Buscar

Jogos olímpicos da antiguidade clássica

Prévia do material em texto

Curso: Licenciatura em Educação Física
Polo/Turma: Sete Lagoas
Professor: Carlos Fernando Ferreira da Cunha Junior
Tutora:  Deyliane Aparecida De Almeida Pereira
Aluno: Rodolpho Rodrigues Matias
Jogos olímpicos da antiguidade clássica
Os jogos olímpicos eram realizados na antiguidade como um estival atlético, porem também religioso, envolvendo a competição em um momento de honra e glória que eram oferecidas a Zeus. O evento era realizado de quatro em quatro anos no santuário de Olimpia, podendo participar qualquer um em qualquer colônia grega, exceto estrangeiros, mulheres e escravos. A duração dos festivais era de cinco dias, os espectadores ficavam instalados em tendas ao redor do estágio e durante os jogos eram realizados pequenas festas, musicas e discussões, um lugar bem apropriado para filósofos, historiadores e letrados que queriam expor suas ideias e doutrinas. Além disso, era também uma ocasião onde aconteciam sacrifícios para os Deuses. feitos Ao iniciar, era feita uma abertura por mensageiros, o juramento olímpico, a entrada dos atletas no estádio e assim seguia para as competições, começando com as corridas, depois lutas, pentatlo com eliminatórias e finais e por fim as cerimônias da vitória. 
Historiadores afirmam que tais jogos faziam parte da vida dos gregos, sendo algo presente na cultura e parte essencial da educação. Na educação grega o ideal a ser alcançado era o homem belo e nobre, deixando claro que o herói ideal possuía força física e mental, bravo e possuidor de caráter ( Homero 1996). 
As competições aconteciam no estádio e no hipódromo onde não havia a ideia que temos hoje sobre a segurança do atleta. As corridas eram realizadas descalças e nas lutas não haviam tantas regras para desqualificação. Havia uma clara intimidade entre as competições e a guerra, que era mostrada com o grande fervor da rivalidade durante as provas, porem os jogos eram realizados com a finalidade do simples prazer do esforço físico, da proeza e da vitória. Os vencedores eram coroados com uma coroa de oliveira, que simbolizava a árvore da paz e considerados eleitos dos deuses. 
Referências bibliográficas
Documentário sobre Grécia antiga e os jogos olímpicos da antiguidade 
link: https://www.youtube.com/watch?v=3bIEI8qdfr8
acessado em 09/10/2017
Ética e compromisso social nos estudos Olímpicos
ROBERTO MESQUITA, Katia Rubio, ALBERTO REPPOLD FILHO, NELSON TODT
EDIPUCRS, 2007

Continue navegando