Buscar

Temas Transversais Ampliando Horizontes o olhar sobre os temas transversais na Educação

Prévia do material em texto

Temas Transversais Ampliando Horizontes - o olhar sobre os temas transversais na Educação
Questão 1/10 - 01 - Homofobia e Casamento Homossexual
Conforme apresentado no texto-base Homofobia e preconceito contra diversidade sexual: debate conceitual, a American Psychiatric Association (APA) aponta que, em boa parte do século XX houve uma interpretação dominante da psicologia e da psiquiatria a respeito da homossexualidade. Qual era essa interpretação? 
Leia as alternativas que seguem e, na sequência, assinale aquela que contém a resposta correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Para a APA , a homossexualidade, sempre foi compreendida como algo natural e que deveria ser respeitada e tolerada.
	
	B
	O homossexualismo, heterossexualimo e bissexualismo eram consideradas situações extremamente normais no percurso histórico da humanidade e que não possuíam espaço no ramo da psicologia e psiquiatria.
	
	C
	Num primeiro momento, a homossexualidade foi considerada como um transtorno de personalidade e, num segundo momento, como um transtorno de identidade sexual. A noção da homossexualidade como patologia, entretanto, permaneceu até meados dos anos de 1970.
Você acertou!
“Boa parte do século XX testemunhou à interpretação dominante da psicologia e da psiquiatria a respeito da homossexualidade, a qual se fez presente nas duas primeiras edições do manual diagnóstico de doenças psiquiátricas da American Psychiatric Association (APA). Nelas, ‘homossexualismo’ figurava primeiro como um transtorno de personalidade e, em seguida, como um transtorno de identidade sexual. Variados problemas foram descritos nas pesquisas que supostamente apoiavam a noção da homossexualidade como patologia [...]. Infelizmente, essas pesquisas foram por muito tempo ignoradas e as orientações não heterossexuais acriticamente patologizadas até meados da década de 1970. (Texto-base, p. 716)  
	
	D
	As questões sobre homossexualidade prescindiram de um percurso histórico e, por isso, ao longo do século XX inexistiu preconceito e/ou fobia em relação às questões de escolha sexual e/ou de gênero.
	
	E
	Somente uma parte da sociedade dirigia  algum tipo de preconceito  em relação à homossexualidade, ao passo que a grande maioria é muito tolerante e compreende  as questões de sexo e gênero.
Questão 2/10 - 01 - Homofobia e Casamento Homossexual
Considerando os conteúdos apresentados no texto-base Homofobia e preconceito contra diversidade sexual: debate conceitual, analise as alternativas que seguem.
Na sequência, assinale aquela que apresenta, de forma correta, o significado da sigla LGBT:
Nota: 10.0
	
	A
	LGBT é uma sigla que faz referência às lutas dos homossexuais por mais espaço na sociedade. Tem origem americana e quer dizer  ‘leis que garantem proteção a todos’.
	
	B
	Esta sigla foi criada na década de 1930 e, inicialmente, não era utilizada pelos grupos ligados às questões de promoção dos direitos dos homossexuais.
	
	C
	A referência que se faz à sigla LGBT nada tem a ver com grupos ligados ao direito dos homossexuais; mas, com o tempo e em razão das lutas das minorias, esta sigla passou a ser utilizada por grupos que defendiam os direitos dos homossexuais.
	
	D
	A sigla LGBT significa lésbicas, gays, bissexuais e travestis/transexuais ganhou popularidade e tornou-se corriqueiro no ativismo político, representando um avanço na reivindicação e compreensão do preconceito e dos direitos desta população.
Você acertou!
“LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e travestis/transexuais) [...]. O termo rapidamente ganhou popularidade, passou a ser de uso corriqueiro no ativismo político e representou um avanço na reivindicação por direitos de populações LGBT, assim como na compreensão do preconceito a que essas populações foram submetidas. (Texto-base, p. 717)
	
	E
	O ativismo dos direitos dos homossexuais se apropriou da sigla LGBT , em virtude de não remeter às questões que evidenciam as pretensões por direitos igualitários deste grupo.
Questão 3/10 - 01 - Homofobia e Casamento Homossexual
Tomando como referência o texto-base Homofobia e preconceito contra diversidade sexual: debate conceitual, como podemos conceituar o termo heteronormatividade?
Leia as alternativas que seguem e assinale aquela que contém a resposta correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O termo heteronormatividade foi criado na década de 1970 para contextualizar os movimentos por direitos das populações homossexuais.
	
