Buscar

Doença Celíaca- Resumo

Prévia do material em texto

Doença Celíaca
O que é?
É uma reação imunológica à ingestão de glúten, uma proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio e seus derivados.
O que causa?
A doença celíaca ocorre devido à presença geneticamente determinada de anticorpos produzidos pelo sistema imunológico contra o glúten. Ocorre a agressão da mucosa intestinal, mas é variável de pessoa para pessoa. Os anticorpos atacam a proteína e causam inflamação no local, além disso, atrofia as vilosidades intestinais e como consequência a deficiência de absorção de nutrientes relacionados ao glúten.
Sinais e sintomas:
Perda de peso 
Irritabilidade 
Inchaço abdominal 
Lesões na pele
Queda de cabelo
Déficit de crescimento em crianças 
Dor abdominal
Flatulência 
Diarreia 
Fraqueza 
Infertilidade 
Diminuição de apetite
Anemia
Tratamento:
 O principal tratamento é uma dieta isenta de alimentos eu contém glúten, pois a doença celíaca não tem cura e quando a proteína é excluída da alimentação os sintomas desaparecem.
Importância para a odontologia:
É importante o cirurgião-dentista saber sobre a doença celíaca, uma vez que o glúten está presente em diversos medicamentos e materiais odontológicos. Além disso, existem doenças sérias que acometem o paciente celíaco, como, bruxismo, hipoplasia, amelogênese imperfeita, manchas por deficiência ou excesso de cálcio, fibrose dental, erosões, herpes, aftas, entre outros. Para o melhor tratamento desses casos, é indispensável que o dentista saiba a fundo sobre a doença.

Continue navegando