Buscar

Fisiologia da gônada masculina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fisiologia da gônada masculina
O intúito do sistema reprodutor é a perpetuação da espécie, ainda que para isso, o indivíduo seja exposto a risco.
Vantagens da reprodução sexuada:
Promover aumento da variabilidade genética
Aumenta a chance de adaptação da espécie caso o ambiente sofra alterações
Permite a evolução das espécies para novas formas.
órgãos - pênis ( expulsa urina e esperma)
Glândulas anexas que produzem componentes do sêmen - próstata e vesículas seminais
Bolsa escrotal - (escroto) - bolsa que fica fora do abdome e acomoda os testículos. Sua função é garantir o controle de temperatura das gônadas, haja vista, que os testículos devem ter sempre 2 graus a menos que o restante do corpo.
Possui um músculo chamado cremáster que é o responsável pelo controle da temperatura ( se contrai quando quer aumentar a temperatura e se relaxa quando precisa diminuir a temperatura).
Essa manutenção da temperatura é essencial para a espermatogênese ( as células produtoras de espermatozóides são destruídas em altas temperaturas)
Testículos - responsáveis pela produção dos gametas masculinos e pela produção de hormônio sexual masculino ( testosterona)
Dentro dos testículos temos os túbulos seminíferos ( local onde ocorre espermatogênese/ forma imatura dos espermatozóides.)
A espermatogênese é dividida em vários processos celulares. Começa por volta dos 7 anos de idade, a multiplicação das espermatogônias. Na puberdade, sob ação da testosterona, inicia-se a formação dos espermatócitos 1.
O espermatozóides é constituído por 3 partes (cabeça,- local onde fica o acrossomo, guardando o material genético, peça intermediária- região rica em mitocôndria, e flagelo - cujo batimento impulsiona o espermatozóide).
Testículo - neles temos um conjunto de células chamadas de células de Leyding ( sob influência do LH produz a testosterona).
*o LH é produzido sob influência do hormônio hipotalâmico GNRH ( hormônio regulador de gonadotrofina) 
A testosterona pode ser convertida em 2 formas distintas:
1- O testosterona é convertida no órgão alvo em dihidrotestosterona ( esta possui ação 5x mais potente que a testosterona) ( via 5 alfa redutase)
2- A outra via em que a testosterona pode ser convertida é a Aromatase - que forma estradiol ( hormônio sexual feminino)
Por toda vida, os níveis de testosterona masculinos são elevados ( começam a elevar na puberdade e tem ligeira queda após os 60 anos).
Células de Sertolli - são as responsáveis pela produção de espermatozóides ( sob a ação do FSH - este por sua vez, também está sob ação do hormônio hipotalâmico GNRH)
Após os túbulos seminíferos, temos o epidídimo ( conjunto de túbulos altamente contorcidos, que possuem microvilosidades, vilosidades e estereocílios). São o local de armazenamento de amadurecimento de espermatozóides.
*se ele fosse liso, e sem essas microvilosidades, os espermatozóides não teriam tempo para amadurecer, logo, essas especializações de membrana que aumentam a superfície de contato, permitem que o processo de maturação seja eficiente.
Processo de maturação X Capacitação
O processo de maturação ocorre no epidídimo. Necessita da receptação dos líquidos prostáticos. Após esse processo, o espermatozóide ainda não é capaz de fecundar os óvulos. A maturação está relacionada com a capacidade de locomoção. A capacitação, está relacionada com a capacidade de fecundar o óvulo. Este processo ocorre na vagina, com a mudança do PH.
Após o epidídimo temos o canal deferente, que comunica com a vesícula seminal. A vesícula seminal tem por função principal, a produção de substâncias capazes de nutrir o espermatozóide. (a frutose é responsável por essa nutrição)
*enzimas coagulantes - conferem viscosidade ao esperma ( importante para que ele não escorra / se fixe ) 
prostaglandina diminui a viscosidade, permitindo que o espermatozóide nade no útero, e promove também contrações uterinas, com a finalidade de , garantir a fecundação.
Próstata- produz secreção prostática ( alcalina, que reduz o ph vaginal. Fato que garante a sobrevivência do espermatozóide nesse ambiente). Possui a fibrinolisina, anticoagulante do sêmen que permite que o espermatozóide nade. 
Glândula bulbouretral - produz uma secreção que lubrifica o canal da uretra e facilita a motilidade dos espermatozóides. ( essa secreção ocorre antes da ejaculação).
Uretra - ducto de conexão com o meio externo ( tanto para urinar quanto para ejacular)
Pênis - é formado por 2 tipos de corpos - cavernosos e esponjosos. A vasodilatação peniana ( enchimento de sangue que promove a ereção) ocorre sob estímulos sexuais e emocionais.
Glande - região do pênis que possui grande sensibilidade à estimulação sexual.
O SN parassimpático através de óxido nítrico e VIC (peptídeo intestinal vasoativo) promove a vasodilatação. 
*hipertensos que tomam viagra sofrem de crise hipotensiva ( impede enzima que inibe o óxido nítrico)
Regulação Hormonal - adenohipófise ( eixo hipotálamo- hipofisário)
*A espermatogênese depende tanto do FSH quanto da testosterona
LH - estimula a liberação de testosterona pelas células de Leydig ( intersticiais)
FSH - estimula a produção de ABP ( proteína de ligação ao andrógeno), pelas células de Sertolli, o que estimula a espermatogênese.
*embora as células de Sertolli estejam ok, se tiver algum problema nas células de Leydig( produtoras de testosterona), a espermatogênese não ocorre.
LH age em Leydig e FSH age em Sertolli, a ação das duas ( Leydig e Sertolli) age na espermatogênese 
Fatores que afetam a espermatogênese:
Temperatura testicular ( acima de 35 graus)
Criptorquidismo ( descida incorreta/incompleta do testículo através do canal inguinal para o escroto)

Outros materiais