Buscar

TI DIREITO

Prévia do material em texto

O jurista francês Charles Rousseau, em sua obra Direito Internacional Público, afirma que “o tratado internacional impõe uma regra de conduta obrigatória para os Estados signatários: trata-se de um princípio reconhecido pela prática internacional”.  
Conforme o texto-base, qual a importância dos tratados internacionais? 
R: O Direito Internacional é constituído pelas normas jurídicas internacionais que regulam as leis dos Estados. Também fazem parte deste ramo do Direito os acordos e tratados internacionais, as convenções, as emendas, e os protocolos. Sendo o Direito Internacional o conjunto de normas que regula as relações externas dos sujeitos que compõem a sociedade internacional. 
O Direito Internacional é subdivido entre público e privado. O direito internacional público tem como preceito estabelecer uma ordem e uma lei comum que regule todo o comportamento que exceda a esfera da soberania. O direito internacional privado tem como propósito indicar leis que regulem contratos firmados entre indivíduos de países diferentes, bem como, regular desordens entre Estados e particulares, indicando qual será a lei que será utilizada para estabelecer uma relação.
Os tratados são acordos internacionais concluídos por escrito entre Estados ou organizações internacionais, e regidos pelo direito internacional, sendo conceituado como um acordo formal, firmado entre pessoas jurídicas do Direito Internacional Público, com o intuito da produção de efeitos jurídicos. Os tratados são principais fontes do direito internacional, considerados como uma das fontes fundamentais do direito internacional, sendo estes acordos que disciplinam determinado assunto de interesse no âmbito de alguns países, eles criam normas que se tornarão leis caso o país assine esse tratado.
Desse modo, os tratados internacionais são fortes ferramentas jurídicas, entendidos como um acordo, com efeitos de lei, feito entre os governos de dois ou mais países. Tais acordos podem ser relacionados a qualquer tema, sendo estes de interesse dos países signatários. Vale salientar que, os países signatários são os países que assinaram determinado tratado internacional, sendo estes mais fortes no âmbito jurídico do cenário internacional, bem como, estimulam outros países a firmarem parcerias, buscando facilitar a comunicação sobre os assuntos de grande relevância.

Continue navegando