Buscar

Órgãos e Competências do Comércio Exterior Brasileiro

Prévia do material em texto

COMEX
1. São competências da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX): 
a) definir diretrizes e procedimentos relativos à implementação da política de comércio exterior do Brasil, coordenar e orientar as ações dos órgãos que possuem competências na área de comércio exterior e fixar direitos anti-dumping e compensatórios e salvaguardas.
b) negociar e participar da implementação de acordos, tratados e convênios internacionais pertinentes à matéria tributária e aduaneira, administrar, controlar, normatizar e avaliar o Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) e apoiar o exportador brasileiro submetido a investigações de defesa comercial.
c) formular propostas de políticas e programas de comércio exterior e estabelecer normas necessárias à sua implementação; propor diretrizes que articulem o emprego do instrumento aduaneiro com os objetivos gerais de política de comércio exterior; implementar os mecanismos de defesa comercial.
d) formular diretrizes básicas da política tarifária na importação e exportação, estabelecer diretrizes e procedimentos para investigações relativas a práticas desleais de comércio exterior e coordenar as ações de promoção e de informação comercial.
e) fixar as alíquotas do imposto de importação, fixar direitos anti-dumping e compensatórios e acompanhar a execução das políticas tributária e aduaneira.
2. Órgão específico singular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que tem entre suas funções a condução das políticas de comércio exterior e gestão do controle comercial. Este órgão normatiza, supervisiona, orienta, planeja, controla e avalia as atividades de comércio exterior. Trata-se
 a) da Secretaria de Comércio Exterior - SECEX.
 b) da Câmara de Comércio Exterior - CAMEX.
 c) da Receita Federal do Brasil - RFB.
 d) da Agência Brasileira de apoio ao Comércio Exterior - APEXBrasil.
 e) do Centro de Estudos para o Desenvolvimento de Comércio Exterior - CEDEX.
3. A respeito da Câmara de Comércio exterior (Camex), assinale a opção correta.
a) Dentre suas atribuições, destaca-se o apoio financeiro a programas setoriais ou projetos de promoção de exportações, em parceria com instituições públicas ou privadas.
b) Estabelece normas sobre as operações de Câmbio, bem como fiscaliza e controla sua aplicação.
c) Participa das negociações em acordos ou convênios internacionais relacionados com o comércio exterior.
d) Seus atos devem considerar os compromissos internacionais formados pelo país, em particular, junto à organização Mundial do Comércio (OMC), ao Mercosul e à Associação Latino-Americana de Integração (Aladi).
4. Responsável por parte das etapas do Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX):
 a) o Banco do Brasil.
 b) a Caixa Econômica Federal.
 c) o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES).
 d) o IRB - Brasil Resseguros.
 e) o Banco Central do Brasil.
5. As reformas econômicas e a abertura comercial iniciadas na década
de 90 do século passado modificaram significativamente o aparato
administrativo do comércio exterior brasileiro. Considerando a
atual configuração do comércio exterior brasileiro e as
competências dos órgãos intervenientes nesse setor, julgue os
itens seguintes.
O Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) é o instrumento informatizado que registra e integra informações relativas às operações de comércio exterior, permitindo, assim, o acompanhamento e o controle administrativo dessas operações.
Gabarito
C
A
D
E
Certo

Continue navegando