	B
	O termo heteronormatividade foi criado na década de 1990 para definir um sistema de ideias que estabelece a heterossexualidade como norma, impondo uma semelhança entre sexo biológico, gênero e orientação sexual.
Você acertou!
“O termo heteronormatividade, por sua vez, foi criado por Michael Warner na década de 1990 para definir o sistema de ideias que estabelece a heterossexualidade como norma. [...] há a imposição de uma linearidade/congruência entre sexo biológico, gênero e orientação sexual [...].” (Texto-base, p. 718-719).
	
	C
	O termo heteronormatividade apresenta uma perspectiva que oferece a todos os grupos, sejam estes de heterossexuais e homossexuais uma oportunidade de políticas de inclusão e fim dos preconceitos contras as questões de sexo e gênero.
	
	D
	O termo heteronormatividade remete às questões que são debatidas desde a década de 1980, quando houve um movimento político pelos direitos das populações homossexuais.
	
	E
	O termo heteronormatividade só foi reconhecido como um importante meio de contextualizações dos direitos das populações homossexuais no século XXI, quando grupos políticos se reuniram para discutir os direitos e  os preconceitos com relação a esse grupo.
Questão 4/10 - 01 - Homofobia e Casamento Homossexual
Os autores do texto-base  Programas intergeracionais: quão relevantes eles podem ser para a sociedade brasileira? apontam três indicadores que podem procurar medir a qualidade do relacionamento entre pais e filhos. Quais são eles?
Leia as alternativas que seguem e assinale aquela que apresenta a resposta correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Os três indicadores apontados pelos autores destacam a sagacidade dos pais, o trabalho e o fator financeiro como importantes quesitos que melhoram o relacionamento entre pais e filhos.
	
	B
	Quando procuramos apontar indicadores que refletem no relacionamento entre pais e filhos, os autores do texto sobre não destacam apenas três indicadores, mas um conjunto de fatores sociais, econômicos e emocionais que influenciam essa relação.
	
	C
	A qualidade do relacionamento entre pais e filhos pode ser medida por três indicadores: a intimidade, a admiração e a proximidade emocional.
Você acertou!
“A qualidade deste relacionamento [entre pais e filhos] pode ser medida por três indicadores: intimidade, admiração e proximidade emocional entre pais e filhos [...].” (Texto-base, p. 523)
	
	D
	O relacionamento entre pais e filhos pode ser medido frente a estes três indicadores: a paciência, o tempo em que passam juntos e os cuidados diários com as crianças.
	
	E
	Os autores destacam que os três indicadores que podem ser os requisitos para um bom relacionamento entre pais e filhos estão condicionados aos fatores culturais, à idade dos pais e à paciência deles com os filhos.
Questão 5/10 - 01 - Homofobia e Casamento Homossexual
Percebemos que a prática da cidadania  tem sido deixada de lado em nossa sociedade e na escola. Nesse sentido, o texto-base Programas intergeracionais: quão relevantes eles podem ser para a sociedade brasileira?  aponta que podemos oportunizar novas estratégias que podem ser desencadeadas pelas atividades intergeracionais. Quais são essas estratégias?
Leia as alternativas que seguem e assinale aquela que contém a resposta correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O desenvolvimento de atividades lúdicas e de caráter social, além de atividades complementadas por discussões, troca de vivências e percepções dos idosos e crianças, que podem ser facilitadas pelos professores das escolas.
Você acertou!“Uma das maneiras que podem aproximar gerações é o desenvolvimento de atividades lúdicas e de caráter social, que possam ecoar dentre os interesses e realidade dos participantes. Assim, tais atividades devem ser complementadas por discussão e a troca de vivências e percepções dos idosos e crianças, facilitadas pelos professores das escolas. O relacionamento advindo das atividades, reflexões e discussões oferecerão oportunidades para o reforço à solidariedade intergeracional e às atitudes cidadãs”. (Texto-base, p. 525)
	
	B
	Uma das maneiras de oportunizar a aproximação das diferentes gerações é possibilitar que idosos passem a utilizar o computador e celulares de maneira mais autônoma, com a ajuda dos mais jovens.
	
	C
	Tratar de questões de cidadania não é fácil e a aproximação de gerações diferentes é de difícil realização, pois são grupos que possuem valores e posições muito diferentes de ver a vida.
	
	D
	Existem diferentes maneiras de aproximar gerações; entretanto, a melhor maneira de fazer isso é por meio de visitas aos asilos, educandários e orfanatos.
	
	E
	O contexto educacional é muito específico, pois trata de ensino formal; isso, por si só, impossibilita a implementação de programas intergeracionais de aproximação das diferentes gerações.
Questão 6/10 - 01 - Homofobia e Casamento Homossexual
A partir da leitura do texto-base Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos, considere as assertivas que seguem.
Na sequência, assinale a alternativa que contém a assertiva correta sobre o papel dos educadores:  
Nota: 10.0
	
	A
	Em se tratando das diferenças culturais e do direito humano, os  educadores só devem abordar tais questões se houver indicação desses temas no projeto político-pedagógico, pois são matérias difíceis de serem abordadas nos contextos escolares.
	
