Buscar

Carboidratos: Classificação e Funções

Prévia do material em texto

48)comente sobre a sinética enzimática em relação a concentração do substrato,ilustre graficamente. 
Entre as enzimas com mecanismos mono-substrato incluem-se as isomerases como a triose-fosfato isomerase ou bisfosfoglicerato mutase, liases intramoleculares como a adenilato ciclase e a ribozima, uma liase de RNA. Porém, algumas enzimas que apenas têm um substrato não se agrupam nesta categoria de mecanismos. A catalase é um exemplo, pois reage com uma molécula de substrato de peróxido de hidrogénio, oxida-se e é então reduzida por uma segunda molécula de substrato. Embora um único substrato esteja envolvido, a existência de um intermediário que é uma enzima modificada significa que o mecanismo de catálise é um mecanismo ping-pong.
41) comente sobre o processo de inibição enzimática.
Na inibição enzimática, a substância inibidora forma ligações químicas com as enzimas, de modo a interferir na sua atividade catalítica. De acordo coma estabilidade da ligação entre o inibidor e a enzima, a inibição enzimática pode ser de dois tipos: reversível e irreversível. Na inibição reversível, as moléculas do inibidor e as moléculas da enzima se unem por ligações não covalentes, que, por serem mais instáveis, podem ser rompidas, fazendo com que a enzima retome a sua atividade posteriormente
42) o que são isozimas ?
soenzimas são enzimas com múltiplas formas que catalisam essencialmente a mesma reação. O termo isoenzima ou isozima deve ser aplicado somente àquelas múltiplas formas de enzimas derivadas de diferenças determinadas geneticamente na estrutura primária.
43) comente sobre o uso das ezimas no diagnóstico clínico? cite exemplos
A utilidade diagnóstica da medida das enzimas plasmáticas reside no fato que as alterações em suas atividades fornecem indicadores sensíveis de lesão ou proliferação celular. Estas modificações ajudam a detectar e, em alguns casos, localizar a lesão tecidual, monitorar o tratamento e o progresso da doença. No entanto, muitas vezes falta especificidade, isto é, existem dificuldades em relacionar a atividade enzimática aumentada com os tecidos lesados. Isto porque as enzimas não estão confinadas a tecidos ou órgãos específicos, pois estão grandemente distribuídas e suas atividades podem refletir desordens envolvendo vários tecidos.
A lipase é uma enzima altamente específica que catalisa a hidrólise dos ésteres de glicerol de ácidos graxos de cadeia longa (triglicerídeos) em presença de sais biliares e um cofator chamado colipase. As ligações éster, nos átomos de carbono 1 e 3 são preferentemente rompidas, produzindo dois mol de ácidos graxos de cadeia longa e um mol de 2-acilmonoglicerídio por mol de triglicerídeo hidrolisado. Tanto a lipase como a colipase são sintetizadas pelas células acinares do pâncreas. A lipase também é encontrada na mucosa intestinal, leucócitos, células do tecido adiposo, língua e leite.
44) Defina carboidratos?
Carboidratos são moléculas orgânicas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio. Glicídios, hidratos de carbono e açúcares são outros nomes que eles podem receber. São as principais fontes de energia dos sistemas vivos, uma vez que a liberam durante o processo de oxidação.
45) O que são aldoses e cetoses?
Uma aldose é um monossacarídeo (um açúcar simples), que contém apenas um aldeído por molécula. A forma mais simples possível da aldose é a que contém apenas dois átomos de carbono. a cetose quando o grupo de carbonila está em qualquer outra posiçao em uma cetona.
46) comente sobre as diversas funções dos carboidratos no corpo humano.
De forma geral, os carboidratos desempenham um papel extremamente importante em nosso organismo, pois é através deles que nossas células obtêm energia para realizar suas funçõestêm função estrutural de armazenamento energético e são capazes de fornecer energia rapidamente ao organismo numa situação de emergência. Deste grupo fazem parte as fibras alimentares, que ajudam a regular o funcionamento do intestino. Eles podem ser estocados em diversas partes do nosso organismo, sendo as mais comuns as regiões onde ficam localizados os músculos e o fígado. Os alimentos ricos em carboidratos são os de origem vegetal, como as massas, os açúcares, os doces, as frutas, os legumes e as farinhas. Nos produtos de origem animal, a quantidade é desprezível. 
47) O que são glicoconjugados?exemplifique.
Glicoconjugados, são moléculas de carboidratos aderidos a lipideos e/ou proteínas presentes na matriz celular, com o intuito de reconhecimento e coesão das células; migração celular; coagulação sanguínea; resposta imune; cicatrização de ferimentos e outros processos celulares. 
Exemplos de glicoconjugados, seria : glicoproteínas, proteoglicanos e glicolipídeos. 
48) comente sobre as classificações dos carboidratos,quanto ao tamanho da molécula.Exemplifique todos os tipos.
Monossacarídeos: 1 unidade de açúcar,Dissacarídeos: 2 unidades de açúcar,oligossacarídeos: algumas unidades de açúcar,Polissacarídeos: Milhares de unidades de açúcar.
49)comente sobre o prcesso de mutarrotação dos monossacarídeos.
Em soluções aquosas os monossacarídeos com 5 ou mais átomos de carbono na cadeia ocorrem, predominantemente, como estrutura cíclica, nas quais o grupo carbonila forma uma ligação covalente com o oxigênio de um grupo hidroxila ao longo da cadeia; A formação dos compostos cíclicos é resultado da reação entre aldeídos ou cetonas e álcoois, formando derivados chamados hemiacetais e hemicetais, que apresentam um carbono assimétrico adicional e, assim, podem existir em duas formas esteroisoméricas; omente sobre o processo de mutarrotação dos monossacarídeos.
