Buscar

Contabilidade Areais especificas I DISC 1

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE LUTERANIA DO BRASIL
ULBRA - POLO LAJEADO
Contabilidade de Áreas Especificas I
 
DAIANE FREISLEBEN 
A agricultura tem sido na atualidade, principalmente nesse início do século XXI, um setor que recebeu incentivos para que as atividades fossem ampliadas. A diversificação de culturas fez com que as atividades fossem mais organizadas, não somente nos seus processos de cultivo, mas também na organização administrativa. Ocorrem aspectos nessa atividade que se não tiverem controle podem levar prejuízos aos negócios agrícolas e podem dificultar a sobrevivência da atividade. Destaca-se que, há nesse segmento diferenciação nas atividades, bem como nas Pessoas que a elas se dedicam.
Questiona-se: 
Desde o inicio da civilização o homem já dependia do plantio e cultivo da terra para sobrevivência. Passada a época da auto existência, veio a evolução da agricultura, com avanços tecnológicos. Com esse avanço viu-se a necessidade da administração com coesão de sua propriedade. Com isso o conceito agrícola deixou de ser rural, passando a depender de diversos serviços. Com esses avanços, houve um número elevado de produtividade na agropecuária, passando a ser empresas, obtendo a visão de lucro. Em razão dessa realidade, entra a necessidade de gerenciar a contabilidade rural dentro das propriedades, com ferramenta as informações disponibilizadas pela contabilidade contribuirão para a tomara de decisões mais corretas, refletindo no resultado. 
É necessário para o contabilista conseguir fazer bons planejamentos, ter conhecimento da atividade rural e do ciclo agrícola, tendo esse conhecimento ele poderá melhor organizar os documentos que gera a informação e organização dos fatos que são registrados na contabilidade, assim garantido a segurança dos registros. O plano de contas deve ser adaptado conforme o produto adquirido, desta forma conseguindo adquirir da melhor forma as informações contábeis.
Na contabilidade Rural temos a depreciação que são os desgastes de equipamentos ou perdas que quer dizer DESPESAS, a amortização em casos de aquisição de direitos sobre empreendimento de propriedades de terceiros, e a exaustão que ocorre nas florestas como espécies vegetais de perto menor. No plano de contas agrícolas verifica-se que haverá gastos pré-operacionais, tendo duas formas para classifica-los. Em uma SUB-CONTA no ATIVO CIRCULANTE ou manter-se no IMOBILIZADO. Com isso a classificação dos animais na atividade pecuária é o ponto de partida para a criação de duas subcontas ESTOQUE de animais e IMOBILIZADO de animais, sendo a primenra para o acumulo de custa e a segunda, além de custos deve ser considerado o valor de mercado, vendo isso, para atuar na contabilidade Rural deve ter um conhecimento amplo nessa área, com isso a contabilidade poderá ser eficácia e trazer lucros.
Fontes: Livro da Disciplina de Contabilidade de Áreas Especificas I

Continue navegando