais do Estado português que do papado. O Estado impunha sua orientação à Igreja, totalmente subordinada. Todas as diretrizes e instruções emanadas do Vaticano chegavam ao Brasil por meio da administração portuguesa. O monarca detinha a prerrogativa de censurar os documentos oficiais vindos de Roma, antes de serem publicados nas colônias. Era a Coroa portuguesa que regulamentava as reuniões dos sínodos diocesanos”. 
PIERUCCI, A. F. As religiões no Brasil. In GAARDER, J.; HELLERN, V.; NOTAKER, H. O Livro das Religiões. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 305-306.
A partir do que foi colocado por Pierucci (2000) quanto à história da intrincada relação entre a Igreja e o Brasil — que, apesar de legitimamente extinta, ainda hoje, no século XXI, observa-se resquícios —, complemente as lacunas a seguir:
O(a) __________ se caracterizou como uma doutrina religiosa do Estado Brasileiro até o final do século XIX, quando o regime __________ foi instituído no país. Na Constituição de 1981, estabelece-se a __________ e o país se torna uma nação __________.
Assinale a alternativa que complementa corretamente as lacunas do trecho:
	a. Catolicismo, republicano, liberdade de culto, laica.
	b. Cristianismo, monárquico, liberdade de culto, laica.
	c. Catolicismo, republicano, liberdade religiosa, neutro.
	d. Cristianismo, monárquico, liberdade de culto, laico.
	e. Cristianismo, democrático, liberdade religiosa, neutra.
PERGUNTA 3E
Vimos que a raça se firma como um conceito de base pretensamente biológica na segunda metade do século XIX. Dentre os fatores que poderiam influenciar características como a cor da pele, formato dos olhos ou textura dos cabelos eram atribuídas a fatores como o clima, a geografia e as migrações. De que forma podemos ler, nas assertivas abaixo, uma posição crítica a esse conceito de raça?
A raça é proveniente da natureza e não da forma como cada grupo constrói culturalmente a ideia do que é diferente, do que é bom ou do que é belo.
A raça e, consequentemente, a hierarquização do que é melhor ou pior é um conjunto de construções sociais que procuram explicar a dominação a partir das diferenças que se encontram na fisionomia de diversos grupos.
O racismo e as percepções de raça de fato não dizem respeito a dados da realidade mundial, dizem respeito a discursos políticos específicos que distorcem a forma como as pessoas interpretam as relações sociais.
Estão corretas as alternativas:
a. Apenas a assertiva III.
b. As assertivas II e III. 
c. Apenas a assertiva I
d. As assertivas I e II.
e. Apenas a assertiva II
PERGUNTA 4B
Em nosso cotidiano, deparamo-nos com inúmeros tipos de preconceitos e discriminações, sendo que, muitas vezes, institui-se uma realidade de desrespeito e de violações de direitos humanos básicos.
Sendo assim, com base em nossos estudos, em relação as diversas expressões de preconceito, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras ou F para as falsas.
I. ( ) A hierarquização da capacidade intelectual ou emocional entre homens e mulheres — dando a entender que os primeiros são mais aptos a certas profissões ou ocupações — não é um preconceito, mas uma forma de destacar a diferença de qualidades de um e de outro, e como elas se complementam. 
II. ( ) Por muitos anos as mulheres foram impedidas de votar e se candidatarem a cargos eletivos no Brasil. Apesar de se tratar de uma demonstração clara de preconceito e discriminação, isso já é algo muito bem resolvido e, hoje, podemos observar uma representação equânime entre homens e mulheres na política brasileira.
III. ( ) No Brasil, historicamente falando, pessoas negras têm sido vítimas de violações de direitos. Tendo em vista essa questão, poderíamos afirmar que o racismo presente na sociedade brasileira não se expressa somente por meio de injúrias pessoais, mas, também, por injustiças operadas por instituições governamentais, como o fato de pessoas negras serem inegavelmente o maior alvo de interpelações policiais.
IV. ( ) A baixa representação de negros na mídia não se dá em razão da questão racial, mas, sim, social e de classe. Por conta de a população negra ter menos poder aquisitivo em relação a pessoas brancas, elas têm menos acesso à uma formação que lhes permite acessar profissões como de atores, apresentadores ou jornalistas. 
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
a. F, F, F, F.
b. F, F, V, F.
c. F, F, V, V.
d. V, F, V, F.
e. F, V, F, F.
PERGUNTA 5C
Acerca da relação entre os conceitos de raça e as mudanças de visão introduzidas pela Antropologia e por outras ciências humanas, analise as seguintes assertivas:
A percepção de raça passa por construções sociais que são de interesse da Antropologia (bem como de outras ciências humanas).
O viés de interpretação biológica fez parte da conceituação de raça e embasou "cientificamente" o racismo, porque atribuía à constituição físico-biológica das pessoas tendências em comportamentos sociais e culturais.
Raça é um conceito religioso que envolve a prática tradicional de cura por ervas e outros produtos puramente naturais. 
Assinale a alternativa correta:
a. Apenas a assertiva II está correta.
b. Apenas a assertiva III está correta.
c. Apenas as assertivas I e II estão corretas.
d. Apenas a assertiva I está correta. 
e. Apenas as assertivas II e III estão corretas. 
PERGUNTA 6C
A discussão e as ações referentes à Inclusão Social tem se intensificado nos últimas décadas. Assinale a alternativa que melhor define seus pressupostos:
a. Garantia exclusiva dos direitos aos portadores de necessidades especiais.
b. Preservação dos Direitos ambientais e do Trabalho.
c. A luta por igualdade de direitos que garantam a dignidade dos cidadãos, possibilitando mobilidade social.
d. A luta por igualdade de gênero, mas com uma tendência à ginocracia (sistema político liderado por mulheres)
e. Manutenção da Segregação Racial.	
	
