Buscar

Org. e Política de Saúde - teste de conhecimento 2

Prévia do material em texto

Em Estados e Municípios sujeitos a notório processo de migração, os critérios demográficos mencionados na Lei no 8080/90 serão ponderados por outros indicadores de crescimento populacional, em especial o: 
	
	
	
	
	índice de nascidos vivos
	
	
	número de eleitores registrados
	
	
	número de pessoas idosas
	
	
	número de pessoas com carteira assinada
	
	
	índice de desemprego
	
Explicação: 
 LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990
Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.
Parágrafo 2º - nos casos de Estados e Municípios sujeitos a notório processo de migração, os critérios demográficos mencionados nesta Lei serão ponderados por outros indicadores de crescimento populacional, em especial o número de eleitores registrados...¿
 
	
	
		2.
	
		Segundo o Artigo 196 da Constituição Federal de 1988, saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas________ e _________ que visem à redução do risco de _______e de outros agravos e ao acesso __________ e __________ as ações e serviços, para sua promoção _________ e ____________. (Agencia Nacional de Saúde Suplementar)
	
	
	
	
	sociais; econômicas; doença; universal; igualitário; proteção; recuperação.
	
	
	sociais; econômicas; doença; universal; diferenciado; proteção; reabilitação.
	
	
	sociais; culturais; saúde, diferenciado; igualitário; proteção e reabilitação. 
	
	
	econômicas; culturais; doença; universal; diferenciado; proteção; recuperação.
	
	
	socais; econômicas; saúde; diferenciado; igualitário, proteção; recuperação.
	
Explicação: 
Segundo o Artigo 196 da Constituição Federal de 1988, saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas_ sociais _ e _ econômicas _ que visem à redução do risco de_ doença _e de outros agravos e ao acesso_ universal _ e igualitário _ as ações e serviços, para sua promoção _ proteção _ e _ recuperação . (Agencia Nacional de Saúde Suplementar)
 
	
	
		3.
	
		Podemos considerar que a pobreza é uma classe de muitas dimensões, produto do desenvolvimento desigual de uma sociedade, que pode se apresentar através de vários contextos como: miséria, fome, analfabetismo e outros. Na nossa sociedade como é expressada essa pobreza?
	
	
	
	
	pela alienação, impedindo laços de convivência social e familiar, 
	
	
	pelas precárias condições socioeconômicas e ausência de deveres. 
	
	
	pela carência de bens materiais, mas também pela carência de direitos, de oportunidades, de informações, de possibilidades e de esperanças. 
	
	
	pela carência exclusiva de bens materiais e de valores morais. 
	
	
	por condições adversas, levando ao crime e à marginalização. 
	
Explicação: 
A pobreza pode se caracterizar por abranger diferentes aspectos da vida dos indivíduos, como por exemplo a carência de bens e serviços essenciais para a vida: alimentação, vestuário, cuidados com a saúde, alojamento, ou seja pela carência de bens materiais, mas também pela carência de direitos, de oportunidades, de informações, de possibilidades e de esperanças.
	
		4.
	
		A saúde e a doença  faz parte do dia a dia das pessoas. Os homens primitivos explicavam tudo o que acontecia através do pensamento mágico, sobrenatural e religioso. Na atualidade o que podemos afirmar sobre o processo saúde-doença?
	
	
	
	
	O conceito de doença é explicado através de diversos fatores, isso exclui a presença de diferentes agentes etiológicos numa pessoa como fator de aparecimento de doenças.
	
	
	O processo saúde-doença tem o objetivo de descobrir as causas para o surgimento das doenças genéticas.
 
	
	
	A fase patológica pré-clínica corresponde ao período que antecede às manifestações clínicas das doenças, também conhecida como processo saúde-doença.
	
	
	O conceito de saúde-doença estuda exclusivamente os fatores orgânicos e sociais das enfermidades e não pretende descobrir as causas para o surgimento de determinada doença.
	
	
	O processo saúde-doença é uma expressão usada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um indivíduo ou população e considera que ambas estão interligadas e são consequência dos mesmos fatores.
	
