Buscar

Revolução Inglesa: Questões e Respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sobre o processo da Revolução Inglesa (1640) pode-se afirmar que:
1 - A Bíblia serviu como texto orientador para os revolucionários puritanos;
2 - O papa era percebido como o representante de Cristo na terra;
3 - Os revolucionários viam a si próprios como agentes de Deus na terra
Assinale a(s) afirmativa(s) correta(s):
	 
	1, 2 e 3.
	 
	Somente 1 e 3.
	
	Somente 2.
	
	Somente 1 e 2.
	
	Somente 1.
Explicação: Somente as afirmativas 1 e 3 estão corretas. A Bíblia era o livro guia para os revoltosos puritanos, que percebiam o papa como o representante do anticristo na terra. Os revolucionaram quriam consertar o mundo (agentes de Deus), achavam que estava tudo invertido, "o mundo virado de ponta-cabeça".
As revoluções contra o poder absolutista dos reis atravessaram grande parte da história moderna da Europa. Houve, no entanto, diferenças entre as revoluções francesa e inglesa. Assinale a alternativa correta.
	
	A revolução francesa removeu os obstáculos impostos à economia pelo antigo regime, industrializando o país no século XVIII; na Inglaterra, ao contrário, a revolução conteve o crescimento econômico.
	
	A luta contra o absolutismo na França distinguiu-se do processo que se desenvolveu na Inglaterra pela violência e execução do monarca absolutista.
	 
	A revolução inglesa, diferentemente da francesa, reivindicou os direitos do Parlamento contra o arbítrio real, expressos por documentos escritos que remontavam à Idade Média.
	 
	Na França, a oposição ao absolutismo implicou, ao contrário do que ocorreu na Inglaterra, o estabelecimento de um regime republicano, mesmo que passageiro.
	
	A revolução inglesa, ao contrário da francesa, contou com o apoio popular na luta contra os reis absolutistas, desvinculando-se de disputas entre facções religiosas.
Além de firmar a supremacia de um Parlamento bicameral na Inglaterra, marcando a autonomia da sociedade civil no Liberalismo, a ¿Bill of Rights¿ (1689) ou Carta de Direitos, também reiterava os direitos individuais, favorecia a liberdade humana e outras garantias anteriormente esboçadas pela Magna Carta (1215). Assim, a ¿Bill of Rights¿ também garantia:
	
	reiterava o poder absoluto do Rei sobre seus súditos.
	
	restringia os direitos civis dos cidadãos, garantindo o poder absoluto do Rei.
	
	-
	 
	a liberdade e os direitos civis dos cidadãos, protegendo-os de um controle absoluto do governo.
	
	os direitos civis somente de uma parcela da sociedade inglesa, a nobreza e os senhores feudais.
No âmbito das Revoluções Inglesas, o estabelecimento do parlamentarismo foi um fator significativo para a história do império britânico e abriu espaço para o estabelecimento de um Estado baseado no (a):
	
	Absolutismo
	
	Nacionalista
	
	Intervencionismo
	
	Teocracia
	 
	Liberalismo
Pode-se afirmar que no processo da Revolução Inglesa a política da Câmara dos Comuns representava:
	
	O ideal da nobreza
	
	O ideal democrático dos Niveladores
	 
	O ideal dos pequenos proprietários rurais
	 
	O ideal das massas radicais
	
	O ideal conservador dos Grandes do Exército.
Explicação: No processo da Revolução Inglesa a política da Câmara dos Comuns representava o ideal dos pequenos proprietários. Cromwell (líder revolucionário) encarnava esse ideal.
Sobre a formação do Estado moderno na Inglaterra. 
I. O fracasso da reforma protestante no século XVI atrasou o processo de centralização político-administrativa na Inglaterra, pois a Igreja preservou seu poder econômico no país ao longo do período, apoiando o poder privado da alta nobreza. 
II. A burguesia e os chamados cavaleiros apoiavam a política centralizadora dos Tudor no século XVI, pois eram grupos sociais particularmente favorecidos pela estabilidade política.
III. O período elizabethano, que se inicia em 1558, marca a consolidação do absolutismo monárquico na Inglaterra, com a supressão legal do Parlamento e a imposição da teoria sobre a origem divina do poder real. 
Assinale a alternativa correta.
	
	a I, a II e a III estão corretas.
	 
	apenas a II está correta.
	
	apenas a I e a III estão corretas.
	
	apenas a I está correta.
	
	apenas a II e a III estão corretas.
Como consequências da Revolução Inglesa, a única afirmativa INCORRETA é:
	
	o sistema capitalista se desenvolveu plenamente na Inglaterra após a ascensão da burguesia ao poder.
	
	a Inglaterra se fortaleceu economicamente e se afirmou como a maior força naval e comercial da Europa na segunda metade do século XVII.
	 
	com a assinatura do Bill of Rights, em 1689 foram diminuídos os poderes do monarca e ampliados os poderes do Parlamento.
	
	ao fim do processo revolucionário a burguesia se consolidou no poder e passou a exercer o governo através do Parlamento e da formação dos ministérios.
	 