50) comente sobre a forma alifática e clínica dos monossacarídeos.
costuma-se denominar uma molécula pertencente às seis primeiras classes de compostos alifáticos, e pertencente à última classe de composto aromático. Sendo assim, um composto alifático é aquele que não apresenta anéis de benzeno em sua estrutura.Dessa forma, um composto alifático pode ser cíclico ou acíclico, saturado ou insaturado, homoalifático ou heteroalifático.omposto alifático cíclico: é aquele que apresenta um anel em sua estrutura química, como o caso do ciclohexano, por exemplo.
51) o que são epímeros?Dê exemplos.
 Epímeros: quando dois esteroisômeros diferem de apenas um carbono quiral. Na forma de anel, o epímero é chamado de anômero.
As aldoses e cetoses da série D são imagens especulares ou enântiomeros das suas contrapartes L. Dois açucares que diferem apenas na configuração ao redor de 1 átomo de carbono específico são chamados epímeros.São exemplos: D-Alose e D-glucose; D-Manose e D-Glucose.
52)comente sobre a esteorisomeria dos monossacarídeos.
A Estereoisomeria pode ser explicada e visualizada somente por meio de fórmulas espaciais. Esteroisômeros são compostos que possuem o mesmo grupo funcional, o mesmo tipo de insaturação, a mesma estrutura, heteroátomo ou substituinte. Eles se diferem apenas pela configuração das moléculas, isto é, pelo arranjo espacial dos átomos.
53) comente sobre a ligação glicosídica.
As ligações glicosídicas são ligações covalentes que se formam quando os monossacáridos ou açúcares simples se ligam formando moléculas maiores. A ligação entre duas a dez moléculas denomina-se oligossacárido. Quando constituída por dois açúcares simples, denomina-se dissacárido ou dissacarídeo e é a forma mais comum em alimentos. Um exemplo de dissacarídeo é a lactose. A lactose é composta por dois açúcares simples: a glucose (ou glicose) e a galactose. Estes dois monossacarídeos são ligados covalentemente quando o grupo hidroxilo de um açúcar (β-D-glucose) reage com o carbono anomérico de outro açúcar (β-D-galactose), formando uma ligação O-glicosídica.
54)Cite dissacarídeos de importância biológica.
Dissacarídeos: são moléculas solúveis em água resultantes da união de dois monossacarídeos por uma ligação glicosídica. Quando ocorre esse evento, há a liberação de uma molécula de água (desidratação). Sacarose (glicose + frutose), lactose (glicose + galactose) e maltose(glicose + glicose) são três exemplos de dissacarídeos bastante conhecidos.
55) Diferencie homo e heteropolissacarídeos.
Homopolissacarídeo:É um tipo de unidade monomérica; Têm função de reserva; Servem como forma de armazenamento do polissacarídeo empregados como combustível pela célula. 
Ex : Amido; Glicogênio; Celulose e Quitina .Heteropolissacarídeo = duas ou mais unidades monoméricas; Fornece suporte extracelular nos organismos de todos os reinos naturais; É responsável pela resistência e flexibilidade das cartilagens e tendões – polissacarídeo extracelular. EX: Ácido hialurônico.
56)Comente sobre as estrututuras bioquímica do amido ,glicogênio e celulose.
 Amido:Apresenta função de reserva. É encontrado em raízes, caules e folhas. Formado por moléculas de glicose ligadas entre si através de numerosas ligações a (1,4) e poucas ligações a (1,6), ou "pontos de ramificação" da cadeia. Sua molécula é muito linear, e forma hélice em solução aquosa. Encontra-se em duas formas: amilose e amilopectina.ente sobre a estrutura bioquímica do amido ,glicogênio e celulose.
 Glicogênio:É o carboidrato de reserva dos animais e dos fungos. É armazenado nos músculos e no fígado dos animais. Muito semelhante ao amido, possui um número bem maior de ligações a (1,6), o que confere um alto grau de ramificação à sua molécula. Os vários pontos de ramificação constituem um importante impedimento à formação de uma estrutura em hélice.
 Celulose:Participa da composição da parede celular dos vegetais. É o carboidrato mais abundante na natureza. Semelhante ao amido e ao glicogênio em composição, a celulose também é um polímero de glicose, mas formada por ligações tipo b (1,4). Este tipo de ligação glicosídica confere á molécula uma estrutura espacial muito linear, que forma fibras insolúveis em água e não digeríveis pelo ser humano.
57) Comente sobre as diferenças fisiológica entre o glicogênio hepático e muscular
 A diferença encontras-se na ausência da enzima glicose-6 fosfatase no músculo. na glicólise a primeira reação é a da fosforilação da glicose no carbono 6 pela hexoquinase, a glicose fosforilada não é capaz de sair da célula, por isso é importante que seja fosforilada na glicólise (impedindo que haja efluxo da molécula quando na verdade você está precisando dela). A diferença crúcial entre a gliocogenólise hepática e a muscular é que no músculo o resíduo de glicose gerado nao vai ter a capacidade de sair das células, pois não há a enzima glicose-6 fosfatase que gere glicose livre, portanto todo produto da glicogenólise muscular será usado para geração de energia dentro da própria célula, em geral (aí entra integração metabólica) apenas utilizamos esse recurso em atividade física intensa, ou no fígado em estado de jejum prolongado.
58)

Continue navegando