PERGUNTA 7D
Leia o texto a seguir. “Desde o início as religiões afro-brasileiras se fizeram sincréticas, estabelecendo paralelismos entre divindades africanas e santos católicos, adotando o calendário de festas do catolicismo, valorizando a frequência aos ritos e sacramentos da igreja. Assim aconteceu com o candomblé da Bahia, o xangô de Pernambuco, o tambor-de-mina do Maranhão, o batuque do Rio Grande do Sul e outras denominações, todas elas arroladas pelo censo do IBGE sob o nome único e mais conhecido: candomblé. Até recentemente essas religiões eram proibidas e, por isso, duramente perseguidas por órgãos oficiais. Continuam a sofrer agressões, hoje menos da polícia e mais de seus rivais pentecostais, e seguem sob forte preconceito, o mesmo preconceito que se volta contra os negros independentemente de religião”. PRANDI, R. O Brasil com axé: candomblé e umbanda no mercado religioso. Estudos avançados, São Paulo, v. 18, n. 52, p. 223-238, set./dez.2004, p. 225. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000300015>. Acesso em: 18/04/2018.
O histórico das diferentes religiões presentes no Brasil, a forma como elas se estabeleceram e a maneira como diferentes arranjos sociais propiciam maior ou menor legitimidade para determinadas crenças nos auxiliam na compreensão da realidade social brasileira. Como sabemos, a influência de preconceitos relativos a determinadas religiosidades coopera com a reiteração de outros tipos de discriminação.
O excerto de Prandi (2004) trata justamente sobre o sincretismo e a intolerância religiosa, abordando a forma como esses dois aspectos se relacionam dentro do âmbito das religiões de matriz africana no Brasil. Sendo assim, tendo como base essas considerações e o que estudamos, assinale a alternativa correta.
a. Apesar de serem muito antigas, apenas nos últimos anos as religiões afro-brasileiras têm assumido aspectos que se aproximam do cristianismo dominante no Brasil. A aproximação de uma perspectiva cristã se dá pela tentativa de resgatar fiéis que têm se convertido a novas denominações evangélicas.
b. Na atualidade, podemos observar uma abertura, por parte das religiões cristãs, para uma mescla de concepções de origem ocidental e oriental, de modo que há um engajamento generalizado na proposição de cultos e atividades ecumênicas com a participação de líderes de religiões de matriz africana.
c. O catolicismo possui tal influência na atual conjuntura religiosa do país, que acaba por instituir que as demais religiões incorporem suas doutrinas, a fim de que haja maior coesão entre as religiões existentes em território nacional.
d. As religiões afro-brasileiras possuem um histórico de perseguição e discriminação no Brasil que está inextricavelmente atado ao preconceito racial. Assim, por sofrerem diversos tipos de violência, essas religiões acabaram se adaptando e assumindo alguns aspectos do cristianismo dominante no país.
e. Com a integração de religiões afro-brasileiras e cristãs, temos observado um crescente número de adeptos do que podemos chamar de “afro-cristianismo”, um movimento que abarca tanto um misticismo quanto uma teologia mais centralizada e conservadora.
	
PERGUNTA 8A
De acordo com o estudo do material referencial, como podemos melhor explicar o que é feminismo?
a. Trata-se de um movimento que prega a igualdade social e políticas entre homens e mulheres.
b. Trata-se de um movimento social de pacificação e ocupação militar em comunidades no Rio de Janeiro.
c. Trata-se de um movimento social de descriminalização das drogas.
d. Trata-se de um movimento científico que pesquisa a superioridade física e mental das mulheres sobre os homens.
e. Trata-se de um movimento social de socialização das terras e do registro das mesmas.
PERGUNTA9D Acerca do imperativo moral de inclusão social, assinale a alternativa correta:
a. Trata-se da forma como as sociedades antigas desenvolviam formas de escravidão por vitória em batalhas contra povos considerados bárbaros.
b. Trata-se da segregação geográfica de diferentes povos dentro um mesmo estado ou nação.
c. Trata-se da forma como diferentes estados-nação se relacionam no ambiente internacional desde a fundação da Organização das Nações Unidas na década de 1910.
d. É principalmente na segunda metade do século XX que, com a intensificação da luta pela igualdade, que os movimentos sociais conseguem grandes avanços na inclusão de diferentes setores sociais.
e. Trata-se da obrigação juridicamente reconhecida no ato contratual entre duas ou mais pessoas.	
PERGUNTA 10E
Ao entrarmos em contato com povos diferentes e observarmos suas culturas, poderemos dizer que:
I. Um povo é inculto porque não recebe os valores culturais que caracterizam uma civilização em estágio de evolução mais avançado;
II. O conceito de cultura não admite a utilização do termo como desvalorização dos diferentes conhecimentos humanos;
III. A palavra "cultura" às vezes é utilizada para indicar a quantidade de conhecimentos adquiridos por um indivíduo por meio da educação;
IV. Todas as sociedades humanas possuem cultura, sejam simples ou complexas.
Assinale a alternativa correta:
a. Apenas a alternativa II é verdadeira.
b. Apenas as alternativas I, III e IV são verdadeiras.
c. Apenas as alternativas I e IV são verdadeiras.
d. Apenas a alternativa IV é verdadeira.
e. Apenas as alternativas II, III e IV são verdadeiras.

Continue navegando