	o absolutismo monárquico foi mantido através do acordo com Guilherme de Orange, que assinou o Bill of Rights.
Sabe-se que um livro serviu de guia no processo da Revolução Inglesa. Esse livro foi:
	
	O Leviatã
	 
	O Príncipe
	 
	A Bíblia
	
	De jure belli ac pacis [O direito da guerra e da paz]
	
	On civil government [sobre o governo civil]
Explicação: A Bíblia serviu de guia aos revolucionários. Acreditavam que o fim do mundo estava próximo (milenarismo), que o papa era o anticristo na Terra. Viam-se como enviados de Deus, que estavam virando o mundo de ponta-cabeça.
Os conflitos político-sociais do século XVII foram o meio pelo qual a Inglaterra:
	
	promoveu a substituição do Estado liberal - capitalista pelo Estado Absolutista.
	
	consolidou os interesses da nobreza agrária tradicional rompendo com os ideais da burguesia.
	
	organizou o Exército do Parlamento, conferindo postos de comando segundo o critério de origem familiar e não pelo merecimento militar.
	
	transformou o Absolutismo de direito em Absolutismo de fato.
	 
	diluiu os obstáculos para o avanço capitalista, marcando o início da desagregação do Absolutismo Monárquico.
Assinale a alternativa correta. Embora tenha inicialmente apoiado os monarcas absolutistas na formação dos Estados Nacionais, a burguesia se tornaria um agente fundamental nas revoluções que começariam a mudar o panorama político europeu à partir do século XVII. A primeira dessas revoluções contra o absolutismo ocorreu na:
	
	França
	
	Alemanha
	
	Holanda
	
	Espanha
	 
	Inglaterra
"(...) esta interpretação considera que a Revolução Inglesa de 1640-60 foi um grande movimento social, como a Revolução Francesa de 1789". HILL, CHRISTOPHER. A Revolução Inglesa de 1640. pp. 3. Segundo a perspectiva analítica do historiador inglês Christopher Hill, a Revolução Inglesa foi um movimento social. Acerca das causas dessa Revolução podemos afirmar que:
	 
	a disputa política entre os reis da dinastia Stuart e o Parlamento pode ser considerada um dos elementos importantes para a eclosão do conflito, pois uma das principais consequências da Revolução foi o fim do Absolutismo na Inglaterra.
	
	as transformações econômicas relacionadas ao advento da economia industrial também podem ser relacionadas à eclosão da revolta, pois aguçou as desigualdades sociais na Inglaterra.
	
	as guerras religiosas não podem ser relacionadas a esse evento histórico, pois as questões religiosas na Inglaterra já haviam sido resolvidas por Henrique VIII, com o decreto conhecido como "Ato de Supremacia".
	
	a filosofia iluminista e Revolução Francesa influenciaram o movimento na Inglaterra, que defendia as mesmas ideias francesas de liberdade, igualdade e fraternidade.
	
	a única explicação plausível sobre a eclosão da Revolução consiste nos problemas relacionados à questão social, pois na Inglaterra a nobreza ainda vivia sob privilégios feudais e a burguesia pretendia consolidar o modo de produção capitalista.
	
	Dentre as muitas medidas tomadas por Cromwell, uma delas foi responsável por transformara Inglaterra numa potência em termos comerciais e financeiros. Assinale, abaixo, que medida foi essa.
	
	O estabelecimento da Commonwealth
	
	A assinatura da Declaração de Direitos, em 1689.
	
	O estabelecimento da meritocracia no exército sob seu comando.
	
	A implantação do New Model Army
	 
	A criação dos Atos de Navegação, de 1651.
	
	
Sobre a teoria de Thomas Hobbes acerca do estado natureza, analise as proposições a seguir e assinale a que contém a alternativa incorreta:
	 
	Enquanto o homem viver podendo usar o seu próprio poder da maneira que quiser, para fazer tudo aquilo que lhe convém, não haverá segurança nem paz alguma.
	 
	O pacto, a nova ordem entre os indivíduos, um contrato onde todos abdicam de sua vontade em favor de um homem ou de uma assembléia de homens, como representantes de suas pessoas.
	 
	Nesse estado de natureza é gerada a guerra de todos contra todos e o homem por conta de disputas entre aqueles que buscam ser os melhores.
	 
	O estado social e a autoridade política surgem como auxiliadores do homem na sua busca por paz, e com ele o homem se une mas, nunca delegando a ele todo o poder.
	 
	A situação dos homens deixados a si próprios é de anarquia, geradora de insegurança, angústia e medo. Os interesses egoístas predominam e o homem se torna um lobo para o outro homem.
	
	
Pode-se afirmar que na primeira fase da Revolução Inglesa a política no Parlamento era conduzida pela:
	
	Câmara Estrelada
	 
	Câmara dos Lordes
	
	Corte da Alta Comissão
	 
	Câmara dos Comuns
	
	Comissão do Exército
Explicação: Na primeira fase da Revolução Inglesa a política no Parlamento era conduzida pela Câmara dos Comuns, que expressavam os interesses políticos da pequena e média empresa e dos comerciantes ricos.

Continue navegando