Buscar

Apol 5 Administração e Gestão Conceitos e Aplicações e Modelos Contemporâneos de Gestão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
(CESGRANRIO/PETROBRAS- 2006) Carmem, gerente de novos produtos de um laboratório, ao elogiar a política de horários flexíveis, adotada recentemente pela empresa, também enfatiza a questão da coresponsabilidade. Para ela, usufruir da flexibilização do horário traz autonomia ao mesmo tempo em que gera uma responsabilidade maior. Isso porque é preciso que o colaborador mostre ser capaz de aproveitar essa ótima oportunidade de compatibilizar os compromissos pessoais com os profissionais, sem comprometer o trabalho e alcançar metas e resultados definidos previamente pela empresa. As considerações tecidas por Carmem a respeito do binômio autoridade-responsabilidade ilustram a prática organizacional de:
	
	A
	Downsizing
	
	B
	Benchmarking
	
	C
	Empowerment
Você acertou!
A atribuição de responsabilidade ao colaborador e autoridade sobre suas decisões incorre do empoderamento (empowerment) que lhe é conferido. Para Chiavenato (2004), empowerment ou empoderamento é fortalecer o papel das equipes e dos indivíduos ao atribuir-lhes responsabilidade sobre suas decisões, ações e autoridade. Para Adami (2014), significa ceder a alguém o poder e Long (1999) confirma declarando que é a permissão para que outras pessoas assumam as responsabilidades, recompensas e riscos das próprias decisões. Pode ser definido como um processo que proporciona autonomia para os funcionários ao compartilhar informações importantes e a provisão do controle sobre fatores que podem afetar o desempenho da organização, completa Newstrom (2008).
Araujo (2006) conceitua ainda como fortalecer ou criar o poder decisório nas mãos do indivíduo, concedendo aos funcionários a participação na tomada de decisão. Mills (1996) define como o estabelecimento de um grau maior de responsabilidade delegada pela organização e um nível mais elevado de trabalho em equipe entre os funcionários.
	
	D
	Branding
Questão 2/5
Há diferentes concepções ou abordagens de multiculturalismo, dentre as quais se destaca a intercultural, que propõe promover uma gestão:
	
	A
	para o reconhecimento do outro, para o diálogo entre os diferentes grupos sociais e culturais, a negociação e o enfrentamento dos conflitos provocados pela diferença de poder entre grupos socioculturais, incluindo todas as diferenças.
Você acertou!
Para a abordagem intercultural busca-se reconhecer o outro, dialogar com os diferentes grupos sociais, negociar e principalmente enfrentar conflitos gerados pela diferença cultural (HILL, 2005)
	
	B
	que parta da afirmação descritiva de que vivemos em uma sociedade multicultural, favorecendo a integração de todos na sociedade, incorporando-os à cultura hegemônica, sem que se toque na matriz da organização.
	
	C
	que reconheça e afirme as diferenças, garantindo espaços próprios e específicos para que as culturas possam se expressar com liberdade e manter suas raízes culturais de base, por meio de comunidades homogêneas.
	
	D
	abrangente e inclusiva, que favoreça a participação de todas as culturas no interior da empresa, com a adoção de estratégias de caráter compensatório para minimizar as diferenças e dar a todos o acesso aos bens culturais.
	
	E
	afirmativa, por acreditar que, quando se enfatiza a assimilação, se termina por negar ou silenciar as diferenças, o que implica o estímulo à formação de grupos fechados nos quais se desenvolve a identidade e se promovem lutas pelo reconhecimento.
Questão 3/5
As práticas de governança corporativa deram maior transparência e proteção às partes interessadas (stakeholders) em relação às Companhias que adotaram esse sistema. São consideradas partes interessadas da Companhia os(as)
	
	A
	diretores, conselheiros e administradores que possuam responsabilidade civil solidária com a sociedade.
	
	B
	indivíduos ou as entidades que assumam algum tipo de risco, em face da sociedade, como os acionistas, empregados, clientes, fornecedores, credores e governos.
Você acertou!
as pessoas e grupos mais importantes para um planejamento estratégico ou plano de negócios, ou seja, as partes interessadas, é uma pessoa ou um grupo, que legitima as ações de uma organização e que tem um papel direto ou indireto na gestão e resultados dessa mesma organização. É formado pelos funcionários da empresa, gestores, gerentes, proprietários, fornecedores, concorrentes, ONGs, clientes, o Estado, credores, sindicatos e diversas outras pessoas ou empresas que estejam relacionadas com uma determinada ação ou projeto.
	
	C
	acionistas majoritários que possuam maior risco envolvido nas operações financeiras da sociedade.
	
	D
	participantes do mercado financeiro com ações na Bolsa de Valores, interessados em estabelecer negócios com a sociedade.
	
	E
	pessoas físicas ou jurídicas interessadas em participar do quadro de acionistas da sociedade.
Questão 4/5
(ESFCEX/2013) Assinale a opção correta em relação à Gestão da Qualidade Total.
	
	A
	Um sistema de indicadores de qualidade deve considerar apenas a mensuração da qualidade percebida.
	
	B
	O prêmio nacional da qualidade baseia-se em quesitos da qualidade da gestão e  desconsidera o desempenho global da organização
	
	C
	Gestão da qualidade total é a melhor maneira de se reter os melhores colaboradores.
	
	D
	A qualidade total possui dimensões que envolvem à segurança, a moral, a entrega, o custo e a qualidade do produto ou serviço.
Você acertou!
A alternativa correta é: a qualidade total possui dimensões que envolvem à segurança, a moral, a entrega, o custo e a qualidade do produto ou serviço, pois qualidade total é um sistema eficaz que integra o desenvolvimento da qualidade, a manutenção da qualidade e os esforços de melhoria da qualidade entre os diferentes setores da empresa, com o objetivo de criar produtos/serviços com o máximo de economia e a plena satisfação dos consumidores. Obviamente a satisfação do cliente não é resultado apenas e tão somente do grau de conformidade com as especificações técnicas mas também de fatores como prazo e pontualidade de entrega, condições de pagamento, atendimento pré e pós-venda, flexibilidade, etc.
Assim, um sistema de indicadores de qualidade não deve considerar apenas a mensuração da qualidade percebida. Ainda, o premio nacional da qualidade baseia-se em quesitos da qualidade da gestão, mas considerando o desempenho global da organização. A gestão da qualidade não tem a ver com políticas de retenção de colaboradores.
Questão 5/5
(EBSERH-2013) Complete o texto a seguir com a alternativa correta. Segundo a literatura em geral o tripé da sustentabilidade organizacional (empresarial) é alcançada por meio da:
	
	A
	Sustentabilidade desenvolvimentista, Sustentabilidade Gerencial e Sustentabilidade Intragovernamental.
	
	B
	Sustentabilidade Econômica, Sustentabilidade Ambiental e Sustentabilidade Social.
Você acertou!
Desse modo, o cerne do pensamento do desenvolvimento sustentável reside em três dimensões principais, que se inter-relacionam, conhecidas como tripple bottom line: ambiental, econômica e social.
	
	C
	Sustentabilidade Desenvolvimentista, Sustentabilidade Social e Sustentabilidade Intragovernamental.
	
	D
	Sustentabilidade Desenvolvimentista, Sustentabilidade Econômica e Sustentabilidade Intragovernamental.

Continue navegando