	B
	Alguns assuntos, tais como as diferenças culturais, requerem muito cuidado para serem abordados na escola; o professor deve eximir-se dessa obrigação, pois cabe apenas aos pais abordarem essas questões
	
	C
	As questões sobre diferenças culturais podem e devem ser abordadas nos contextos educacionais do ensino fundamental e básico; já aquelas referentes à educação em direitos humanos é apenas tema de cátedra.
	
	D
	A educação deve ser um espaço em que professores promovam processos de desconstrução e de desnaturalização de preconceitos e discriminações que estão intrinsecamente, muitas vezes de maneira sutil nas relações sociais e educacionais em que vivemos.
Você acertou!
“Estamos, como educadores e educadoras, desafiados/as a promover processos de desconstrução e de desnaturalização de preconceitos e discriminações que impregnam, muitas vezes com caráter difuso, fluido e sutil, as relações sociais e educacionais que configuram os contextos em que vivemos”. (Texto-base, p. 246)
	
	E
	O papel dos educadores deve ser o de apenas mostrar as diferenças culturais e não procurar mediar estas questões, pois, com certeza, os professores não estão preparados para esta ação educacional.
Questão 7/10 - 01 - Homofobia e Casamento Homossexual
Qual o objetivo da educação para direitos humanos e interculturalidade, segundo a visão da autora do texto-base Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos?
Leia as alternativas que seguem e assinale aquela que contém a resposta correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Para autora, o objetivo da educação é promover pequenas discussões sobre as questões dos direitos humanos e interculturalidade, mas sem se impor no sentido de que estas são questões particulares de cada povo e sociedade envolvida.
	
	B
	Para autora, não é papel da educação promover debates e críticas as diferentes culturas, pois são questões que geram muitas discussões e articulações que acabam sendo impróprias para o ambiente acadêmico.
	
	C
	Para autora, pode-se até promover discussões sobre direitos humanos e interculturalidade no ambiente escolar, mas os professores devem ter formação como sociólogos, filósofos ou pesquisadores dessas áreas.
	
	D
	Segundo a autora, a educação deve se limitar às questões científicas, pois no momento em que procura contextualizar as diferenças culturais, de interculturalidade e dos direitos humanos, peca por não estar preparada para a formação para a cidadania.
	
	E
	Segundo a autora, a educação para os direitos humanos e interculturalidade é um processo de longo prazo que necessita de uma ação coletiva não somente dentro da escola, mas também nos movimentos sociais.
Você acertou!
“Trata-se de uma tarefa de longo prazo, mas, ao mesmo tempo, podemos colocá-la em prática hoje, no nosso contexto educacional específico. De fato, já existem muitos educadores e educadoras comprometidos/as com ela. Estamos convidados/ as a fortalecer esta ação coletiva, na nossa escola e nos movimentos sociais.”  (Texto-base, p. 247-248)
Questão 8/10 - 01 - Homofobia e Casamento Homossexual
Conforme apresenta no texto-base Bioética: afinal, o que é isto? a Bioética  é um campo do conhecimento que procura obter respostas às mudanças e aos desafios surgidos no século XX, nas esferas individual, coletiva e ambiental. Abrange os debates sobre as ciências da saúde e da vida, colocando em pauta o respeito, o cuidado e a proteção a todos os seres vivos – humanos ou não – e ao seu habitat natural.
Assim, diante deste , leia as assertivas a seguir e assinale a correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A Bioética  permite uma relação saudável de convivência humana, mas peca por não pensar de maneira sobre os valores morais que são impostos às questões de saúde e ambientais.
	
	B
	A Bioética regulamenta os atos da saúde e socioambientais  e se pauta nas leis e seus dispositivos.
	
	C
	A Bioética procura repensar os valores e os conceitos morais, no âmbito das sociedades democráticas, laicas e pluralistas contemporâneas.
Você acertou!
“Nesse contexto, a Bioética permite repensar os valores e os conceitos morais – estabelecendo-se, em grande medida, como um discurso de segunda ordem –, no âmbito das sociedades democrática, laicas e pluralistas contemporâneas”. (Texto-base, p. 431)
	
	D
	A Bioética ocupa-se somente das tensões geradas pelas leis, ou seja, das questões que regulamentam a saúde e o meio ambiente e não com as questões éticas e morais, como querem os pesquisadores dessa área do conhecimento.
	
