seminario interdisciplinar I INTRODUÇÃO À PESQUISA
7 pág.

seminario interdisciplinar I INTRODUÇÃO À PESQUISA


DisciplinaGestão de Pessoas I15.420 materiais116.107 seguidores
Pré-visualização3 páginas
\ufffd PAGE \* MERGEFORMAT \ufffd7\ufffd
A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA EM NOSSAS VIDAS.
Janaina da Silva Faria 
Paula Laiz de Vargas Arantes 
Rafaela Aparecida dos Santos Marçal 
Rosimeire Marcelina da Silva 
Edmilson Vicente Pereira
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (RH0439/1) \u2013 Seminário Interdisciplinar
28/11/2017.
RESUMO
No decorrer desse trabalho mostraremos a importância sobre a pesquisa em nosso cotidiano, sua estrutura, as variadas formas de pesquisas e como elaborá-la de forma correta, usamos essa estrutura para melhor qualidade da pesquisa e dessa forma tornar essa atividade mais satisfatória.
A pesquisa é um instrumento para a construção de conhecimentos e informações, é a base para o progresso humano no mundo cientifico, tecnológico e cultural. Pesquisar é defender uma ideia, fundamentando-a com bibliografias e dados extraídos de um cenário real. É também, fazer consultas através de questionários, de deduções, implicações, comprovações, pessoas relacionadas com o assunto, para mostrar através de gráficos, as análises e interpretações dos resultados obtidos no processo de pesquisa. Os critérios de organização e das principais etapas do projeto facilitou o entendimento que envolvem a elaboração dos trabalhos científicos. Um auxílio no processo de ensino e aprendizagem quanto aos procedimentos, das técnicas e as normas da pesquisa. Os conceitos e teorias estudadas estão fundamentadas em uma metodologia na contribuição e na evolução do saber, sendo sistematicamente planejada e executada através das informações e regras.
 
Palavras-chave: Introdução à Pesquisa. Elaboração e Estrutura.
1 INTRODUÇÃO
Estudar o ato de pesquisar e suas normativas, dão ênfase a este trabalho que tem por finalidade, mostrar a importância da pesquisa em nossas vidas. A pesquisa é o meio utilizado para se obter informações sendo de interesse coletivo ou individual. De início logo quando falamos a palavra \u201cPesquisa\u201d, vem em nossa mente cientistas em seus laboratórios realizando seus experimentos, mas sabemos que pesquisar não é exclusivamente dessa forma, pois evidenciamos que a pesquisa se faz presente em todos os momentos de nossas vidas.
	A pesquisa está presente em todas as áreas do conhecimento humano, une pensamentos e ações, e graças as investigações cientificas, surgiram muitas conquistas em várias áreas de atuação, como: saúde, transpor te, segurança, e muitos outros. Procurar respostas complexas, estimula os indivíduos a buscar sempre mais conhecimento, sabendo-se que a primeira tarefa para este resultado é uma detalhada pesquisa e pode ser considerada um hobby e na maioria das vezes, uma necessidade por conta do trabalho ou escola e até de investigação ou tratada com mais rigor e seriedade em caso de pesquisa cientifica ou acadêmica. 
A pesquisa aumenta o conhecimento, diante disso existem técnicas que são necessárias para compreender melhor sua importância e o mundo exige de cada indivíduo um olhar crítico e um domínio tecnológico, tanto na cultura humana, quanto nas mais diversas transformações e na busca do conhecimento próprio.
A arte de pesquisar requer paciência, dedicação e interação no assunto ou problema a ser solucionado, buscando fundamentos concretos, com base cientifica e especificada para cada assunto ou tema a ser pesquisado. Todo pesquisador deve ser minucioso em sua busca, persistente, organizado, criativo, ter curiosidade cientifica, esses são alguns dos valores fundamentais para uma pesquisa de qualidade. 
	E as fontes para uma boa pesquisa, podem ser encontradas em vários recursos, como: livros, revistas, internet, documentos, artigo, dicionários, conversar com pessoas, fazer perguntas, participar de cursos, congressos, palestras. Por fim analisar o que material encontrado sobre o assunto desejado.
	Toda pesquisa é composta de regras e métodos como a elaboração e a estrutura que definem a qualidade do trabalho executado e de seu resultado final. Na elaboração temos a ordem de estudo e os temas a ser pesquisado, estruturando os objetivos, as justificativas, define-se as ferramentas de pesquisa, montando o esquema de estudo e apresentando as referências de estudo que afirmam a veracidade da pesquisa realizada.
2 CONCEITO DE PESQUISA
\u201cTomada num sentido amplo, pesquisa é toda atividade voltada para a solução de problemas; como atividade de busca, indagação, inquirição da realidade, é a atividade que vai nos permitir, no âmbito da ciência, elaborar um conhecimento, ou um conjunto de conhecimentos, que nos auxilie na compreensão desta realidade e nos oriente em nossas ações\u201d (PÁDUA,1996).
O termo \u201cPesquisa\u201d, é oriundo do latim perquirere, significa \u201cpesquisar com persistência\u201d. 
Através da pesquisa melhora-se o conhecimento, novos fatos e fenômenos são descobertos, melhora a condição humana e também mantem certo controle sobre a natureza.
A pesquisa aumenta o conhecimento, diante disso existem técnicas que são necessárias para compreender melhor sua importância e o mundo exige de cada indivíduo um olhar crítico e um domínio tecnológico, tanto na cultura humana, quanto nas mais diversas transformações e na busca do conhecimento próprio.
A arte de pesquisar requer paciência, dedicação e interação no assunto ou problema a ser solucionado, buscando fundamentos concretos, com base cientifica e específica
Rafael
Rafael fez um comentário
boa tarde vc poderia me enviar esse trabalho por email por favor? jonasjmarques@gmail.com
0 aprovações
Ana
Ana fez um comentário
Como posso ter acesso a esse material?
0 aprovações
Carregar mais