Explicação: 
O processo saúde/doença representa o conjunto de relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença de uma população, que se modifica nos diversos momentos históricos do desenvolvimento científico da humanidade. É uma expressão usada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um indivíduo ou população e considera que ambas estão interligadas e são consequência dos mesmos fatores.
	
	
		5.
	
		Leia as afirmativas sobre os fatores que determinam o estado de saúde de uma dada população: I - Os serviços de saúde bem organizados e com qualidade garantem que uma população permaneça saudável. II - As condições de moradia interferem na condição de saúde das pessoas. III - Idade e o sexo são suficientes para avaliar o estado de saúde da população. IV - Para se avaliar o estado de saúde das pessoas é importante levar em consideração a biologia humana, os modos de vida da comunidade, os fatores ambientais e a organização do sistema de atenção à saúde. V - O avanço tecnológico só influi positivamente na saúde das pessoas. Assinale a alternativa CORRETA: 
	
	
	
	
	A afirmativa II está correta.
	
	
	A afirmativa I está correta.
	
	
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	
	A afirmativa V está correta.
	
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
Explicação: Em 1948, a OMS estabeleceu a definição de saúde como "um estágio de bem-estar físico, mental e social e não só a ausência de doenças ou enfermidades". Apenas a idade e o sexo não é suficiente para analisar o estado de saúde de uma população. Muitas variáveis devem ser consideradas:  Renda, status social e educação; - Ambiente físico: água potável, ar puro, ambiente de trabalho sadio, casa segura e comunidade bem planejada. - Rede de apoio social, incluindo família, amigos e comunidade - Genética, que influencia a expectativa de vida e o risco de desenvolvimento de determinadas doenças, etc.
	
	
	
	
		6.
	
		Em relação à saúde , doença ou ao processo saúde-doença, assinale a assertiva CORRETA:
	
	
	
	
	Os diferentes grupos humanos podem apresentar os mesmos padrões de adoecimento e de mortalidade. 
	
	
	A inserção no processo produtivo (forma de trabalhar e consumir) não são importantes para determinar o padrão de adoecimento. 
	
	
	Para se compreender o processo saúde-doença é necessário compreender as relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença em uma população ao longo dos anos. 
	
	
	Garantindo investimento de recursos na organização do sistema de atenção à saúde é possível que a população esteja em estado de completo bem estar físico mental e social. 
	
	
	A definição positiva de saúde está relacionada à ausência de gravidade da doença. 
	
Explicação: 
Para se compreender o processo saúde-doença é necessário compreender as relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença em uma população ao longo dos anos. A saúde deve ser entendida em sentido mais amplo, como componente da qualidade de vida e, assim, não é um "bem de troca", mas um "bem comum", um bem e um direito social, no sentido de que cada um e todos possam ter assegurados o exercício e a prática deste direito à saúde.
	
	
		7.
	
		De acordo com a Constituição brasileira, sobre ao direito à saúde, é correto afirmar que "A saúde é direito de todos e dever do Estado..." Assinale a opção FALSA:As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede descentralizada, regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único.
	
	
	Dentre as diretrizes do sistema único de saúde, constam atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais com a participação da comunidade.
	
	
	O acesso gratuito às ações e aos serviços para sua promoção, proteção e recuperação é assegurado textualmente na Constituição da República. 
	
	
	As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio.
	
	
	É permitida a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País. Essa participação está prevista em lei.
	
Explicação: 
Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução dos riscos de doença e de outros agravos e o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação, logo não há participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País.
	
	
	
	
		8.
	
		De acordo com a Constituição Federal Brasileira, na Seção da SAÚDE , no Artigo 196, como a saúde é definida?
	
	
	
	
	Direito dos trabalhadores e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
	
	Direito de todos e dever da sociedade, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
	
	Direito de todos e dever da sociedade, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso restrito e proporcional às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
	
	Direito dos trabalhadores e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso restrito e proporcional às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
	
	Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
Explicação: 
Constituição Federal Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação

Continue navegando