	E
	A função da  Bioética nada mais é do que propiciar oportunidades de um diálogo entre cientistas, pesquisadores e a sociedade sobre as questões que envolvem a ciência, a cultura e a política. Ou seja, por meio da bioética é que se pode conceber o que é melhor para a sociedade.
Questão 9/10 - 01 - Homofobia e Casamento Homossexual
A palavra Bioética pode ser pautada em três marcos que foram delimitados no século XX, de acordo com o no texto-base Bioética: afinal, o que é isto?
Sendo assim, analise as alternativas que seguem e assinale aquela que elenca, de forma correta esses três marcos:
Nota: 10.0
	
	A
	Em 1927, com a publicação do artigo Bioética: uma revisão do relacionamento ético dos humanos em relação aos animais e plantas;  em 1970 com artigo intitulado Bioethics, science of survival de Potter;  em 1971 com a fundação do Kennedy Institute for Study of Human Reprodution and Bioethics pelo médico André Hellegers, vinculado à Georgetown University.
Você acertou!
Em relação à palavra Bioética, três marcos podem ser delimitados no Século XX:  
(1) A publicação, no ano de 1927, de um artigo [...]  com o título Bio-Ethics: a review of the ethical relationships of humans to animals and plants  (Bioética: uma revisão do relacionamento ético dos humanos em relação aos animais e plantas); [...] (2) A proposição do oncologista e professor estadunidense Potter, em 1970, do neologismo Bioethics [...]  no artigo intitulado Bioethics, science of survival.  [...].
(3) A fundação do Kennedy Institute for Study of Human Reprodution and Bioethics, vinculado à Georgetown University,na cidade de Washington – Estados Unidos – em 1971, pelo [...] holandês André Hellegers.  (Texto-base, p. 432-433)
	
	B
	É incorreto afirmar que existem marcos que delimitem a palavra Bioética; mas existem contextos históricos que demarcaram todo o século XX e XXI.
	
	C
	Os três marcos que contemplam a palavra bioética são o pluralismo ético, a moral e o senso comum .
	
	D
	Os três marcos remetem aos avanços da medicina e, nesse sentido, podemos citar: a clonagem humana, os transplantes e a fertilização in vitro.
	
	E
	Os marcos são todos do século XXI, pois antes não haviam questões que necessitassem de tal intervenção. Assim, temos os anos de 2002, 2005 e 2006 como os mais importantes, em função das diversas intervenções feitas nas áreas da medicina que protegem os seres humanos e não humanos.
Questão 10/10 - 01 - Homofobia e Casamento Homossexual
No texto-base Bioética: afinal, o que é isto?; conjectura-se a Bioética como um campo do conhecimento que deve contribuir nas diferentes áreas do conhecimento, na medida em que deve ampliar a reflexão e da discussão dos diversos conflitos e dilemas éticos de toda sociedade.
Sendo assim, considere as alternativas que seguem e assinale aquela que apresenta a assertiva correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A Bioética deve ser uma “ponte” entre os diversos saberes, na medida em que deve assegurar uma melhor compreensão das implicações éticas dos progressos científicos e tecnológicos, em todos os níveis da educação, ou seja, do ensino fundamental e médio ao ensino superior.
Você acertou!
“Trata-se, em suma, da possibilidade de praticar a Bioética como uma ‘ponte’ entre os diversos saberes [...]. Ademais, a promoção dos princípios enunciados na Declaração Universal de Bioética e Direitos Humanos (2005)71 e a necessidade de assegurar uma melhor compreensão das implicações éticas dos progressos científicos e tecnológicos, em particular entre os jovens, implica que os Estados se esforcem para fomentar a educação e a formação em matéria de bioética em todos os níveis, abrangendo, para além da formação superior, igualmente o ensino fundamental e o médio.” (Texto-base, p. 437)
	
	B
	A Bioética deve ser um grande instrumento que possibilita a troca entre os cientistas e pesquisadores  permitindo, assim, que a sociedade receba informações atualizadas sobre os avanços médicos, científicos e tecnológicos
	
	C
	A Bioética é uma proposta que se configura como sendo apenas a relação entre cientistas e pesquisadores das áreas da medicina e socioambientais, ligados aos cursos do ensino superior.
	
	D
	A Bioética está pautada nas questões relevantes que se dirigem apenas ao ensino superior, pois trata de questões éticas e morais muito específicas das áreas das ciências da saúde e da vida
	
	E
	A Bioética deve apenas ser estudada e discutida por pesquisadores, cientistas e estudantes do ensino superior, pois trata de questões muito contraditórias e de difícil compreensão.

Continue navegando

Outros materiais