Buscar

Mídias de armazenamento artigo

Prévia do material em texto

MIDIAS DE ARMAZENAMENTO
RESUMO:
Palavras-chave
Mídias de armazenamento; Armazenamento; Dispositivos de Armazenamento; Memória.
O nosso desejo de guardar dados ou lembranças é muito antigo, nossos primeiros antepassados já expressavam esse desejo através de artes rupestres nas paredes das cavernas. Sem acesso a nenhum tipo de tecnologia conseguiram transmitir seu estilo de vida (caça, refeição, acasalamento), conhecimento e história para todas as outras gerações futuras. Com o passar dos anos e a evolução, esse continuou sendo um grande desafio, como guardar dados e compartilha-los com outras pessoas? No nosso atual cenário tecnológico isso já é possível, mas nem sempre foi assim, muita coisa aconteceu desde nossos primeiros antepassados compartilhando os seus dados através de pinturas nas cavernas, até a atualidade onde podemos compartilhar nossos dados na Nuvem, que podem ser vistos a qualquer hora, por todas as pessoas do mundo, muita coisa aconteceu e passamos por diversas invenções e mudanças tecnológicas. 
Para discutirmos sobre a evolução das mídias de armazenamento, primeiro devemos entender o que é uma mídia de armazenamento e qual é a sua função, para isso antes responderemos algumas perguntas.
Um dispositivo de armazenamento é como o próprio nome já diz, é um dispositivo capaz de armazenar dados para uma posterior consulta, processar esses dados ou ambos. Mas que tipo de dados é esses? Textos, imagens, vídeos, áudios, etc. E como a gravação desses dados é feitas? Usando a energia, seja humana de forma manual através da escrita ou pintura, passando por vibrações acústicas em gravações fonográficas até modulação de energia eletromagnética em fitas magnéticas e discos ópticos.
Os principais tipos de armazenamento de dados é o armazenamento magnético (HDs, disquetes), o armazenamento óptico (CDs, DVDs, Blu-Ray), o armazenamento magneto óptico e o armazenamento eletrônico (chips, ex: cartão de memória e pen drive)
O armazenamento magnético é o mais antigo e mais utilizado atualmente, por possibilitar armazenar uma grande quantidade de informação, em um pequeno espaço físico.
“A leitura e gravação das informações em um dispositivo de armazenamento por meio magnético se dá pela manipulação de dipolos magnéticos presentes na superfície da mídia magnética. Para a gravação, a cabeça de leitura e gravação do dispositivo gera um campo magnético que magnetiza os dipolos magnéticos, representando assim dígitos binários (bits) de acordo com a polaridade utilizada. Para a leitura, um campo magnético é gerado pela cabeça de leitura e gravação e, quando em contato com os dipolos magnéticos da mídia verifica se esta atrai ou repele o campo magnético, sabendo assim se o polo encontrado na molécula é positivo ou negativo.” (Fonte: https://jose-jardel.weebly.com/disp-armazenamento.html)
Como exemplo de dispositivos de armazenamento por meio magnético, podemos citar os Discos Rígidos (também conhecidos com HDs ou hard disks), os Disquetes (também conhecidos como discos flexíveis ou floppy disks), os Jaz Drives, as fitas DAT, entre outros.
 b) 
c) d)
Figura 1: Exemplos de dispositivos de armazenamento magnéticos: a) Disquetes, b) disquetes, c) fitas dat, d) Jaz Drives.
No armazenamento óptico a leitura das informações é feita por um feixe de laser de alta projeção projetado na superfície da mídia. Os dispositivos de armazenamento por meio óptico são os mais utilizados para o armazenamento de informações multimídia, sendo aplicados principalmente no armazenamento de filmes, música, etc. Além disso, também são bastante utilizados para o armazenamento de informações e programas, principalmente utilizados para a instalação de programas no computador.
a) b) c)
Figura 2: Exemplos de dispositivos de armazenamento óptico: a) cd, b) dvd, c) blu-ray.
O armazenamento magneto óptico é um dos dispositivos de armazenamento que mais cresce em popularidade por ser apagável e reutilizável. Essa mídia de armazenamento é portátil e oferece longa duração, alta capacidade de armazenamento e acesso não linear. É uma tecnologia hibrida que combina os princípios magnéticos dos discos e os princípios ópticos dos cds. O disco magneto óptico combina a tecnologia de gravação mais rápida e confiável a laser. Mídias magneto ópticos estão disponíveis em dois formatos, rewritable (regraváveis) e Write Once Read Many (WORM) que só permitem gravação uma única vez, mas leitura infinita.
a) 
Figura 3: Exemplos de dispositivos de armazenamento magneto óptico: a)disco magneto óptica.
O armazenamento eletrônico também é conhecido como memórias em estado sólido ou SSDs (solid state drive) por não possuírem partes móveis, apenas circuitos eletrônicos que não precisam se movimentar para ler ou gravar informações. Esses dispositivos têm a vantagem de permitir um acesso muito mais rápido às informações. 
O meio de gravação de dados por meio dos dispositivos eletrônicos se dá através dos materiais utilizados na fabricação dos chips que armazenam as informações, eles podem ser encontrados em cartões de memória, pen drive e até mesmo nos discos rígidos.
Esses dispositivos têm a vantagem de permitir um acesso muito mais rápido às informações, porém o principal ponto negativo desse meio de armazenamento é o alto custo comparado aos dispositivos magnéticos. 
a) b) 
Figura 4: Exemplos de dispositivos de armazenamento eletrônico: a)pen drive, b) cartão de memória.
https://infocp.wordpress.com/armazenamento/
https://pplware.sapo.pt/internet/a-historia-do-armazenamento-digital/
https://www.tecmundo.com.br/internet/3231-midias-de-armazenamento-50-anos-de-historia.htm
https://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/04/do-disquete-ao-pendrive-veja-evolucao-do-armazenamento-movel.html
http://www.graberalarmes.com.br/blog/quais-sao-os-tipos-de-armazenamento-de-dados/
https://tecnologia.uol.com.br/album/20081208_storage_album.htm#fotoNav=7
https://www.timetoast.com/timelines/111830 (ver dps)

Continue navegando