Buscar

Blockchain e Criptomoedas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Anderson Lee
Atividade Monitorada 1
1) Qual a possibilidade do Bitcoin deixar de ser apenas um ativo de investimento e se transformar de fato num meio de pagamento? Use dados para reforçar seu argumento
2) Com a emergência de novas criptomoedas, o Bitcoin conseguirá se manter dominante no mercado de cripto ativos?
3) Qual será o possível impacto nas estratégias de exchanges tradicionais contra a entrada quase certa no Bitcoin por gigantes estabelecidos como PayPal, Google, Amazon e Apple?
De acordo com o caso da HBR, o ponto crítico existente na invenção do Bitcoin estava baseado na ideia de que não existia uma organização ou um grupo terceiro que fosse necessário para validar uma transação. O Bitcoin era, nesse sentido, semelhante à moeda ou o ouro. Dessa forma, ao invés de adicionar um terceiro órgão para desempenhar o papel de validação das transações como é feito nas organizações emissoras de cartões de crédito/débito e até em outros meios de pagamentos online como Paypal, Google ou Amazon, o Bitcoin se sustenta na ideia de uma rede aberta e difusa, ou seja, distribuída de computadores e algoritmos criptografados para a validação dessas transações. O blockchain nada mais é que um registro público e compartilhado do número de bitcoins que cada endereço possui. Nesse sistema, é exigido que cada endereço prove sua identidade ou a propriedade daqueles bitcoins para efetuar uma transação e a prova e validação dessa ação era feita por meio dessa rede de computadores aberta e distribuída chamada de miners. A transação é considerada validada quando uma significante maioria dos miners independentemente verificassem e conjuntamente atualizassem essa rede chamada de blockchain. Dado o sistema estruturado e confiável dessa rede aberta e distribuída, a possibilidade do Bitcoin deixar de ser apenas um ativo de investimento e se transformar, de fato, em um meio de pagamento é bastante viável.
O Bitcoin se comporta como uma moeda/ouro, tendo a função de reserva de valor. A ideia de reserva se associa a certa invariabilidade ante a outros fatores. É o que se busca, por exemplo, com uma cesta de moedas, na qual a expectativa de que, entre valorizações e desvalorizações das diferentes divisas, o poder de compra do estoque de capital permanecerá tão constante quanto possível. Assim, considerando que o Bitcoin, operado no sistema próprio de blockchain, pode ser dividido em frações, mantendo seu alto valor proporcional à unidade, esta função garante ao ativo promissora foram de solver débitos com aceitabilidade geral e disponibilidade imediata em economias muito inflacionadas como é o caso do Zimbabwe, ou em economias emergentes que é o caso do Brasil.
De acordo com a teoria econômica predominante, as moedas surgem em um contexto característico a partir do crescimento de transações de compra e venda em períodos curtos. Em um mundo virtual, onde as transações são ainda mais rápidas, comparadas ao mundo real, a utilização de uma moeda mais dinâmica que a original pode trazer benefícios. Criptomoedas possuem maior dinamicidade na medida em que multiplicam a possibilidade econômica, devido a autorregulação de seu valor e adaptação em expandir ou retrair suas frações, de acordo com suas movimentações financeiras e operações econômicas. Assim, apesar de novos entrantes no mercado de cripto-ativos, o Bitcoin consegue, de uma certa forma, manter sua reserva de valor sendo difícil de ser superado por outras moedas virtuais, apesar de ser totalmente viável que deixe o posto de dominância no mercado de cripto-ativos.
Enquanto a indústria bancária luta para manter vantagem competitiva, existe a possibilidade de grandes empresas como Google, Facebook, Apple, Amazon, entre outros, retirarem dos bancos a exclusividade de fornecerem serviços financeiros. As empresas de internet que aplicam melhor tecnologia e dados poderiam oferecer serviços de qualidade superior aos bancos com o uso de criptomoedas. O fluxo de notícias recentes mostra que o setor bancário está sob estresse. Os grandes bancos estão cortando empregos. De acordo com a Reuters, “o HSBC começou a cortar cerca de 100 empregos de classe sênior em sua divisão de investimento em todo o mundo esta semana, de acordo com fontes com conhecimento direto do assunto”. Paralelamente, o HSBC e outros bancos estão desenvolvendo estratégias nervosas para sobreviver ao impacto do Brexit. Os contribuintes continuam salvando os bancos tradicionais. De acordo com Bloomberg, “os bancos da Itália estão lutando sob o peso de uma montanha de 360 bilhões de euros de empréstimos ruins, uma situação que tem prejudicado a rentabilidade e minado a confiança dos investidores. A nacionalização de Monte Paschi poderia ser seguida de resgates para credores, incluindo Veneto Banca SpA e Banca Popolare di Vicenza, como parte do pacote do governo”. Dado esse contexto, e com empresas de tecnologia cada vez mais se inserindo no mercado de serviços financeiros, estratégias de Exchange tradicional poderiam sofrer grandes impactos uma vez que esse mercado passaria a ser dominado por gigantes do mercado de tecnologia que passariam a ter um enorme conhecimento e domínio sobre o mercado de Exchange e sem um órgão terceiro regularizador e que impõem taxas sobre essas transações.

Continue navegando