Buscar

Análise Bibliográfica

Prévia do material em texto

SENHOR DO BONFIM
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
FRANCINEUMA CAVALCANTE SILVA LOPES
ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA - TCC I
Tema: A importância da afetividade na família para a integração social das crianças e adolescentes.
SENHOR DO BONFIM-BA
2018
FRANCINEUMA CAVALCANTE SILVA LOPES 
ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA - TCC I
Tema: A importância da afetividade na família para a integração social das crianças e adolescentes.
Análise Bibliográfica da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I,
 apresentado ao Curso de Serviço Social,
 do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP,
 Polo Senhor do Bonfim – BA.
 
SENHOR DO BONFIM-BA
2018
	LIVRO
	REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
	JUSTIFICATIVA
	I
	BOCK, Ana M. Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: Uma introdução ao estudo da Psicologia. São Paulo: Saraiva, 2009.
	Neste livro, os autores fazem a caracterização da psicologia, fazendo uma abordagem detalhadas sobre as áreas de conhecimento da psicologia, temas teóricos e leitura da realidade. Trazendo uma explanação bem explicativa que é indispensável ao leitor, acrescentando conhecimento nas áreas temáticas especificas. Descrevem bem a Psicologia do Desenvolvimento humano, Aprendizagem, Inteligência, Memória e Percepção, Psicologia Afetiva, e Psicologia Social. É perceptível a importância deste estudo não só na área da psicologia, mas para as demais áreas do conhecimento inclusive a social, pois retrata bem a relação indivíduo-sociedade. Como objetivo final, o livro pretende elevar o conhecimento do leitor sobre as “psicologias” bem como o psíquico do individuo e seu desenvolvimento desde a infância até a vida adulta, e como a relação com a realidade afeta a mente e os comportamentos. 
 Este material será muito útil na construção do artigo científico, pois expõem com clareza os dois aspectos da subjetividade humana – afeto e pensamento. Obtendo maior profundidade e compreensão sobre o tema será útil relacionar as questões da vida afetiva individuo-família e como o estudo da vida afetiva interfere diretamente nas interações sociais. 
 
 
	II
	ANTONIO, Ana Lucia Américo et al. Serviço Social: Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Publicações, 2011. 288 p.
	Neste caderno de atividades, os autores/professores do curso de graduação em serviço social contribuem para o aprendizado do aluno, trazendo orientação de estudo e atividades com o objetivo de aferir o rendimento dos alunos. Fazem uma explanação teórica e exercícios práticos relevantes sobre Família e Sociedade, e Tecnologias da Informação e da Comunicação. Como objetivo final, o caderno pretende proporcionar ao acadêmico um desenvolvimento pessoal e profissional por meio da leitura do conteúdo explanado e da realização das atividades. 
 Este material será muito útil na construção do artigo científico, pois conceitua a origem, historicidade, definições e funções da família, bem como seu papel na sociedade. E especificamente aborda a importância da família na vida das crianças e adolescentes e os principais direitos e deveres da família em diversas instâncias, mencionando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) como principal dispositivo legal que norteia, normatiza e ampara estas crianças e adolescentes. 
	III
	BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente, Câmera dos Deputados, Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>
	O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é o principal dispositivo legal que norteia, normatiza e ampara as crianças e adolescentes. Especificamente em seus objetivos aborda a importância da família na vida das crianças e adolescentes e os principais direitos e deveres da família em diversas instâncias. 
Este material ser útil, pois proporciona o entendimento de que o desenvolvimento humano é uma tarefa conjunta e recíproca, e a constituição de si mesmo como sujeito se fazem graças às interações constituídas com outros parceiros em práticas sociais e significações. Considerando que, a despeito das obrigações do Estado, autoridades e sociedade como um todo, cabe aos pais a responsabilidade mais direta quanto aos filhos, até porque são destes dependentes. Isto será de indispensável na construção do artigo científico.

Continue navegando