A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Sistemas e Aplicações Distribuídas - Uniasselvi

Pré-visualização | Página 1 de 2

1.
	O escalonamento de processos é uma atividade realizada pelo sistema operacional com o objetivo de organizar a execução dos processos obtendo o máximo desempenho da CPU. Acerca do mecanismo de escalonamento do sistema operacional, analise as afirmativas a seguir:
I- O throughput é um critério simples de escalonamento, dado pela soma do tempo de espera com o tempo de serviço ou tempo de execução.
II- O tipo de escalonamento preemptivo permite que um processo seja interrompido para a execução de outro.
III- O escalonamento cooperativo, quando utilizado por um programa mal escrito, pode monopolizar a CPU, gerando um grande problema para o sistema operacional.
IV- A implementação do modelo de escalonamento de múltiplas filas com realimentação gera ganho de tempo pelo sistema operacional, já que não precisa identificar qual a fila ideal para cada processo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	2.
	O Sistema Operacional, ao criar um processo, precisará criar uma estrutura responsável pelo gerenciamento e controle de várias informações dos contextos do processo, tais como nome do processo, estado, prioridade, limites de memória, entre outros. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o nome dessa estrutura:
	 a)
	Estrutura JOB.
	 b)
	Estrutura PCB.
	 c)
	Estrutura CPU.
	 d)
	Estrutura RPC.
	3.
	Para que um programa possa ser executado num computador, é necessário que o sistema operacional esteja em funcionamento, podendo executar diversos processos ou subprocessos, muitos deles nem percebidos pelo usuário. Os sistemas multitarefas conseguem executar vários programas ao mesmo tempo, através de mecanismos que controlam os diversos processos. Acerca dos processos e subprocessos computacionais, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Quando um programa entra em execução, virando um processo, é criado um contexto de software cuja responsabilidade é armazenar todas as instruções que serão executadas pelo processo.
	 b)
	Quando um programa entra em execução, virando um processo, é criado um espaço de armazenamento que determina o conteúdo dos registradores, como contador de programa, pilha do programa e status.
	 c)
	Um programa que está executando pode ser chamado de processo, sendo que um mesmo programa pode ter vários processos em execução, cada um desses processos com recursos alocados para si.
	 d)
	Quando um programa entra em execução, virando um processo, é criado um contexto de hardware que demarca os recursos a serem alocados, como quantidade de memória e arquivos abertos.
	4.
	Com o objetivo de obter o máximo desempenho do processador, foram desenvolvidos diversos algoritmos de escalonamento, que têm por função determinar qual processo vai rodar num dado tempo e quanto tempo vai rodar. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a descrição de um tipo de escalonamento:
	 a)
	Shortest-Job-First ? executa os processos maiores primeiro.
	 b)
	Round robin scheduling ? atribui frações de tempo para cada processo em partes iguais e de forma circular, definindo prioridades para cada processo.
	 c)
	Múltiplas filas - cada processo é colocado em uma fila, na qual cada fila possui uma prioridade de escalonamento própria.
	 d)
	First-in-first-out ? implementa uma fila, na qual o primeiro processo a entrar é o último a sair.
	5.
	A placa mãe do tipo off-board permite ao usuário conectar outros dispositivos ao seu computador através dos slots de expansão, como, por exemplo, a placa de vídeo, a placa de som, o modem, entre outros. A função do sistema operacional é realizar o controle destes dispositivos através de um subsistema conhecido como entrada e saída. Com base nessa premissa, assinale a alternativa CORRETA quanto ao subsistema de entrada e saída:
	 a)
	Oferece uma interface entre o sistema operacional e o controlador.
	 b)
	São comandos de baixo nível utilizados pelas aplicações, que permitem a leitura e gravação de arquivos.
	 c)
	Divide-se em três partes: hardware, software e peopleware.
	 d)
	Cria uma unidade lógica de informações independente de dispositivos e repassa para os níveis superiores.
	6.
	A interrupção é um sinal de dispositivo que usualmente resultará na troca de contexto, em que o processador para de executar um processo para atender ao dispositivo que pediu a interrupção. Acerca do tema de interrupção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Qualquer dispositivo poderá disparar uma interrupção com o objetivo de informar ao sistema operacional que concluiu uma tarefa ou para retornar dados para o sistema operacional.
(    ) As IRQs (Interrupt Request ? Requisição de Interrupção) são 16 canais enumerados de 1 a 16, os quais os dispositivos podem utilizar para chamar a atenção da memória RAM.
(    ) A implementação da preempção por tempo tem como base as interrupções geradas pelo PIT (Programable Interrupt Timer).
(    ) A ISR (Interrupt Service Routine ? Rotina do Serviço de Interrupções) é a instrução executada quando ocorre uma interrupção, havendo apenas uma instrução predefinida para todos os tipos de interrupção.
(    ) O PIC (Programable Interrupt Controller) é o responsável pelo encaminhamento das interrupções dos periféricos para o processador.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F - V.
	 b)
	F - F - F - V - F.
	 c)
	V - V - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - V - V.
	7.
	A capacidade do computador de se comunicar com o usuário através dos dispositivos de entrada e saída (teclado, mouse, monitor etc.) torna-se real devido ao funcionamento do sistema operacional, que é o responsável direto pelo controle desses dispositivos. No que tange ao gerenciamento dos dispositivos de entrada e saída, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A maioria dos dispositivos de entrada e saída é extremamente lenta, se comparada à memória principal e ao processador.
(    ) A execução de programas é feita através de chamadas de sistema, que são a interface entre o processo e o Sistema Operacional.
(    ) A thread é responsável pelas modificações no fluxo de controle causadas por uma ação externa, geralmente relacionada aos dispositivos de entrada e saída.
(    ) O estado finalizado de um processo indica que o mesmo teve sua execução finalizada, podendo ocorrer de três formas: normal, por erro de execução ou por requisição do usuário.
(    ) As instruções que serão executadas pelo processo ficam armazenadas no espaço de endereçamento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V - F.
	 b)
	F - V - V - F - F.
	 c)
	V - V - F - F - V.
	 d)
	V - F - F - V - V.
	8.
	O sistema operacional, para permitir o funcionamento de um programa, terá que executar diversos processos, muitos deles, nem percebidos pelo o usuário. Por exemplo, ao executar o Internet Explorer, cada aba aberta cria um subprocesso, o qual será gerenciado individualmente e, mesmo que uma aba venha a travar, as outras continuarão trabalhando normalmente. Acerca dos processos computacionais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ao finalizar o processo que está executando o programa do Internet Explorer, consequentemente finalizará o subprocesso de uma aba aberta.
(    ) A thread é a divisão de um processo em dois ou mais processos que podem ser executados de forma concorrente, compartilhando a mesma área de dados do processo principal.
(    ) Ao criar um processo, o sistema operacional precisa alocar recursos de software, hardware e endereçamento.
(    ) Os controladores são responsáveis por manterem as informações sobre os processos em execução.