Buscar

Transcrição dna.rna

Prévia do material em texto

BQ – AULA 04 
TRANSCRIÇÃO
A transcrição é a transformação de DNA em RNA, que desencadeará a síntese protéica.
Neste processo não ocorre transcrição de todos os genes. São transcritos apenas os genes de interesse, para que haja uma economia de energia. Ou seja, os genes são transcritos de acordo com a função e a necessidade celular.
A porção lida durante a transcrição é pequena em relação à fita de DNA inteira.
A sequência de bases da DNA contém sinais para iniciação e encerramento da síntese do RNA. A enzima liga-se à fita-molde e desloca-se ao longo dela na direção 3 ́para 5 ́.
Transcrição pode ser dividida em etapas:
1. Reconhecimento do promotor;
2. Formação do complexo de iniciação;
3. Alongamento da cadeia de RNA;
4. Terminação (reconhecimento do terminador)
 As enzimas atuantes na replicação identificam a região promotora através de mecanismos parecidos com o da replicação. No momento da transcrição é formado um HÍBRIDO entre DNA (molde) e RNA (fita nova).
Diferentemente da replicação, não é necessário o uso de primers para que a transcrição seja iniciada.
MAGNÉSIO NA ESTRUTURA DA RNA POLIMERASE: funciona como co-fator na enzima Polimerase é importante para que o ataque nucleofílico aconteça, aumentando a interação entre os grupamentos fosfato dos nucleotídeos, pois o magnésio, devido a sua carga positiva, redistribui as cargas e da molécula, facilitando as ligações fosfodiéster e polimerizando a fita. 
REGIÃO REGULATÓRIA: Indica o inicio da transcrição, mas não faz parte do gene de interesse. É indicada com sinal negativo, e faz com que a Polimerase se remodele, para iniciar a transcrição do gene de interesse propriamente dito.
GENE PROMOTOR/REGIÃO PROMOTORA: gene que direciona a enzima a se ligar para iniciar a transcrição. Região rica em bases timina e adenina, também conhecida como TATA BOX. Reconhecimento feito pelo fator sigma.
EM PROCARIOTOS, cada gene tem a sua região promotora e codifica diretamente o gene daquela região. Enquanto nos EUCARIOTOS, ocorre a formação de um pré RNA (formado por exons e introns) e um RNA maduro, no qual os íntrons são retirados e os exons unidos numa molécula só.
ESTRUTURA DA RNA POLIMERASE: formada por duas subunidades betas, duas alfa e uma ômega. E possui uma subunidade que se chama fator SIGMA, que se liga transitoriamente ao núcleo. A RNA Polimerase possui fidelidade de replicação menor do que a DNA Polimerase (coloca erros) e também não realiza atividades exonucleasicas (checagem), e a ausencia da checagem não é feita pois o RNA é uma molécula de uso rápido e não interferirá nas células futuras, diferentemente do DNA. Caso a molécula de RNA esteja errada ela é degradada ou gerará proteína sem funcionalidade, porém, a célula tem mecanismos que suportam esses erros.

Continue navegando